terça-feira, 20 de março de 2012

Governo do Rio suspende contratos com empresas suspeitas de fraudes

O governador do Rio, Sérgio Cabral

Representantes de quatro firmas foram flagrados oferecendo propina para prestar serviços

O governador do Rio, Sérgio Cabral (Gabriel de Paiva / Agência O Globo)
O governo do estado do Rio de Janeiro determinou o cancelamento dos contratos com as empresas Toesa Service, Locanty Soluções, Bella Vista Refeições Industriais e Rufolo Serviços Técnicos e Construções. Em reportagem exibida no domingo pelo Fantástico, da Rede Globo, os empresários de todas essas firmas apareceram oferecendo propina para fraudar licitações. Os flagrantes aconteceram dentro do hospital da UFRJ, no setor de pediatria, onde o repórter se passou, durante dois meses, pelo responsável pela área de compras.

Orientado pelo governador do Rio, Sérgio Cabral, o secretário da Casa Civil, Regis Fichtner, mandou uma nota para os secretários e presidentes de instituições do estado. O aviso é claro. Ele pede uma varredura nas secretarias para que sejam verificados os contratos com essas empresas. “Tendo em vista a matéria do programa “Fantástico”, que denunciou que as empresas Toesa Service, Locanty Soluções, Bella Vista Refeições Industriais e Rufolo Serviços Técnicos e Construções seriam participantes frequentes de fraudes contra licitações, o Governador determinou a todos que verifiquem em suas respectivas Secretarias se existem contratos hoje em execução com essas empresas”, diz Fichtner.

Nas instancias onde houver ligação entre governo e uma das quatro firmas, o recado é para encerrar a prestação de serviços. “Em caso positivo, solicito seja informada a Secretaria da Casa Civil. Todos os eventuais contratos de órgãos do Estado com essas empresas serão cancelados. A forma de continuidade dos serviços essenciais será decidida caso a caso em comum acordo com a Secretaria da Casa Civil e a Procuradoria Geral do Estado”.

A Polícia Federal instaurou quatro inquéritos para investigar as empresas por, entre outros crimes, fraude em licitação, formação de cartel e corrupção. Na reportagem, Renata Cavas, gerente da Rufolo, explicou que o procedimento faz parte da “ética do mercado”.
Rio - A prefeitura do Rio de Janeiro também determinou o cancelamento imediato de todos os contratos com as empresas mencionadas pelo Fantástico. De acordo com nota divulgada pela assessoria do prefeito Eduardo Paes, será analisada com a Procuradoria Geral do Município a melhor solução para substituí-las. Segundo a nota, o município não tem qualquer contrato em vigor com as empresas Toesa Service e Ruffolo Serviços Técnicos e Construções. A  Locanty presta serviços para cinco órgãos municipais: Previ-Rio, controladoria geral do município, secretaria municipal do Meio Ambiente, Rio Zoo e secretaria municipal de Saúde - em contratos que somam R$ 6.131.617,30.

Já a empresa Padre da Posse Restaurante Ltda, cujo nome fantasia é Bella Vista Refeições, presta serviço para três órgãos municipais - secretaria municipal de Saúde, Guarda Municipal e Rio Zoo - em contratos que somam R$ 14.510.311,96.

Nenhum comentário:


Fornecido Por Cotação do Euro