quarta-feira, 21 de março de 2012

Campanha de Combate a acidentes de trânsito realiza blitz educativa que promete “parar” o trânsito de Paragominas


Imagem do acidente ocorrido domingo passado, na estrada que dá acesso à Caip, que resultou na morte de um rapaz.
Hoje, durante todo o dia – de 7h30 às 11h e de 14h às 17h -, alunos das escolas da rede municipal e particular de Paragominas estarão em seis pontos da cidade distribuindo cartilhas, contendo os 10 mandamentos do condutor, além de adesivos, com o objetivo de conscientizar a população em manter o trânsito de Paragominas mais sadio, livre de acidentes.
A ação faz parte da campanha nacional “Brasil Campeão Mundial em morte no trânsito: vamos perder esse título”, da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT), e que será desenvolvida em Paragominas através de seu representante, o médico especialista em traumatologia, Heribert Pidner. A SBOT conta com a parceria da Prefeitura de Paragominas, através das secretarias de Educação e Saúde e do Departamento Municipal de Trânsito, além do apoio do Departamento de Trânsito do Estado do Pará (Detran/PA), Polícia Militar e Corpo de Bombeiros. As empresas Traterra, Hydro e Ad Tintas Automotivas e Hospital São Paulo também engrossam a lista de apoiadoras da campanha.
Segundo o traumatologista Heribert Pidner, que também é médico titular do Hospital Municipal, o índice de acidente de trânsito em Paragominas é alto, mesmo tendo uma boa engenharia, com ruas sinalizadas e as famosas faixas de pedestres. Ele conta que mais de 50% dos acidentes registrados no Hospital Municipal envolvem motociclistas e a principal causa é a imprudência e a imperícia. Ainda de acordo com o especialista, a campanha vem para conscientizar a população e reduzir, em pelo menos 20%, o número de acidentes.
“Temos em média 300 acidentes de trânsito por mês, número registrado pelo Hospital Municipal, fora os atendimentos nos demais hospitais da cidade. Estima-se que esse número seja maior, mas, com a Campanha, queremos que esse número caia em 20%. Se conseguirmos, já será um grande avanço pra nós”, conta Heribert. Ainda de acordo com o médico, para termos um trânsito “civilizado”, precisa-se focar no tripé: educação, engenharia e fiscalização. Dos três, a educação é a que surte mais efeito. “O Brasil é hoje recordista em morte no trânsito e queremos que isso mude”, completa Pidner.
Para o prefeito de Paragominas, Adnan Demachki, as ações da SBOT se somam ao trabalho desenvolvido pela Prefeitura, já que por aqui o trânsito é municipalizado, com agentes e organização própria. Paragominas é uma das poucas cidades paraenses a possuírem faixas de pedestres, responsáveis pela diminuição nos acidentes, além das sinalizações através de semáforos e rotatórias. Para ele, a saída é investira cada vez mais em educação. “Com pedestres e motoristas educados, os acidentes de trânsito diminuem e conseqüentemente, acidentes com vítimas fatais também”, afirma o prefeito.
A parceria com a Secretaria de Educação é de fundamental importância, pois uma das ações da campanha será trabalhar o tema “Educação no Trânsito” nas escolas da Rede Municipal. Segundo a secretaria, o tema será trabalhado de forma transversal, assim como já acontece com a educação ambiental, onde os professores irão inseri-lo nas suas discussões em sala de aula. E, é nessa atividade que também entra a parceria com o Departamento Municipal de Trânsito, que já possui um trabalho educativo com Teatro de Fantoches, abordando o tema de forma lúdica dentro das escolas.
Além das escolas municipais, alunos das escolas particulares de Paragominas também irão participar da blitz e das atividades que serão desenvolvidas durante todo o ano.
Serão 6 pontos onde a blitz irá ocorrer: Em frente ao Hospital Municipal; Praça Célio Miranda (em frente à Escola Castelhinho); Em frente à Escola Sônia Terzella; no Mercado Municipal (em frente ao supermercado Liberdade); em frente à Escola Belarmina Fernandes e em frente à Escola Reginaldo de Souza Lima.
Serviço: Blitz Educativa no Trânsito, dia 21 de março, de 7h30 às 11h e de 14h às 17h.
Texto: Taís Fiorese

Nenhum comentário:


Fornecido Por Cotação do Euro