quinta-feira, 13 de novembro de 2014

Após pouso turbulento, cientistas confirmam estabilidade de sonda em cometa


Após pouso turbulento, cientistas confirmam estabilidade de sonda em cometa

Dados iniciais mostraram que Philae não pousou como planejado e flutuou duas vezes antes de se prender a cometa.

Da BBC
 O módulo Philae após se desprender da sonda Rosetta: cientistas aguardam para determinar se veículo está estabilizado no cometa  (Foto: Agência Espacial Europeia) O módulo Philae após se desprender da sonda Rosetta: cientistas aguardam para determinar se veículo está estabilizado no cometa (Foto: Agência Espacial Europeia)
Momentos turbulentos durante o pouso do módulo Philae em um cometa deixaram apreensivos os cientistas envolvidos na missão.
Dados apontaram que o veículo - do tamanho de uma máquina de lavar roupa - teve de efetuar três tentativas de pouso até conseguir utilizar seus arpões para se ancorar com estabilidade. Houve falhas também no sistema de propulsão em direção à superfície do cometa.
A telemetria indicou que o Philae se desprendeu, flutuou e retornou à superfície do cometa, a 500 milhões de quilômetros da Terra. Informações posteriores indicaram que o robô repetiu esse movimento, levando duas horas para se estabilizar.
O intervalo entre o primeiro e o segundo pouso teria sido de cerca de duas horas; e o espaço entre o segundo e o terceiro, de menos de 10 minutos.
Segundo leituras iniciais, o módulo afundou cerca de 4cm na superfície do cometa, sugerindo uma camada exterior relativamente macia.
Apesar do sucesso, os cientistas estavam temerosos em relação à estabilidade do módulo - que foi confirmada por novos dados recebidos nesta quinta-feira.
'Grande passo'
O robô Philae conseguiu aterrissar no cometa 67P/Churyumov-Gerasimenko às 14h05 (horário de Brasília) de quarta-feira após se desprender da sonda Rosetta.
"Pousamos o cometa naquele momento em que todos vocês nos viram celebrando", disse o coordenador do projeto, Stephan Ulamec, fazendo referência às imagens da comemoração da equipe científica divulgadas após o feito.
"Tivemos um sinal bem claro ali: recebemos dados do pouso. Esta é a boa notícia."
Mas em seguida veio a "má notícia" sobre o desprendimento do módulo e o que a Agência Espacial Alemã chamou de "segundo pouso" do Philae.
Um dos temores iniciais dos cientistas era de que a parte externa do cometa fosse revestida por gelo, o que poderia fazer o robô quicar na superfície e se afastar da rocha em vez de aterrissar - já que há pouca gravidade no local. O temor não se concretizou.
 Esta imagem foi feita pelo robô Philae em sua aproximação do cometa  (Foto: Agência Espacial Europeia) Esta imagem foi feita pelo robô Philae em sua aproximação do cometa (Foto: Agência Espacial Europeia)
O diretor-geral da Agência Espacial Europeia, Jean Jacques Dordain, disse que "este é um grande passo para a civilização".
"Sabíamos que este tipo de feito não iria cair do céu, só com trabalho duro e muito conhecimento."
Agora, o módulo fará análises da composição da superfície do corpo celeste, o que pode oferecer novas pistas sobre a formação do Sistema Solar e da vida na Terra.
Os dados poderão ajudar a elucidar mistérios sobre cometas como esse - relíquias geladas dos tempos da formação do Sistema Solar.
US$ 1 bilhão
Uma das teorias sobre o início da vida na Terra postula que os primeiros ingredientes da chamada "sopa orgânica" vieram de um cometa, considerados alguns dos corpos celestes mais antigos do Sistema Solar.
A missão Rosetta, batizada em homenagem à pedra que possibilitou a tradução dos hieróglifos egípcios, foi planejada na década de 80 e custou ao menos US$ 1 bilhão.
A sonda foi lançada em março de 2004 e, desde então, já orbitou o sol cinco vezes, ganhando velocidade "surfando" a gravidade da Terra e de Marte.
Para atravessar a parte mais gelada de sua rota, a sonda foi desligada em 2012 e somente reativada em 1º de janeiro deste ano.
Por enquanto, ainda não há informações sobre a natureza dos materiais encontrados na superfície do cometa.
Se tudo correr conforme o planejado, novas fotos devem ser enviadas em breve. O robô também começará sua análise da composição química do corpo celeste.

Nenhum comentário:


Fornecido Por Cotação do Euro