segunda-feira, 30 de setembro de 2013

AGUA AZUL DO NORTE TERÁ NOVA ELEIÇÃO DIA 01 DE DEZEMBRO

AGUA AZUL DO NORTE TERÁ NOVA ELEIÇÃO DIA 01 DE DEZEMBRO


O calendário das eleições suplementares para prefeito de Água Azul do Norte foi divulgado na sexta-feira,27, pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE). Os eleitores do município têm até 7 de outubro para fazer cadastramento, transferência ou revisão de título, e voltam às urnas a 1º de dezembro, para escolher o próximo gestor municipal. Um novo pleito teve que ser marcado porque o candidato eleito ano passado, com 53% dos votos, José Lourenço de Oliveira Amaral, teve seu registro de candidatura indeferido e abdicou do recurso junto ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Como ele teve mais de 50% dos votos válidos, o segundo colocado não pôde assumir e uma nova eleição deverá ocorrer. Conforme dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Água Azul do Norte conta com 9.482 eleitores. Desde janeiro, o município vem sendo governador pelo vereador José Filho Costa Palmeira, conhecido como “Sargento Palmeira”, do PSDB, que foi eleito presidente da casa e, logo em seguida, tomou posse como prefeito interino, até a definição do novo gestor.

Dia 8 de outubro começam as convenções partidárias para escolha dos candidatos e formação de coligações, que devem se estender até o dia 11. O prazo para entrega, no cartório eleitoral, do requerimento de registro de candidatura pelos partidos e coligações se encerra às 19h do dia 13 de outubro. A partir do dia 14 do mesmo mês, estará liberada a propaganda eleitoral. Todos os recursos sobre pedido de registro de candidatos devem ser julgados pelo juiz eleitoral até 15 de novembro. Já o TRE tem até 28 do mesmo mês para julgar os recursos.

A 29 de novembro se encerra a propaganda paga na imprensa escrita e a reprodução na internet do jornal impresso. Os candidatos poderão fazer distribuição de material gráfico e promoção de campanha, carreata, passeata ou carro som até as 22 horas da véspera da eleição.

 

INSTITUTO E MINERADORA ABREM HOJE PROJETO CARAVANA DO ESPORTE EM MARABÁ

INSTITUTO E MINERADORA ABREM HOJE PROJETO CARAVANA DO ESPORTE EM MARABÁ

Projeto é uma iniciativa do Instituto Esporte e Educação, da ex-atleta de vôlei, Ana Moser, em parceria com o canal esportivo ESPN Brasil e UNICEF.

Acontece na noite de hoje a abertura do projeto Caravana do Esporte em Marabá. O evento será realizado na Praça São Félix de Valois, na Marabá Pioneira, às 18 horas. Na abertura haverá shows e apresentações culturais de grupos e artistas locais. A Caravana do Esporte é uma iniciativa do Instituto Esporte e Educação, da ex-atleta de vôlei, Ana Moser, em parceria com o canal esportivo ESPN Brasil e Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF). A ação é um dos principais projetos itinerantes de esporte educacional do País. Em Marabá, além do patrocínio da Vale, o projeto conta também com o apoio da Prefeitura Municipal de Marabá, por meio das Secretarias de Cultura, Educação e Esporte.

Entre os dias 1º e 3 de outubro, serão atendidas gratuitamente 3 mil estudantes de 7 a 14 anos, da rede pública de ensino de Marabá e Bom Jesus do Tocantins. Eles participarão de atividades esportivas e culturais. Para os professores desses dois municípios, serão oferecidas 250 vagas para a formação em educação artística e esportiva.  As inscrições, todas gratuitas, estão sendo feitas pela Secretaria Municipal de Educação de Marabá e serão realizadas no Ginásio Olímpico Renato Veloso (Folha 16), nos horários de 8h às 17h.

Acompanham a Caravana do Esporte atletas e medalhistas olímpicos, que mostrarão a importância do esporte para a formação dos estudantes.  Participam da edição de Marabá a pugilista Adriana Araújo, medalha de bronze nas Olimpíadas de Londres em 2012 e o jogador de handball, Bruno Souza, eleito o 3º melhor jogador do mundo na modalidade e ex-integrante da Seleção Brasileira de Handebol nos Jogos Olímpicos de 2004 e Pequim 2008.

Os atletas e artistas participam voluntariamente do projeto como incentivo à prática do esporte e da cultura nas escolas. Todo o material esportivo usado nos três dias de atividades será doado para Marabá, cidade que sedia a Caravana. O gerente de Relacionamentos da Vale, Paulo Ivan de Farias Campos, destaca que “a Caravana é um grande projeto de celebração ao esporte, estimulando professores da rede pública a usarem o esporte como ferramenta alternativa e ressaltando a contribuição dessa prática na formação integral de crianças e adolescentes”.

A Caravana do Esporte vem acompanhada da Caravana da Música, realizada pelo Instituto Sol da Liberdade da cantora Daniela Mercury. O projeto promoverá atividades de música, dança e circo para os estudantes e a formação em Arte-Educação para professores. Desde o seu início, em 2005, a Caravana do Esporte já atendeu diretamente mais de 208 mil crianças e adolescentes e mais de 19 mil professores da rede pública de ensino de 81 municípios de 17 estados brasileiros. As atividades realizadas seguem os princípios, entre outros da educação integral, construção coletiva, respeito à diversidade e valorização da cultura local.

RONDON DO PARÁ NA ROTA DA NORTE SUL

RONDON DO PARÁ NA ROTA DA NORTE SUL

Ministério dos Transportes confirma município no traçado da ferrovia.

Uma reunião em Brasília realizada na última quinta-feira, 26, no Ministério dos Transportes, discutiu vários projetos importantes para o desenvolvimento do Estado do Pará. Participaram do encontro o ministro César Borges, o Governador Simão Jatene, os prefeitos de Rondon do Pará, Cristina Malcher e de Paragominas, Paulo Tocantins, o senador Flexa Ribeiro e os deputados Zé Geraldo, Nilson Pinto, Josué Bengtson, Dudimar Paxiuba, Lucio Vale e Wandenkolk Gonçalves. O ex-deputado Paulo Rocha também participou da reunião. 

Durante o encontro, o ministro ouviu a explanação das autoridades paraenses sobre a necessidade da alteração do traçado do projeto da Ferrovia Norte/Sul (trecho Açailândia/Vila do Conde) para garantir a inclusão de dois ramais: um que dê acesso a Paragominas, e outro que chegue até o município de Curuçá, onde será construído o Porto de Espadarte. Durante a reunião, a prefeita de Rondon do Pará, Cristina Malcher, recebeu oficialmente a informação, por parte do Ministério dos Transportes, de que o município foi incluído no traçado da Ferrovia Norte\Sul.

Para o ministro dos transportes, a comitiva paraense argumentou novamente sobre a importância estratégica de um ramal até Paragominas, o que está em análise no Ministério e tem parecer favorável da Empresa de Planejamento e Logística (EPL).   No encontro também foram tratadas pendências no projeto da Hidrovia Araguaia-Tocantins, como questões relacionadas à derrocada do Pedral do Lourenço.

