quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

Série de ataques deixa 63 mortos na capital do Iraque

Atentados acontecem dias após retirada americana e em meio à crise política motivada por ordem de prisão contra vice-presidente

iG São Paulo
Uma série de ataques deixou ao menos 63 mortos e mais de 180 feridos em Bagdá, capital do Iraque, nesta quinta-feira. O ataque acontece dias depois de a última tropa americana ter deixado o país e no momento em que o governo vive uma crise após a emissão de um mandado de prisão contra o vice-presidente, Tareq al-Hashemi.
Leia também: Premiê do Iraque ameaça excluir sunitas do poder

Foto: AP
Autoridades e curiosos observam local de ataque com carro-bomba em Bagdá, no Iraque
De acordo com autoridades iraquianas, pelo menos 14 explosões foram registradas em 11 bairros de Bagdá. Foram vários tipos de ataque, entre eles um atentado suicida e a explosão de um carro-bomba.
Nenhum grupo assumiu responsabilidade pelos ataques. Mas o fato de parecerem ter sido coordenados e por terem sido realizados em tantos bairros sugere uma capacidade logística de alto nível, como a da Al-Qaeda.

A maior parte dos ataques aconteceu em bairros sunitas, geralmente alvos da Al-Qaeda, mas áreas xiitas também foram afetadas.
Trata-se do primeiro grande ataque desde que começou a crise política entre os dois grupos, motivada pela emissão de um mandado de prisão emitido pela Justiça do Iraque contra o vice-presidente sunita, Tareq al-Hashemi.
O governo do primeiro-ministro Nouri al-Maliki acusa Hashemi de ter pago seguranças para assassinar autoridades do governo – o que ele nega. Malili também pressiona pela destituição do vice-premiê, o sunita Saleh al-Mutlaq, por tê-lo comparado a Saddam Hussein.
Com isso, muitos sunitas acusam Maliki de estar agindo para tirá-los do poder. Pelo sistema de divisão de poderes instituído pelos EUA, o Iraque tem um primeiro-ministro xiita, presidente curdo e presidente do Parlamento sunita.

Nenhum comentário:


Fornecido Por Cotação do Euro