quinta-feira, 29 de março de 2012

Ativista tibetano ateia fogo ao corpo pela visita do líder chinês

Jamphel Yeshi


Um ativista tibetano sofreu graves queimaduras depois de atear fogo hoje na capital índia, Nova Delhi, em decorrência de um protesto contra a iminente visita do presidente chinês, Hu Jintao, informou a Efe uma fonte policial.
Segundo a fonte, que pediu manter o anonimato, o manifestante se prendeu fogo pouco depois do meio-dia (hora local) durante uma concentração junto ao histórico observatório astronômico de Jantar Mantar, palco habitual de protestos no centro da cidade.
O jovem, que se encontra hospitalizado em estado crítico com queimaduras em um 90% de seu corpo, foi identificado pela polícia como Jamphel Yeshi, de 27 anos e residente do bairro de Majnu Ka Tila, onde habita a maioria do exílio tibetano em Delhi.
Um porta-voz da comunidade tibetana na Índia, Tashi, lamentou o incidente e destacou que as autoridades de Tibete “pediram reiteradamente a seus jovens que não incorram em ações deste tipo”.
Desde março de 2011 uma trintena de monges, quase todos em China, se suicidaram ou tentaram tirar a vida ateando fogo em protesto pela repressão que sofre sua cultura e sua religião a mãos das autoridades de Pequim.
O mandatário chinês Hu Jintao tem previsto sua chegada à Índia na próxima quarta-feira para participar da cúpula dos países BRICS -Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul- que terá lugar nos dias 28 e 29 de março em Nova Delhi.

Nenhum comentário:


Fornecido Por Cotação do Euro