O ex-deputado Paulo Rocha disse que agendará uma reunião na Empresa de Planejamento e Logística, ligada ao Ministério dos Transportes, além de outra audiência no Tribunal de Contas da União, no sentido de sanar todas as pendências relativas ao edital referente à derrocada do Pedral do Lourenço, essencial ao projeto da Hidrovia. Na reunião, o diretor do DNIT, Jorge Fraxe, disse que o Edital deverá sair ainda este ano.
Rússia ordena detenção por 2 meses de 7 outros membros do Greenpeace
(AFP) – 22 hours ago 
Moscou — Um tribunal russo ordenou neste domingo a detenção por dois meses de sete outros membros da tripulação do navio de Greenpeace, o Arctic Sunrise, investigado por "pirataria" após um protesto contra uma plataforma da Gazprom no Ártico.
Um tribunal de Murmansk (noroeste) já havia ordenado na quinta-feira a prisão por dois meses dos 22 ativistas do Greenpeace a bordo do quebra-gelos.
Os tripulantes do barco estão sendo investigados por "pirataria", um crime que pode ser punido com até 15 anos de prisão no país, pela tentativa de abordar uma plataforma da empresa Gazprom no Ártico para protestar contra os projetos de extração de petróleo na região.
Os demais haviam sido colocados sob prisão preventiva por 72 horas e suas audiências adiadas para este domingo.
Entre os tripulantes há 26 estrangeiros de 18 nacionalidades, incluindo a bióloga brasileira Ana Paula Maciel, e quatro russos, incluindo o repórter fotográfico Denis Siniakov.
Mas neste domingo, o tribunal de Murmansk decidiu manter em detenção até o dia 24 de novembro seis entre eles: Dmitri Litvinov, um sueco-americano de origem russa, porta-voz do Greenpeace, um ucraniano, que cozinhava no navio, os holandeses Faiza Oulahsen e Mannes Ubels, o britânico Frank Hewetson e a finlandesa Sini Saarela.
Dois outros membros da tripulação devem ainda se apresentar ao mesmo tribunal, que decidirá sobre sua eventual prisão, enquanto durarem as investigações.
As imagens, postadas na internet, mostram Litvinov, bisneto de um ministro das Relações Exteriores de Stalin, em uma cela de metal na sala de audiência.
Diplomatas de vários países assistiam as audiências.
O Artic Sunrise foi interceptado no Ártico pelas autoridades russas e rebocado para Murmansk.
Os ativistas negam ter cometido atos de pirataria e acusam a Rússia de ter interceptado ilegalmente seu navio em águas internacionais.
O presidente russo Vladimir Putin admitiu na quarta-feira que os 30 tripulantes do barco do Greenpeace não eram piratas, mas que "essa gente violou as normas da lei internacional".
A comissão de investigação russa justificou a prisão dos ativistas considerando que poderiam fugir da Rússia caso fossem libertados.
Entre os detidos também está o capitão do navio do Greenpeace, o americano Peter Willcox, que ocupava esse mesmo posto à frente do Rainbow Warrior em 1985, quando o barco da ONG ambientalista foi afundado pelos serviços secretos franceses.
A prisão preventiva do fotojornalista Denis Siniakov, que trabalhou para a AFP e Reuters em Moscou, também provocou agitação.
Meios de comunicação russos, como a rádio Eco de Moscou ou o site Gazeta.ru, publicaram quadrados pretos no lugar das fotos em suas páginas na internet em solidariedade a Siniakov.
Quatorze membros da tripulação estão em um centro de detenção em Murmansk, e oito na cidade vizinha de Apatity.
Segundo Irina Païkatcheva, que dirige uma comissão de observação sobre o respeito dos direitos dos prisioneiros na região de Murmansk, um britânico está atualmente preso com dois russos suspeitos de roubo, o que é contra a lei.
"É uma violação", declarou à AFP, explicando que, segundo a legislação russa, os suspeitos estrangeiros devem permanecer separados dos russos.
Ela também acrescentou que os membros da tripulação estavam detidos em "condições satisfatórias".

Atentados com carros-bomba deixam mortos e feridos no Iraque


Ao menos 54 pessoas morreram e dezenas ficaram feridas em Bagdá. Alvos foram bairros predominantemente xiitas

       
Atentados com carros-bomba deixam mortos e feridos no Iraque
Policial examina os restos de um veículo que foi usado como um carro-bomba em Sadr City, em Bagdá Foto: Reuters
Ao menos 54 pessoas morreram e dezenas ficaram feridas nesta segunda-feira (30) em uma série de atentados com carros-bomba em Bagdá e seus arredores, segundo a agência de notícias Reuters.
Os carros-bomba explodiram em nove áreas da região, seis delas de maioria xiita, duas sunitas e uma mista.
O ataque mais violento aconteceu em Kadimiya, uma área xiita na zona norte de Bagdá, com sete mortos e 19 feridos.
Até o momento nenhum grupo reivindicou os ataques, mas há vários meses movimentos vinculados aos insurgentes sunitas da Al-Qaeda atacam mesquitas, mercados, funerais e até campos de futebol frequentados por xiitas.
Desde o início do ano, o Iraque sofre uma espiral de violência em um clima de estagnação política que, segundo os analistas, poderia seguir até as eleições legislativas previstas para 2014.
No domingo, pelo menos 27 pessoas morreram em um atentado suicida em uma mesquita xiita ao sul de Bagdá.
Mais de 840 pessoas morreram em setembro no país, segundo um balanço da AFP com base em dados das forças de segurança e de fontes médicas.

Do G1, em São Paulo

Site cria imagem com fotos de perfil de todos os usuários do Facebook


Até esta segunda (30), página compilava mais de 1,27 bilhão de usuários.
Site segue ordem cronológica de cadastros na rede social e cria mosaico.

Do G1, em São Paulo
1 comentário
Site cria imagem com fotos de todos os usuários do Facebook (Foto: Reprodução/The Faces of Facebook)Site cria imagem com fotos de todos os usuários do Facebook (Foto: Reprodução/The Faces of Facebook)
Você consegue imaginar as fotos de perfil de todos os usuários do Facebook reunidas em uma só imagem? Pois a designer argentina Natalia Rojas não só imaginou como criou um site que torna essa tarefa possível. É o "The Faces of Facebook". Acesse.
Até esta segunda-feira (30), a página compilava mais de 1,27 bilhão de usuários.
O site segue a ordem cronológica de cadastros na rede social e cria um mosaico – que mais parece um ruído – com as fotos de identificação de todos os usuários da rede.
Você pode aproximar a imagem e explorar quem representa cada pontinho da tela. Ou simplesmente conectar sua conta do Facebook ao "The Faces" para localizar o seu perfil (e o dos seus amigos) na linha do tempo heterodoxa do site.

Motorista embriagado é preso após capotar na BR 116, diz PRF

Motorista embriagado é preso após capotar na BR 116, diz PRF

Teste do bafômetro confirmou consumo de álcool pelo motorista.
Acidente aconteceu na madrugada deste domingo (29), em Miradouro, MG.

Luiza de Aquino Do G1 Zona da Mata
Um motorista de 24 anos que estava dirigindo com suspeita de embriaguez na BR-116, no Km 680, em Miradouro, Zona da Mata, foi preso em flagrante na madrugada deste domingo (29) após capotar o veículo que dirigia. O passageiro do carro ficou ferido. De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), após realização do teste do bafômetro foi comprovado que o condutor estava sob influência do álcool.
O passageiro do veículo, de 23 anos, foi socorrido com suspeita de lesão grave na coluna, segundo informações da PRF. Ele foi levado para o Hospital São Paulo, em Muriaé, Zona da Mata, mas a instituição não repassou o estado de saúde da vítima.
O motorista foi encaminhado para a Delegacia de Polícia Civil de Muriaé, Zona da Mata, onde está preso. No bolso do passageiro foram encontrados pacotes de substância semelhante à cocaína. Segundo informações da Polícia Civil, ficará a cargo da delegacia de Miradouro, na Zona da Mata, a investigação da suspeita de porte de drogas por parte do jovem.

Criador de antivírus cria dispositivo de US$ 100 que bloqueia espionagem

John McAfee diz trabalhar no 'D-Central', que cria uma rede privada móvel.
Dados compartilhados nessa rede não podem ser acessados por governos.

