segunda-feira, 24 de novembro de 2014

PARÁ TEM MAIS DE 80 CASOS REGISTRADOS DA DOENÇA DE CHAGAS

PARÁ TEM MAIS DE 80 CASOS REGISTRADOS DA DOENÇA DE CHAGAS

No total, 88 pessoas foram diagnosticadas com a enfermidade.
Número foi divulgado pela Sespa nesta segunda-feira (24).



O número de pessoas atingidas pela doença de Chagas em 2014 no Pará já chega a 88, de acordo com a Secretaria de Estado de Saúde Pública do Pará (Sespa). A maior incidência é em Belém, com 20 casos confirmados até o último dia 17. A maioria dos casos diagnosticados (80%) ocorreu por ingestão de alimentos contaminados, principalmente o açaí.
Outros municípios que também têm casos registrados são: Barcarena, Curralinho, Muaná, Abaetetuba, São Sebastião da Boa Vista, Breves, Limoeiro do Ajuru, Bragança, Cametá, Moju, Ponta de Pedras, Irituia, Acará, Curuçá, Ananindeua e Santarém Novo.
No mesmo período do ano passado, 133 pessoas apresentaram a doença, o que configura uma redução de 33,83% de incidência. No mesmo período do ano passado, a capital paraense registrou 26 casos, configurando uma redução de 23,07% de incidência da doença.

Casos Os pacientes encontram-se sob tratamento e acompanhamento de profissionais do Instituto Evandro Chagas (IEC). É possível que outros casos associados a este surto sejam detectados, tanto pelo Laboratório de Doença de Chagas (Lab-Chagas) quanto por outros laboratórios da rede de saúde pública.
As investigações deste surto estão sendo realizadas pelo IEC/Lab-Chagas, Sesma e Sespa.

Doença de Chagas Aguda Quando identificada e tratada precocemente, a doença tem amplas chances de cura e controle. A doença é transmitida por insetos conhecidos como “barbeiros”, que no seu intestino abrigam um protozoário denominado Trypanosoma cruzi. Este protozoário, quando eliminado junto com as fezes dos insetos pode contaminar o homem.
No Pará, a forma de transmissão mais comum da doença acontece pela ingestão de alimentos contaminados, como o açaí. As alternativas de contaminação seriam as seguintes: “Barbeiros” infectados podem voar de matas vizinhas para os pontos de processamento de açaí, atraídos pela luz e caindo dentro da máquina e são triturados com os frutos.

Fonte: G1 PA.

Nenhum comentário:


Fornecido Por Cotação do Euro