sábado, 8 de novembro de 2014

Após largar estudos e se casar aos 17 anos, jovem se separa e tenta o Enem


Após largar estudos e se casar aos 17 anos, jovem se separa e tenta o Enem

Ela viajou três horas de Caiobá até Curitiba para fazer a prova.
Ao todo, 406 mil estudantes farão o Exame do Ensino Médio no Paraná.

Adriana Justi e Thais Skodowski Do G1 PR
Franciele da Silva, 20 anos (Foto: Thais Skodowski/G1 PR)Franciele da Silva, de 20 anos, decidiu retomar os estudos após se separar do marido
(Foto: Thais Skodowski/G1 PR)
A jovem de 20 anos Franciele da Silva, uma das candidatas que aguarda para fazer o primeiro dia de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) na Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR), disse ao G1 que acabou deixando os estudos de lado porque se casou aos 17 anos. Depois de se separar do marido, em 2013, ela decidiu retomar o que deixou para trás. Para fazer a prova, ela viajou mais de 80 km de Caiobá, no litoral do Paraná, até Curitiba. O percurso foi feito de ônibus e durou três horas. "Estou tranquila e me sinto preparada. Ano passado eu também tentei a prova, mas não obtive a pontuação necessária". Franciele vai tentar o exame para concluir o ensino médio. Ela ficar hospedada na casa do pai para fazer a prova no domingo e depois retorna para o litoral, onde mora sozinha.
FAÇA O SIMULADO FINAL DO ENEM
Em todo o Paraná, 406 mil estudantes se inscreveram para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Os portões abrem às 12h e fecham às 13h no horário local. Neste sábado, a prova termina às 17h.
Cerino Correia de Mello tem 51 anos e tenta uma
pontuação boa para entrar no curso de Direito
(Foto: Thais Skodowski/G1 PR)
Já Cerino Correia de Mello, de 51 anos, iniciou três faculdades, mas não cosneguiu concluir nenhuma delas. Agora, ele decidiu fazer direiro e viu no Enem uma oportunidade para entrar cursar a faculdade completa. "Eu quero trabalhar com direito internacional. É meu sonho", relatou ao G1.
Cerino argumentou ainda que estudou em casa e que não fez nenhum curso preparatório. Mesmo assim, ele também relatou que se sente preparado. "Pelo menos não estou nervoso. Vamos ver, tomara que dê certo". Esta é a primeira vez que ele faz o Exame Nacional do Ensino Médio.
No Enem, cada estudante tem cinco notas: uma para cada prova objetiva e uma para a prova da redação. As provas objetivas são as de ciências da natureza, ciências humanas, matemática e linguagens e códigos. O exame é uma oportunidade para os candidatos conseguirem uma boa nota na prova para disputar vaga em universidades, ou ainda conseguir o certificado de conclusão do ensino médio.
Em todo o país, 8.721.946 estudantes estão aptos a fazer as provas do Enem neste ano. O número é recorde na história do exame. O crescimento é de 21,6% em relação ao ano anterior.
Os candidatos poderão sair sem a prova às 15h e com a prova às 17h neste sábado. No domingo, os portões também abrirão às 12h e fecham às 13h. No entanto, o exame termina um pouco mais tarde – às 18h30. O prazo para sair sem a prova também será às 15h e com a prova às 18h.
O que levar
Os itens imprescindíveis para o exame são a caneta preta, de corpo transparente, e um documento oficial com foto. Atenção: documentos em mal estado ou sem foto não serão aceitos. Em caso de roubo ou furto, o candidato pode levar o boletim de ocorrência atestando a ausência dos documentos.

Nenhum comentário:


Fornecido Por Cotação do Euro