Do G1, em São Paulo
Comente agora
O criador do antivírus McAfee, John McAfee, divulgou uma invenção que promete bloquear em PCs e smartphones qualquer tentativa de espionagem do governo sobre os usuários. Chamado de "D-Central", a proposta do dispositivo é se comunicar com smartphones, tablets, notebooks e PCs, criando redes descentralizadas que não podem ser acessadas pelas agências.
McAfee, em discurso no sábado (28) durante um evento, disse que quer vender o aparelho por menos de US$ 100 nos Estados Unidos. "Não haverá meio de o governo dizer quem você é ou onde você está", disse o executivo. Ele contou que trabalha com o dispositivo há anos, mas que intensificou seu desenvolvimento nos últimos meses. O protótipo final deve ser testado dentro de seis meses.
Na prática, o aparelho cria pequenas redes privadas que não podem ser acessadas por terceiros. Ele não foi feito para substituir a internet. Em vez disso, fornece redes dinâmicas que permite aos usuários se comunicarem de forma privadas e a compartilhar arquivos em segurança. O dispositivo terá um modo privado e outro público.
O "D-Central", explicou McAfee, tem um alcance limite de três quadras e que todos dentro dessa área podem se comunicar entre si. Foi criado um sistema de proteção de dados que o executivo afirma que não poderá ser quebrado pelas agências de espionagem norte-americanas
Questões como terrorismo e crimes podem fazer com que o "D-Central" não seja comercializado. "É claro que ele pode ser usado para crimes, do mesmo modo como o telefone pode ser usar para cometer crimes", disse. "Caso o aparelho seja banido nos EUA, podemos vendê-lo em outro país como Japão, Reino Unido ou nos países da América Latina e da Ásia".
Ainda não há previsão de um anúncio oficial do aparelho. Entretanto, McAfee criou um site com um relógio que avisará quando o aparelho terá novas informações divulgadas (clique aqui).

domingo, 29 de setembro de 2013

Pouco mais de um ano: Sobrinha-neta de Tarsila do Amaral diz estar "aliviada" por saber que peças resistiram ao incêndio

Sobrinha-neta de Tarsila do Amaral diz estar "aliviada" por saber que peças resistiram ao incêndio

Tarsilinha lamenta destruição de parte do acervo de Jeab Boghici, mas comemora preservação de 'Pont Neuf', 'O Sono' e 'Sol Poente'

Luís Barrucho
Detalhe da obra 'O Sono', de Tarsila do Amaral: peça foi salva do incêndio no apartamento do marchand Jean Boghici
Detalhe da obra 'O Sono', de Tarsila do Amaral: peça foi salva do incêndio no apartamento do marchand Jean Boghici (Reprodução)
"Seria uma perda irreparável para a arte brasileira e para o país. Das 250 obras produzidas pela Tarsila, apenas 15 são do período antropofágico, considerado o de maior prestígio de sua carreira", disse Tarsilinha
A destruição de parte do acervo do marchand Jean Boghici, em um incêndio no Rio de Janeiro na noite de segunda-feira, trouxe tristeza aos amantes da arte. Mas diante do choque com a perda de obras valiosas – foram consumidos, por exemplo, Samba, de Di Cavalcanti, e A Floresta, de Guignard – há também o alento com a informação de que algumas peças foram preservadas. Tarsila do Amaral, sobrinha-neta da pintora brasileira homônima (1886-1973) e hoje responsável pelo acervo da família, disse estar aliviada por saber que as três obras da artista pertencentes à coleção de Boghici não foram danificadas no incêndio.
Leia também: Vida de artista: as histórias de Jean Boghici
"Estou aliviada, mas ao mesmo tempo triste pelas obras que se perderam, uma vez que a coleção do Jean tem valor inestimável para o país", disse Tarsila, mais conhecida como Tarsilinha.
'Sol Poente', uma das obras de Tarsila do Amaral no acervo do marchand Jean Boghici
Reprodução
'Sol Poente', uma das obras de Tarsila do Amaral no acervo do marchand Jean Boghici
De Tarsila, Boghici era dono dos quadros Pont Neuf (1923), O Sono (1928) e Sol Poente (1929), sendo as duas últimas datadas da fase antropofágica, da qual saíram as melhores produções da artista brasileira, entre as quais o Abaporu (1928), atualmente no Museu de Arte Latino-americana de Buenos Aires (Malba).
"Tarsila pintou Sol Poente com base em uma paisagem observada da fazenda de café onde morava, em Itupeva, no interior de São Paulo", afirmou Tarsilinha. "Já em O Sono, ela tentou descrever o início do sono, o começo da passagem para o estágio de latência", acrescentou.
"Caso essas duas obras tivessem sido atingidas pelo incêndio, seria uma perda irreparável para a arte brasileira e para o país. Das 250 obras produzidas pela Tarsila, apenas 15 são do período antropofágico, considerado o de maior prestígio de sua carreira", disse.
'Pont Neuf', de Tarsila do Amaral
Reprodução
'Pont Neuf', de Tarsila do Amaral
Produzidas durante a época em que Tarsila estava casada com o escritor Oswald de Andrade (1890-1954), realizador da Semana de Arte Moderna de 1922, as obras poderiam valer, hoje, acima de 10 milhões de dólares, apontam especialistas.
Nascido na Romênia, o colecionador Jean Boghici, de 84 anos, chegou ao Brasil em 1949, onde se estabeleceu no Rio de Janeiro e tornou-se referência no mercado de arte da cidade. Atualmente, era dono de uma galeria em Ipanema.
Incêndio - O incêndio, que começou na noite de segunda-feira consumiu rapidamente grande parte do acervo do marchand. A coleção reunia obras de Di Cavalcanti, Alfredo Volpi, Rubens Gerchman e Antonio Dias, entre outros artistas.
Moradores do local contaram que os bombeiros chegaram rapidamente ao local do incêndio, mas houve demora para posicionar a escada magirus de forma a ter acesso ao 12º andar. Depois de cerca de duas horas de combate às chamas, o fogo foi extinto. Mas o edifício só foi liberado até o 9º andar.

Presos no Tocantins são acusados de crimes em cinco estados

Foram presos oito homens, cinco tiveram os nomes divulgados pela polícia. Eles são suspeitos de assaltos a bancos no MT, PA, TO, MA e RN.

Oito pessoas foram presas em Palmas e Paraíso do Tocantins, nesta sexta-feira (27), sob suspeita de integrarem uma quadrilha que assaltava bancos nas regiões Norte, Nordeste e Centro Oeste do país. A polícia divulgou os nomes de cinco pessoas e investiga a possibilidade de participação das outras três nos crimes. Elas apresentaram documentos falsos o que dificultou as investigações, de acordo com a polícia.
Francisco Evanaldo Gomes, Régis Wagner Alves de Lima, Evanildo Pereira Cavalcante, Wagner Rodrigues e Antônio de Aparecido de Oliveira, tinham mandado de prisão expedido pela Comarca de Vila Rica (MT). Três deles são naturais de Caraúbas, região oeste do Rio Grande do Norte.

Francisco Evanaldo também é suspeito da morte do ex-prefeito de Caraúbas (RN), Antonio Veras, em março de 2010.

Segundo informações da polícia, com a quadrilha foram apreendidas duas pistolas calibre 40, dois revólveres calibre 38 e R$ 70 mil em dinheiro. Seis carros e um caminhão também foram apreendidos. Um dos carros foi comprado na quinta-feira (26) e pago à vista. Ainda de acordo com a polícia, a quadrilha presa é de extrema periculosidade e existem indícios de que possa ter cometido assaltos a bancos nos estados do Mato Grosso, Pará, Tocantins, Maranhão e Rio Grande do Norte, nos últimos meses.

Cleide Aparecida, delegada da Polícia Civil de Mato Grosso, disse que a quadrilha usa reféns como escudos humanos nos assaltos. "Nós já temos conhecimento pelas investigações que foram realizadas que se trata de uma quadrilha armada especializada na prática de crime de roubar banco. No Mato Grosso a gente denominou de 'Novo Cangaço'. São pessoas que utilizam escudos humanos e usam de extrema violência para poder praticarem os crimes desta modalidade", explicou.

As investigações começaram há seis meses. Os suspeitos moram no Tocantins, onde gastavam todo o dinheiro roubado. O delegado Evaldo de Oliveira Gomes, da Delegacia Estadual de Investigações Criminais (DEIC/TO), disse que investiga a possibilidade de participação dos suspeitos em outros crimes no Tocantins. "A partir do momento que houve a comunicação de que a quadrilha utilizava da cidade de Palmas e de Paraíso do Tocantins como bases principais para sua concentração, começamos um monitoramento, por intermédio do trabalho da polícia do Mato Grosso, e acompanhamos o dia a dia deles."

