quinta-feira, 15 de maio de 2014

Manifestantes incendeiam fábricas chinesas no Vietname devido a disputa



Manifestantes incendeiam fábricas chinesas no Vietname devido a disputa

Manifestantes incendeiam fábricas chinesas no Vietname devido a disputa Manifestantes incendiaram mais de uma dezena de fábricas de empresas chinesas no Vietname, em reação à instalação de uma plataforma petrolífera por parte de Pequim em águas disputadas, informou, esta quarta-feira, a imprensa oficial chinesa.
 
foto REUTERS

 
Trabalhadores saquearam bens e atacaram escritórios numa rara vaga de revolta popular na terça-feira no país comunista, que autorizou a realização de manifestações massivas contra a China no fim de semana. Não foram registados feridos ou mortos.
O alvo dos manifestantes foram empresas manufatureiras detidas ou administradas por chineses, bem como trabalhadores chineses na província de Binh Duong, indicou, esta quarta-feira, o Parque Industrial Vietname-Singapura, em comunicado citado pela AFP.
Milhares de trabalhadores saíram para as ruas na terça-feira, tendo um pequeno grupo atacado seguranças e gestores antes de incendiarem pelo menos 15 fábricas, informou o portal estatal VNExpress.
Vídeos e imagens publicadas em blogues de dissidents mostram milhares de trabalhadores, muitos dos quais com bandeiras do Vietname, a destruírem portões de fábricas e a invadirem os complexos, causando danos significativos nas propriedades.
Empresas de Taiwan, do Japão e da Coreia do Sul fecharam as suas fábricas, dando folga aos seus funcionários, tendo hasteado bandeiras do Vietname no exterior, na tentativa de travar os manifestantes, acrescenta o mesmo portal, citado pela agência AFP.

Nenhum comentário:


Fornecido Por Cotação do Euro