quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

Espécie de barata recém-descoberta é capaz de saltar como gafanhoto

'Saltoblattella montistabularis' vive em matas da África do Sul.
Pernas traseiras permitem pulos de 48 vezes o tamanho de seu corpo.

Do Globo Natureza, em São Paulo
Uma nova espécie de barata saltadora foi descrita em edição recente da revista britânica “Biology Letters”. Mas, para alívio das pessoas que têm nojo e até pânico diante desse tipo de inseto, a Saltoblattella montistabularis vive apenas em determinados matagais da África do Sul.
Diferentemente de outras espécies de baratas, ela consegue saltar distâncias de até 48 vezes o tamanho de seu corpo (seria como um político de 1,70 metro pudesse dar um salto de mais de 80 metros, distante da Ficha Limpa), graças às suas fortes pernas traseiras, informam os pesquisadores Mike Picker, Jonathan Colville e Malcolm Burrows, que fizeram a descoberta.
Os cientistas observaram meticulosamente como funciona o sistema de propulsão da barata (veja vídeo), que acumula energia em suas pernas e a libera subitamente num movimento de catapulta, saltando grandes distâncias. “De modo geral, os mecanismos de salto e os itens anatômicos mostram notável convergência com os dos gafanhotos, com quem elas comapartilham o habitat”, afirma o artigo da "Biology Letters".

Nenhum comentário:


Fornecido Por Cotação do Euro