A operação contou com a participação de policiais civis do Tocantins, do Mato Grosso e do Pará. O delegado da DEIC ainda ouve os suspeitos e alguns deles já apresentaram os advogados. Após os procedimentos legais de investigação, eles serão mantidos na Casa de Prisão Provisória de Palmas até a transferência para Vila Rica (MT). (G1/TO. Pesquisa: Otávio Araújo)

Marina Silva reafirma ao TSE que Rede Sustentabilidade tem assinaturas para obter registro

Marina Silva reafirma ao TSE que Rede Sustentabilidade tem assinaturas para obter registro Marina Silva reafirma ao TSE que Rede Sustentabilidade tem assinaturas para obter registro


 
A ex-senadora Marina Silva voltou a pedir ontem (26) ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) que conceda registro ao partido Rede Sustentabilidade, legenda fundada por ela. Marina esteve com ministro Marco Aurélio, do TSE, para reafirmar que o partido cumpriu todos os requisitos pedidos pela Justiça Eleitoral e tem o mínimo de assinaturas de apoiadores para obter o registro. Para participar das eleições do ano que vem, o partido tem que ser registrado até o dia 5 de outubro, um ano antes do primeiro turno.
 
A ex-senadora informou ao ministro que foram coletadas 910 mil assinaturas, 668 mil foram encaminhadas aos cartórios eleitorais, responsáveis por validar as assinaturas dos apoiadores. Segundo Marina, o Rede Sustentabilidade certificou cerca de 450 mil assinaturas e 95 mil que foram anuladas sem justificativa pelos cartórios eleitorais estaduais. "Viemos a esta corte para pedir Justiça. Esta conversa com ministros e ministras é no sentido de mostrar a eles a legitimidade do pleito que estamos apresentando, após processo de mobilização, coleta de assinaturas, que dentro dos prazos respondeu a todos os pedidos legais para a formação do partido", disse.
 
No segunda-feira (26), a ministra Laurita Vaz, do TSE, determinou a recontagem das assinaturas entregues pelo Rede Sustentabilidade. Ela atendeu pedido do vice-procurador eleitoral Eugênio Aragão. Na sexta-feira (20), em parecer enviado ao TSE, Aragão disse que a legenda da ex-senadora validou na Justiça Eleitoral apenas 102 mil assinaturas de apoiadores em todo o país.
 
Para obter registro, o partido precisa validar 483 mil assinaturas, o que corresponde a 0,5% dos votos registrados na última eleição para a Câmara dos Deputados. Segundo Marina Silva, os números são divergentes porque, durante o processo de validação de assinaturas de apoiadores nos tribunais regionais eleitorais, os cartórios atrasaram os procedimentos e anularam assinaturas sem justificativa.
 
 
Agência Brasil

A Caserna Fora sério chegará a Paragominas, neste domingo

A Caserna Fora sério chegará a Paragominas, neste domingo

O coronel-escritor, Costa Jr, lançará neste domingo em Paragominas, na região nordeste do estado, o livro “A Caserna Fora do Sério”, o lado cômico da vida Policial Militar. O lançamento será neste domingo.
  SINOPSE DO LIVRO:
“A Caserna Fora do Sério”: o lado cômico da vida policial, onde são contados os causos policiais vividos e ouvidos durante seus trinta anos de careira na Polícia Militar do Pará. Por haver comandado diversas unidades policiais que lhe deram a oportunidade de conhecer todos os municípios do Pará, surpreende os leitores com propostas inovadoras e criativas. De um lado, apresenta um aspecto pouco conhecido das relações dentro das Instituições policiais militares, o de um senso de humor tão latente que parece buscar contrabalancear a tensão e o stress vividos no desempenho cotidiano da atividade policial.
Aliado a isso, o autor associa a esse grande senso de humor que permeia essas relações, uma viagem histórica, contextualizando os acontecimentos narrados com a experiência vivida em outros Estados do Brasil e também em outros países durante cursos e missões, além de outros fatos bem-humorados que foram encaminhados por vários colaboradores para integrar a presente obra.
A Caserna Fora do Sério representa assim, uma viagem ao universo policial militar desvelando a existência de um grande clima de descontração e de sagacidade diante das mais inusitadas situações. É uma excelente leitura para quem quer sair um pouco do sério.
  CURRÍCULO RESUMIDO DO AUTOR:
Osmar Vieira da Costa Júnior nasceu em Belém (1963). Filho de Osmar e Ítala Costa, o autor do deste livro iniciou seus estudos policiais militares na Academia de Polícia Militar do Barro Branco, em São Paulo e foi declarado Aspirante a Oficial pela Academia de Polícia Militar do Paudalho, em Pernambuco e estudou Jornalismo na Universidade Federal do Pará. Fez o Curso de Aperfeiçoamento de Oficiais na Academia de Polícia Militar do Bonfim, em Salvador-BA e o Curso Superior de Polícia, na Academia de Polícia Militar “General Edgard Facó”, em Fortaleza-CE. Casado com Denise Costa com quem possui três filhos: Gabriela, Manoela e Osmar Neto.
Costa Júnior é multiplicador da filosofia de Polícia Comunitária pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp) e instrutor da Força Nacional de Segurança Pública.

Fez o Curso de Desenvolvimento de Dirigentes na Universidade Federal da Bahia, é pós-graduado em Policiamento Comunitário pela Universidade Sul de Santa Catarina e também realizou o Curso de Policiamento Comunitário na Polícia do Japão.
Na internet, Costa Júnior possui o Blog Saiba das Coisas (www.saibadascoisas.blogspot.com.br), o Twitter (@costajr07) e o Facebook (costajr07).

Acredita que a atividade de Segurança Pública deve se basear pela prevenção, fortalecida pela proximidade do cidadão com o Poder Público e pela acessibilidade promovida por diversos canais de comunicação. Costa Júnior é autor do painel (biombo) instalado nas agências bancárias do Pará, que impedem a visualização das operações dos clientes nas instituições financeiras, a fim de evitar o golpe da saidinha. Criou na PM do Pará, o programa de rádio Estação Segurança (Rádio Nazaré 91, 3 FM), inicialmente em Belém, depois em Santarém e em vários municípios do Estado.
É coronel da Polícia Militar do Pará e comandante do CPR (Comando de Policiamento Regional) VII, na Região do Caeté, no nordeste paraense, com sede em Capanema, além de jornalista e escritor.
A Caserna Fora do Sério, será lançado em Paragominas, no domingo, durante a II Feira do Livro da Região do Capim. (blog saiba das coisas)
 

Naufrágio no rio Níger faz 42 mortos e 100 desaparecidos 

Uma embarcação sobrelotada de passageiros e  carga virou-se sexta-feira ao fim do dia quando navegava no rio Níger, no  centro da Nigéria, fazendo 42 mortos e 100 desaparecidos, informaram hoje  os serviços de emergência nacionais.  

A embarcação, que transportava cerca de 150 pessoas, partiu da aldeia  de Malilli e pouco tempo depois partiu-se em dois, segundo Mohammed Shaba,  diretor da Agência de Gestão de Emergências do estado do Níger. 
"Até ao momento perdemos 42 e 100 estão desaparecidos", disse. 
Equipas de salvamento iniciaram hoje buscas no local. 
Segundo Shaba, a sobrelotação terá sido a principal causa do acidente,  mas o elevado nível das águas do rio, depois da estação das chuvas, também  pode ter contribuído para o naufrágio. 
Lusa
Bombardeamento mata 9 jovens
Por Redação
Este domingo, nove pessoas, na sua maioria estudantes, morreram e várias ficaram feridas após um bombardeamento aéreo dos militares sírios contra a cidade de Al Raqa, no norte da Síria.

O Observatório Sírio de Direitos Humanos não descartou a possibilidade deste número aumentar devido à gravidade de alguns feridos.

Pelo menos 37 mortos em atentado com bomba no Paquistão

Pelo menos 37 mortos em atentado com bomba no Paquistão

Pelo menos 37 pessoas morreram e cerca de 80 mais ficaram feridas este domingo num atentado à bomba numa zona comercial próxima a uma esquadra na cidade de Peshawar, noroeste do Paquistão, informaram fontes policiais.

