sexta-feira, 26 de outubro de 2012

Joias de jade são encontradas em túmulo de rei maia na Guatemala


Cemitério real pode ser o mais antigo da civilização, dizem especialistas.
Naquela época, pedra era considerada como tendo propriedades sagradas.

Do G1, em São Paulo*
Arqueólogos encontraram pedras de jade no túmulo de um antigo rei maia na Guatemala. O achado foi feito em junho, mas divulgado apenas agora. Os especialistas acreditam que esse seja o cemitério real mais velho da civilização maia.
A região fica próximo de um centro de produção de jade, e a descoberta poderia ajudar a esclarecer as técnicas primitivas e o comércio dessa pedra, que era considerada pelos maias como tendo propriedades sagradas.
Maias jade (Foto: Parque Arqueologico Nacional Tak’alik Ab’aj/AFP)Pedras de jade foram descobertas em túmulo maia (Foto: Parque Arqueológico Nacional Tak’alik Ab’aj/AFP)
As joias estavam enterradas no sítio arqueológico de Tak'alik Ab'aj Park, departamento de Retalhuleu, no sul do país. Foi encontrado também um colar de jade com um pingente esculpido em forma de cabeça de um abutre, símbolo de poder econômico e status, usado por homens mais velhos e respeitados.
Maias jade (Foto: Parque Arqueologico Nacional Tak’alik Ab’aj/AFP) A equipe, então, apelidou o governante de K'utz Chman ("avô abutre"), que também foi um líder religioso que reinou por volta de 700 a.C. Segundo o arqueólogo do governo Miguel Orrego, esse sacerdote era o "chefão" da época e teria sido o primeiro lider a introduzir elementos que definiram a cultura maia, como a construção de pirâmides.
Pingente de colar maia tem a cabeça de abutre (Foto: Parque Arqueológico Nacional Tak’alik Ab’aj/AFP)
Os arqueólogos não encontraram restos humanos no local, mas os artefatos passaram por uma avaliação de carbono que sugere que o rei tenha sido enterrado entre 770 e 510 a.C.
Maias jade (Foto: Parque Arqueologico Nacional Tak’alik Ab’aj/AFP) A Guatemala está repleta de ruínas da civilização maia, que prosperou entre 250 e 800 d.C. e se estendeu de Honduras até a região central do México. Bem antes disso, por volta de 400 a.C., o império pré-colombiano olmeca começou a desaparecer, e os maias cresceram e assumiram o controle das rotas de comércio. Influências olmecas estão presentes na área em volta de Tak'alik Ab'aj, o que indica possíveis ligações entre as duas culturas.
Pedras estavam em túmulo maia sem restos mortais (Foto: Parque Arqueológico Nacional Tak’alik Ab’aj/AFP)
* Com informações do site do jornal Daily Mail e da Reuters

Nenhum comentário:


Fornecido Por Cotação do Euro