Segundo as fontes, citadas pela imprensa local, o atentado aconteceu na área de Qissa Khwani por volta das 11:00, e a bomba foi colocada no interior de um veículo e activada por controlo remoto.
A unidade policial deslocada ao local acrescentou que no atentado foram empregados 200 quilogramas de explosivos, de acordo com o jornal local Dawn.
Segundo a polícia, antes da detonação da bomba no carro, aconteceu uma pequena explosão, «seguramente uma granada», mas o objectivo do atentado não está claro.
Enquanto o conselheiro regional de Informação, Shaukat Yusufzai, assegurou ao Dawn que o alvo era a esquadra, o chefe da unidade anti-bombas, Shafqat Malik, disse ao canal Geo que o plano dos terroristas era atacar o mercado.
«A estação policial não parece ter sido o principal alvo do ataque, pois não está muito perto do local da explosão», declarou Malik, que acrescentou que achava que a intenção dos insurgentes era atentar contra os civis que frequentam a zona comercial.
Entre as vítimas estão várias mulheres e crianças, alguns deles com graves queimaduras, que tinham ido para a região para fazer compras. Os feridos foram levados em veículos particulares até ao hospital mais próximo.

Ataque terrorista contra faculdade da Nigéria mata pelo menos 40 estudantes

Ataque terrorista contra faculdade da Nigéria mata pelo menos 40 estudantesAtaque terrorista contra faculdade da Nigéria mata pelo menos 40 estudantes

Pelo menos 40 pessoas foram mortas este domingo (29) por membros do grupo islamita Boko Haram num ataque contra o dormitório de uma faculdade do noroeste da Nigéria.

«Contabilizamos, até ao momento, 40 corpos. Disseram que poderíamos receber mais», declarou o director do hospital de Damaturu, em referência às vítimas do ataque contra a Faculdade de Agricultura de Gubja (30 km de Damataru, capital do estado de Yobe).
Os terroristas atacaram os estudantes enquanto estes dormiam, segundo o porta-voz militar do estado de Yobe, Lazarus Eli. Forças de segurança foram enviadas para o local.
O estado de Yobe tem sido palco de violentos ataques nos últimos meses contra estudantes, todos imputados ao Boko Haram. O governo nigeriano informou da morte de 27 pessoas em outros dois ataques do grupo fundamentalista no estado de Borno.
No primeiro deles, que aconteceu na quarta-feira passada na população de Fulutari, seis pessoas morreram, enquanto no segundo, que ocorreu na quinta-feira em Kanumburi, morreram outras 21.
Desde o último dia 16 de Maio, a Nigéria realiza uma ofensiva antiterrorista nos Estados de Yobe, Borno e Adamawa, no nordeste do país (todos eles sob estado de emergência), após um aumento da actividade criminosa nessa região, onde opera o Boko Haram e continuam a ocorrer ataques dos fundamentalistas.
O grupo, cujo nome significa em línguas locais «a educação não islâmica é pecado», luta para impor a sharia (lei islâmica) no país africano, de maioria muçulmana no norte e predominantemente cristã no sul.

sábado, 28 de setembro de 2013

Motorista que disputava racha e atropelou jovens não tem habilitação



Motorista que disputava racha e atropelou jovens não tem habilitação
Polícia Civil informou que condutor já dirigia há 20 anos sem carta.
Acusado confessou que ingeriu bebida alcoólica antes de racha.


Polícia Civil informou que condutor já dirigia há 20 anos sem carta. (Reprodução/Portal G1)

O motorista Reginaldo Ferreira da Silva, de 41 anos, prestou depoimento à Polícia Civil, e teria informado que não tem habilitação e havia ingerido bebida alcoólica antes de disputar o racha que provocou o atropelamento de 10 pessoas e matou seis em Mogi das Cruzes (SP), na madrugada deste sábado (28).

Reginaldo foi preso em flagrante por homicídio doloso e embriaguez ao volante. A polícia ainda procura o condutor do outro veículo que disputou o racha. Segundo o delegado Daniel Miragaia, que registrou o caso, assim que for identificado ele poderá ser preso. "Se ele for identificado, será preso em flagrante sem possibilidade de fiança", disse.

Ainda de acordo com o delegado, Reginaldo teria dito em depoimento que dirige há 20 anos sem habilitação. Na noite de sexta-feira (27), ele e mais quatro pessoas estavam em uma festa e ingeriram bebida alcoólica e entraram no carro para ir à outra festa. Ainda no depoimento motorista contou que, no caminho, foram ultrapassados por outro veículo que fez sinal para uma disputa racha, e os dois motoristas começaram a disputa, que terminou no acidente.

O motorista perdeu o controle do veículo e atingiu um grupo de dez jovens entre 13 anos e 22 anos que estavam em um terreno. Após a colisão, um dos carros capotou. O acidente aconteceu por volta da 00h30 deste sábado e seis pessoas morreram no local.

Outros três jovens tieram ferimentos leves e um menino de 15 anos foi socorrido para a Santa Casa de Mogi das Cruzes e passa bem. Os familiares das vítimas que morreram aguardam a documentação para transferir os corpos para o IML da cidade.

Os ocupantes do veículo também tiveram ferimentos leves. De acordo com a Polícia Militar, Reginaldo fugiu do local do acidente e foi localizado durante diligência. Segundo o delegado, ele foi preso em flagrante e permanecerá preso. Já o condutor do outro veículo fugiu. Um para-choque com a placa do carro pode ajudar a polícia a encontrá-lo.

A velocidade permitida na Avenida Japão é de 50 km/h mas o velocímetro de um dos veículos travou em 120 km/h no momento da colisão. Uma perícia deve indicar a real velocidade em que os carros estavam.

"Foi Deus"
Júlio Baptista estava entre o grupo de jovens que foi atingido. "Foi Deus mesmo. Eu nem vi o que eu fiz", se lembra. "Não sei o que eu fiz, eu bati a mão no capô do carro e acabei pulando mais pra trás e depois caí inconsciente".

Hamilton de Deus Pereira, pai de uma das vítimas, aguardava o corpo ser liberado na Delegacia de Polícia. "Acabou com a minha vida agora né?", disse.
Segundo a manicure Lucimara Costa, o grupo de jovens tinha o costume de se reunir todas as noites no terreno em que houve o acidente. "Todas as noites eles ficavam aqui. Era um ponto de encontro deles e eles saiam de casa e iam para lá", disse.


Fonte: Portal G1

Caso Amarildo: 4 PMs e o ex-comandante da UPP da Rocinha serão indiciados

"A gente quer o corpo do meu pai", disse o filho de Amarildo, ao saber da conclusão do inquérito

Jornal do BrasilCláudia Freitas
"Dá um alívio saber que os culpados serão punidos, mas a minha família só terá paz depois que a gente puder enterrar o meu pai. O que a gente quer é o corpo dele". A declaração é de Anderson Gomes, filho do pedreiro Amarildo de Souza, dada no momento em que ele tomou conhecimento que a Divisão de Homicídios da Polícia Civil do Rio concluiu o inquérito que investiga a morte de Amarildo, desaparecido da Rocinha, zona sul da cidade, desde o dia 14 de julho, durante a operação Paz Armada.
O documento conclui que, pelo menos, cinco policiais militares da Unidade de Polícia Pacificadora da comunidade foram responsáveis pelo sequestro seguido de morte de Amarildo. Entre os PMs acusados, está o ex-comandante da UPP, major Edson Santos. O inquérito será encaminhado ao Ministério Público nesta segunda-feira (30/9) e será decretada a prisão preventiva dos policiais, segundo informações publicadas neste sábado (28/9), no Jornal O Globo.
Os policiais acusados no inquérito são Douglas Roberto Vital Machado, chamado na comunidade de "Cara de Macaco", Jorge Luiz Gonçalves Coelho, Marlos Campos Reis e Victor Vinícius Pereira da Silva, além do major Edson Santos. Eles também foram investigados por ter ameaçado e oferecido dinheiro a duas testemunhas do caso, um jovem da Rocinha e a sua mãe.
Desde o início da semana, a família do pedreiro aguardava pela finalização do inquérito. Em entrevista ao Jornal do Brasil, o filho de Amarildo, Anderson Gomes, afirmou que ele e seus familiares já sabem qual foi o destino do pedreiro, mas estão "esperando por Justiça". "Na verdade, nós já temos certeza de quem matou o meu pai, mas queremos saber o que a polícia vai concluir. Nós queremos e vamos exigir Justiça", desabafou ele durante a entrevista.
Anderson também destacou que a família não sabe quem são as testemunhas, um jovem e a sua mãe, que os acusaram de participação no tráfico e levantaram a hipótese de Amarildo ter sido morto por traficantes, mas depois mudaram os seus depoimentos na polícia, alegando que receberam dinheiro e foram ameaçadas por PMs da UPP. Segundo a matéria do Jornal O Globo publicada neste sábado (28/9), a prisão preventiva dos policiais acusados no inquérito se dará "porque testemunhas do crime denunciaram ter havido coação, tentativa de suborno e intimidação durante as investigações". "Ninguém na comunidade sabe quem são essas testemunhas, é um mistério", disse Anderson Gomes. No dia 20 de setembro, agentes federais levaram o jovem e a sua mãe para outro Estado, até eles serem incluídos no Programa de Proteção à Testemunha do Estado.
>>Amarildo: testemunhas misteriosas depõem na Polícia 
Anderson Gomes ainda tem esperanças de encontrar o corpo do seu pai, o pedreiro Amarildo de Souza
Anderson Gomes ainda tem esperanças de encontrar o corpo do seu pai, o pedreiro Amarildo de Souza
Nesta sexta-feira (27/9) foi realizada no Instituto Médico Legal de Resende a necrópsia da ossada encontrada no município e que pode ser de Amarildo de Souza. A análise foi considerada "inconclusiva" e o material genético retirado dos restos mortais será comparado com outro cedido por uma pessoa da família de Amarildo. O novo exame será feito pelo Instituto de Perícias e Pesquisas em Genética Forense [IPPGF] e o resultado deve sair entre 10 e 15 dias.

Caso Amarildo: 4 PMs e o ex-comandante da UPP da Rocinha serão indiciados

Caso Amarildo: 4 PMs e o ex-comandante da UPP da Rocinha serão indiciados

"A gente quer o corpo do meu pai", disse o filho de Amarildo, ao saber da conclusão do inquérito

Jornal do BrasilCláudia Freitas
"Dá um alívio saber que os culpados serão punidos, mas a minha família só terá paz depois que a gente puder enterrar o meu pai. O que a gente quer é o corpo dele". A declaração é de Anderson Gomes, filho do pedreiro Amarildo de Souza, dada no momento em que ele tomou conhecimento que a Divisão de Homicídios da Polícia Civil do Rio concluiu o inquérito que investiga a morte de Amarildo, desaparecido da Rocinha, zona sul da cidade, desde o dia 14 de julho, durante a operação Paz Armada.
O documento conclui que, pelo menos, cinco policiais militares da Unidade de Polícia Pacificadora da comunidade foram responsáveis pelo sequestro seguido de morte de Amarildo. Entre os PMs acusados, está o ex-comandante da UPP, major Edson Santos. O inquérito será encaminhado ao Ministério Público nesta segunda-feira (30/9) e será decretada a prisão preventiva dos policiais, segundo informações publicadas neste sábado (28/9), no Jornal O Globo.
Os policiais acusados no inquérito são Douglas Roberto Vital Machado, chamado na comunidade de "Cara de Macaco", Jorge Luiz Gonçalves Coelho, Marlos Campos Reis e Victor Vinícius Pereira da Silva, além do major Edson Santos. Eles também foram investigados por ter ameaçado e oferecido dinheiro a duas testemunhas do caso, um jovem da Rocinha e a sua mãe.
Desde o início da semana, a família do pedreiro aguardava pela finalização do inquérito. Em entrevista ao Jornal do Brasil, o filho de Amarildo, Anderson Gomes, afirmou que ele e seus familiares já sabem qual foi o destino do pedreiro, mas estão "esperando por Justiça". "Na verdade, nós já temos certeza de quem matou o meu pai, mas queremos saber o que a polícia vai concluir. Nós queremos e vamos exigir Justiça", desabafou ele durante a entrevista.
Anderson também destacou que a família não sabe quem são as testemunhas, um jovem e a sua mãe, que os acusaram de participação no tráfico e levantaram a hipótese de Amarildo ter sido morto por traficantes, mas depois mudaram os seus depoimentos na polícia, alegando que receberam dinheiro e foram ameaçadas por PMs da UPP. Segundo a matéria do Jornal O Globo publicada neste sábado (28/9), a prisão preventiva dos policiais acusados no inquérito se dará "porque testemunhas do crime denunciaram ter havido coação, tentativa de suborno e intimidação durante as investigações". "Ninguém na comunidade sabe quem são essas testemunhas, é um mistério", disse Anderson Gomes. No dia 20 de setembro, agentes federais levaram o jovem e a sua mãe para outro Estado, até eles serem incluídos no Programa de Proteção à Testemunha do Estado.
>>Amarildo: testemunhas misteriosas depõem na Polícia 
Anderson Gomes ainda tem esperanças de encontrar o corpo do seu pai, o pedreiro Amarildo de Souza
Anderson Gomes ainda tem esperanças de encontrar o corpo do seu pai, o pedreiro Amarildo de Souza
Nesta sexta-feira (27/9) foi realizada no Instituto Médico Legal de Resende a necrópsia da ossada encontrada no município e que pode ser de Amarildo de Souza. A análise foi considerada "inconclusiva" e o material genético retirado dos restos mortais será comparado com outro cedido por uma pessoa da família de Amarildo. O novo exame será feito pelo Instituto de Perícias e Pesquisas em Genética Forense [IPPGF] e o resultado deve sair entre 10 e 15 dias.

Veja as imagens mais marcantes da semana


Veja as imagens mais marcantes da semana



Médicos chineses 'criaram' um nariz artificial na testa de um paciente para realizar um transplante. Xiaolian teve o nariz original deformado após um acidente de carro em agosto de 2012. Depois de vários meses, a infecção tinha corroído a cartilagem do órgão, tornando impossível a correção por cirurgia. A única alternativa foi 'cultivar' um nariz novo para posterior substituição. Os médicos disseram que o transplante pode ser realizado em breve

'Racha' termina com 6 jovens mortos em Mogi das Cruzes


'Racha' termina com 6 jovens mortos em Mogi das Cruzes (© Estadão Conteúdo)Um dos motoristas envolvidos havia ingerido duas garrafas de cerveja; vítimas tinham entre 13 e 22 anos



Seis jovens morreram e três ficaram feridos após dois carros que disputavam racha perderem o controle e atingirem o grupo no início da madrugada de ontem na Avenida Japão, na periferia de Mogi das Cruzes, na Grande São Paulo. As vítimas fatais tinham entre 13 e 22 anos. Um dos motoristas envolvido no racha, Reginaldo Ferreira da Silva, de 41 anos, prestou depoimento à polícia e foi preso em flagrante por homicídio doloso e embriaguez ao volante.
Silva admitiu, em depoimento ontem à tarde à Polícia Civil, que dirigia após ter ingerido "duas garrafas de cerveja". Ele também não tem habilitação. Um segundo motorista envolvido no acidente segue foragido.
O motorista preso e outras quatro pessoas que estavam com ele voltavam de uma festa para ir em outra. No depoimento prestado no 2 Distrito Policial de Mogi das Cruzes, Silva disse ter sido ultrapassado por outro veículo que fez sinal para uma disputa de racha, com as duas setas ligadas. Na disputa ele perdeu o controle do veículo, capotou e atingiu o grupo de jovens.
A policia informou que Silva fugiu do local do acidente sem prestar socorro, por volta da 1h, e só foi localizado durante diligência ontem por volta das 10 horas. Segundo o tenente da PM Kaio de Siqueira Domingues, responsável por fazer o atendimento da ocorrência, dois carros disputavam racha na Avenida Japão, sentido bairro.
"Os carros se tocaram e um deles derrapou atingindo o grupo de dez jovens que estavam reunidos", disse. Seis dos jovens morreram no local. Um ferido de 15 anos seguia internado em estado grave na tarde de ontem. A polícia ainda procura o outro motorista envolvido no acidente que fugiu. Segundo o delegado Daniel Miragaia, que registrou o caso, assim que for identificado ele será preso sem possibilidade de fiança.
A velocidade máxima permitida na Avenida Japão é de 50 km/h. A polícia, porém, diz que o velocímetro do carro de Silva travou em 120 km/h no momento da tragédia. Em 15 dias deve sair  laudo da perícia que apontará a real velocidade dos dois veículos.

sexta-feira, 27 de setembro de 2013

Temperatura do planeta pode subir 4,8 graus e nível do mar até 81 cm


Temperatura do planeta pode subir 4,8 graus e nível do mar até 81 cm

Temperatura do planeta pode subir 4,8 graus e nível do mar até 81 cm A temperatura do planeta poderá aumentar até 4,8ºC este século e o nível do mar poderá subir até 81 centímetros, com danos relevantes na maior parte das regiões costeiras do globo, alerta, esta sexta-feira, o Painel Intergovernamental sobre Alterações Climáticas.
 
foto JONATHAN NACKSTRAND/AFP
Ativistas manifestam-se junto à sede do Painel Intergovernamental sobre Alterações Climáticas da ONU com um cartaz a dizer "Mudanças climáticas: o debate acabou"
 
No seu quinto relatório de avaliação, apresentado em Estocolmo, os especialistas deste painel das Nações Unidas apresentam vários cenários possíveis, tendo em conta milhares de investigações realizadas nos últimos anos.
O relatório confirma, "ainda com mais certeza, que as alterações climáticas se devem à atividade humana", disse na apresentação do documento o secretário-geral da Organização Meteorológica Mundial, Michel Jarraud.
Numa mensagem gravada e emitida no início da conferência de imprensa, o secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, disse: "O aquecimento é real. Agora temos de agir".
O relatório confirma, "ainda com mais certeza, que as alterações climáticas se devem à atividade humana", disse na apresentação do documento o secretário-geral da Organização Meteorológica Mundial, Michel Jarraud.
Segundo o responsável, o documento mostra de forma inequívoca que o clima tem vindo a aquecer e os cientistas estão 95% seguros de que a atividade humana é a "causa dominante" do aquecimento global desde os anos 50 do século passado, um aumento de certeza em relação aos 90 por cento referidos no relatório de 2007.

Dilma lança novo Portal Brasil e diz que deseja ouvir mais as ruas

Dilma lança novo Portal Brasil e diz que deseja ouvir mais as ruas

Segundo a Presidência, o portal pretende ser a porta de entrada da relação entre o cidadão e o governo federal e reunirá informações e serviços de todos os ministérios


Por: Agência Brasil
BRASÍLIA
Dilma lança novo Portal Brasil e diz que deseja ouvir mais as ruas
Divulgação
Dilma lança novo Portal Brasil e diz que deseja ouvir mais as ruas
A presidenta Dilma Rousseff disse nesta sexta-feira (27), ao lançar o novo Portal Brasil, que seu governo quer construir uma “prática sistemática” de ouvir as ruas. Segundo a Presidência, o portal pretende ser a porta de entrada da relação entre o cidadão e o governo federal e reunirá informações e serviços de todos os ministérios. Dilma disse que o portal é um instrumento para o exercício da cidadania que contribuirá para a melhoria da qualidade dos serviços e do grau de informação dos cidadãos.
Além do Portal Brasil, a Presidência está criando perfis no Instagram e no Facebook e a presidenta também voltou hoje a escrever em seu perfil no Twitter, após quase três anos afastada. “Isso significa que nós queremos construir uma prática sistemática de ouvir as ruas, ouvir o que querem as universidades, o que quer a população da cidade e do campo no Brasil, dos diferentes segmentos sociais e ouvir as redes sociais, ter com elas uma interação”, disse Dilma.
O porta-voz da Presidência da República, Thomas Traumann, disse que o Portal Brasil, assim como o retorno da presidenta Dilma Rousseff ao Twitter e a criação de perfil da Presidência no Instagram e no Facebook, fazem parte de uma nova postura do governo. “Pretendemos construir uma relação com a sociedade, por meio das redes sociais, de forma que ela possa interferir também nas decisões do governo”.
O coordenador do Gabinete Digital, Valdir Simão, explicou que o Portal Brasil trará informações e serviços e que a página na internet poderá ser customizada pelo cidadão de acordo com suas necessidades. Por meio do portal, será possível obter informações sobre como solicitar documentos pessoais, além de serviços como a emissão de Documento de Arrecadação de Receitas Federais (Darf), pedido de passaporte, cálculo da Previdência e inscrição no Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).
De acordo com Dilma, uma das razões para a modernização do portal é reunir informações de vários órgãos governamentais em apenas um canal. “Quem é múltiplo é o governo. É ele quem tem que criar uma entrada única a esse cidadão único e se subordinar ao fato que, a partir daí, ele acessa aquilo que ele quer”, discursou.
O objetivo, de acordo com Valdir Simão, é colocar no portal os serviços de todos os ministérios do governo. Até o momento, segundo ele, 12 pastas compartilharam informações com o site e fornecem ao cidadão 583 serviços. “Até o fim do ano todos os ministérios estarão presentes nesse serviço”, disse Simão.
Segundo a presidenta, por meio da ferramenta, o cidadão será o responsável por definir as condições para acessar as informações, que estarão disponíveis de forma bruta, completa, e também sistematizada por programas do governo. “Ao tratar o cidadão como uno, estamos reconhecendo e nos curvando de forma humilde ao reinado do cidadão sobre a questão da informação”, disse.

Dados da Pnad são animadores e mostram que país está muito melhor, diz ministra

Dados da Pnad são animadores e mostram que país está muito melhor, diz ministra

Agência Brasil
A Pesquisa Nacional de Amostra de Domicílios 2012 (Pnad), divulgada nesta sexta-feira (27) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), anima o governo e mostra que o país e sua população estão “muito melhor”, disse a ministra do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Tereza Campello, no Palácio do Planalto. Para ela, o Brasil continua avançando em todos os indicadores estratégicos.
Quanto à taxa de analfabetismo, que, segundo a pesquisa, aumentou de 8,6% (12,9 milhões de pessoas) em 2011 para 8,7% (13,2 milhões de pessoas) no ano passado, a ministra considerou uma variação da própria amostra. “Nossa avaliação é que não houve aumento da taxa de analfabetismo, e sim que ficou estável e que temos de continuar avançando”.
Segundo Tereza Campello, o governo ainda analisará os microdados da Pnad e fará uma avaliação mais aprofundada na próxima segunda-feira
Segundo Tereza Campello, o governo ainda analisará os microdados da Pnad e fará uma avaliação mais aprofundada na próxima segunda-feira
>> Rendimento real do trabalhador cresce 5,8% em 2012, segundo a Pnad
>> Trabalho infantil diminui, mas ainda há 3,5 milhões de menores ocupados
>> Mais de 80 milhões de brasileiros acessam a internet
>> Desemprego no país ficou em 6,1% em 2012
>> Analfabetismo para de cair após 8 anos
>> Número de domicílios no país cresce mais do que a população
>> Pnad indica que ganhos de rendimento das mulheres são menores que os dos homens
>> População brasileira chega a 197 milhões de pessoas
A ministra manifestou entusiasmo com os dados referentes à taxa de emprego e ao aumento de renda da população. “Se olharmos para o mundo, [veremos que] no trabalho, temos dados absolutamente fantásticos. Cai o desemprego e aumenta o rendimento real em todas as regiões”. De 2011 para 2012, o Brasil registrou queda de 6,7% para 6,1% na taxa de desemprego. O rendimento médio mensal do trabalhador brasileiro chegou a R$ 1.507 em 2012, com ganho real de 5,8% em relação aos R$ 1.425 de 2011, reajustados pela inflação.
Tereza Campello comemorou também a queda de 23% no trabalho infantil, na faixa etária entre 10 e 13 anos, e disse que o país tem bons números para apresentar na 3ª Conferência Global sobre Trabalho Infantil, de 8 a 10 de outubro, em Brasília. “Poderemos abrir a conferência com números muito impressionantes. O trabalho infantil despencou em todo o Brasil”, afirmou a ministra.
Segundo Tereza Campello, o governo ainda analisará os microdados da Pnad e fará uma avaliação mais aprofundada na próxima segunda-feira (30).

Ex-mulher e irmão são condenados por morte de diretor da Friboi



Ex-mulher e irmão são condenados por morte de diretor da Friboi
Giselma Campos acabou condenada a 22 anos e seis meses de prisão. (Foto divulgação) Clique para ampliar a imagem
Humberto Magalhães foi assassinado em 2008 na Vila Leopoldina.
Giselma Campos acabou condenada a 22 anos e seis meses de prisão.

Os dois réus julgados pela morte do diretor-executivo da Friboi Humberto Campos Magalhães foram condenados nesta sexta-feira (27). A ex-mulher do executivo, Giselma Carmen Campos, e o irmão dela, Kairon Valter Alves, eram acusados de planejar e contratar os executores do assassinato, ocorrido em dezembro de 2008 em São Paulo.

Giselma foi condenada a 22 anos e seis meses de prisão. Como já ficou mais de um ano presa pelo crime, a pena a ser cumprida ficou em 21 anos e 1 dia de detenção. Apesar da sentença, ela não irá para a prisão agora por causa de uma decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) que permitiu à ré ficar em liberdade enquanto o processo é julgado. A defesa ainda pode recorrer da decisão desta sexta.

O irmão dela foi condenado a 21 anos de prisão, dos quais já cumpriu quatro anos. Ele voltou para o presídio após o fim dos trabalhos do júri. O julgamento durou quatro dias no Fórum Criminal da Barra Funda, na Zona Oeste de São Paulo, e sentença foi lida pela juíza Eliana Cassales Tosi de Mello por volta das 19h.

Giselma negou aos jurados ser a mandante do crime, ocorrido em uma rua da Vila Leopoldina. Já Kairon Alves confessou a participação no assassinato e disse que a irmã planejou a morte de Humberto. A ex-mulher do executivo afirmou que o irmão "mentiu" ao apontá-la como mandante.

Os depoimentos dos filhos de Giselma e Humberto marcaram o julgamento. O estudante de administração Carlos Eduardo Magalhães, de 22 anos, disse que a mãe perseguia o pai. O filho mais velho, o estudante de direito Marcus Vinicius Magalhães, defendeu a mãe e afirmou que o irmão fez do júri "um circo".

Durante os debates entre defesa e acusação, o promotor José Carlos Cosenzo buscou convencer os jurados que os irmãos foram responsáveis pela morte do diretor-executivo da Friboi. Ele comparou a forma engenhosa como o crime foi planejado em 2008 com a literatura policial da escritora Agatha Christie. O promotor citou até mesmo o julgamento do mensalão.

O promotor disse aos jurados que o assassinato do executivo da Friboi acabou também com a vida dos filhos, dos comparsas e da própria acusada. "Giselma matou dois filhos, Carlos Eduardo e Marcos Vinicius, Giselma matou Kairon, Paulo e Osmar, e depois se matou", disse.

Os primeiros 30 minutos da sustentação do promotor foram usados para agradecer a presença da família da vítima, vinda de Goiás, dos jurados e da imprensa. Em seguida, ele ressaltou a importância da decisão do Conselho de Sentença na vida da família da vítima. O representante do Ministério Público narrou todo o crime aos jurados. "Essa história parece um romance de Agatha Christie", afirmou.

Cosenzo lembrou aos jurados que a liminar concedida pelo STF a pedido da defesa da ré foi analisada pelo ministro Celso de Mello. "Sabem quem deu a liminar para a Giselma? Foi aquele ministro do STF, o Celso de Mello, o mesmo do mensalão", ressaltou, em referência ao voto que acabou levando a um novo julgamento para parte dos reús do caso.

Defensores
A segunda etapa dos debates foi reservada aos defensores dos dois réus. Eles falaram durante duas horas e 35 minutos. A advogada Vitória Nogueira, que defende Kairon, foi a primeira a falar. Ela pediu atenuantee de pena pela confissão do réu, e facilitação do trabalho da Justiça.

Durante uma hora de argumentação, ela disse que o réu está se sentindo arrependido e enganado pela irmã. "Mesmo que a pessoa tenha errado e cometido um crime, como tráfico de drogas, não quer dizer que a pessoa não tenha dignidade e caráter", afirmou. Ela ressaltou que o cliente dela foi manipulado, pois, na última vez que tinha visto a irmã, os dois eram ainda crianças e ela possuía uma índole diferente da atual.

Defensor de Giselma Campos, o advogado Mauro Nacif defendeu a todo momento o direito de absolvição em caso de dúvida, citando os incisos 6 e 7 do artigo 386 do Código Penal. "Se o juiz de direito togado, concursado, pode absolver pela dúvida, o júri também pode, tem o mesmo direito."

Nacif disse que o Carlos Eduardo Magalhães tem ódio da mãe e que Kairon possui o mesmo sentimento pela irmã, por isso os dois a estão acusando. "Ele diz que não tem ódio da mãe, mas quer jogá-la em um lugar que tem ratos na água", afirmou, em referência às condições de um presídio.

De acordo com o advogado, além da ganância financeira do jovem, a raiva de problemas na infância também foi outra motivação para o depoimento contra a mãe. "Vamos dar a ela esse crédito de confiança como o Supremo deu", pediu, citando uma decisão do STF que permitiu que a ré ficasse em liberdade até o julgamento do processo.

Giselma nega
A ré Giselma Carmen Campos negou na quinta-feira a acusação feita pelo irmão, Kairon Valter Alves, de que seria a mandante da morte do ex-marido. "É tudo mentira", disse. Kairon Alves confirmou na tarde desta quinta que a irmã mandou assassinar o ex-marido.

No fim do interrogatório de Giselma, a juíza Eliana Cassales Tosi de Mello colocou os dois irmãos frente a frente. Ela perguntou se Kairon mantinha a versão de que a irmã era mandante do assassinato. Ele disse: "Confirmo". A ex-mulher do executivo voltou a repetir que era "mentira".

Questionado qual seria o motivo de Kairon a incriminar pelo assassinato, Giselma disse que o irmão havia pedido R$ 15 mil a ela para uma cirurgia de um filho, mas ela não tinha o dinheiro naquele momento para dar. Por isso, acredita que o irmão ficou com raiva dela.

O crime
Segundo a polícia e a Promotoria, Giselma passou a planejar o assassinato de Humberto depois da separação informal do casal. Apesar de estarem casados judicialmente, eles estavam separados na época do crime, em dezembro de 2008.

Giselma procurou o irmão Kairo Alves, no Maranhão, que havia saído da prisão, onde passou 18 anos condenado por tráfico de drogas. Segundo a polícia, Kairo veio a São Paulo e contratou dois pistoleiros no Centro de São Paulo. A investigação mostrou que Giselma pagou ao irmão e aos pistoleiros cerca de R$ 30 mil. Os dois foram condenados pelo crime em um julgamento anterior.

No dia da morte, um dos assassinos utilizou o celular do filho mais novo de Humberto, entregue por Giselma, e telefonou para o executivo dizendo que o jovem estava passando mal, no meio da rua. Humberto saiu de casa apressado e foi à rua indicada procurando o filho de casa em casa. Ao voltar para o carro, um motoqueiro se aproximou e depois de uma rápida discussão disparou dois tiros que mataram Humberto.

Assista ao vídeo no Portal G1

Fonte: Portal G1

Fornecido Por Cotação do Euro