terça-feira, 27 de maio de 2014

Casa de apoio para crianças em tratamento contra o câncer será inaugurada em Florianópolis

Casa de apoio para crianças em tratamento contra o câncer será inaugurada em Florianópolis

A casa foi construída pela Associação de Voluntárias (AVOS) do Hospital Infantil

Casa de apoio para crianças em tratamento contra o câncer será inaugurada em Florianópolis Betina Humeres/Agencia RBS
Vovó Gertrudes inaugura nesta terça-feira casa de apoio em Florianópolis Foto: Betina Humeres / Agencia RBS
O encontro de Maria Sandré, de São Lourenço do Oeste e Daiana Chaves, de Curitibanos, aconteceu em Florianópolis há cerca de três semanas, mas em pouco tempo as duas criaram laços. Como mães, as moradoras do interior do Estado dividem as tristezas, preocupações, e vitórias no tratamento dos filhos contra o câncer. Uma rotina que não é fácil, mas possível com a ajuda da Casa de Apoio para pacientes em tratamento, em frente ao Hospital Infantil Joana de Gusmão:

— Se não tivesse este lugar para ficar, nem sei como iria fazer. A gente mora em São Lourenço do Oeste, fica mais de 10 horas de viagem, e não tem como ficar indo e voltando — conta Maria, mãe de Luana, 10 anos.


Foto: Betina Humeres/ Agência RBS
Assim como Maria e Daiana, todos os dias chegam na Capital crianças com suas mães e pais para o tratamento no Hospital Infantil. Agora, eles terão um novo lugar para se hospedarem. Nesta terça-feira será inaugurada a Casa de Apoio Vovó Gertrudes, com o objetivo de melhorar a qualidade de vida no momento em que os pacientes mais precisam.

Construída pela Associação de Voluntárias de Saúde do Hospital Infantil (Avos), a casa de apoio vai oferecer gratuitamente 20 quartos com banheiro e armários, além de áreas de convivência, cozinha, brinquedoteca, sala de informática e capela ecumênica. A presidente da AVOS, Maria Gertrudes da Luz Gomes, 81 anos, se emociona ao falar da casa que leva seu nome:

— Ver esta casa pronta é a realização de um sonho. Nosso desejo é trazer um pouco de conforto para os pacientes, tirá-los da atmosfera do hospital — disse.

Investimento de R$ 2,5 milhões

Dona Gertrudes conta que foram investidos R$ 2,5 milhões na construção da casa de 1.826m². Todo o dinheiro veio de doações de empresas, voluntários, eventos promovidos pela AVOS e do Governo do Estado. A manutenção do local também será feita pela Associação.

— Tanta gente nos ajudou de várias formas. Teve dia que saí daqui chorando, porque parecia que as coisas não estavam avançando, mas nos outros já estava firme. Agora estamos tratando da sustentabilidade, pois não podemos dar um passo maior do que a perna.

A antiga casa de apoio, que tem capacidade para 19 pessoas, será reformada para receber pacientes com outras patologias.

Serviço
Inauguração da Casa de Apoio Vovó Gertrudes
Quando: 27/05 - Terça-feira
Horário: 19h30
Local: Rua Rui Barbosa - Agronômica em frente ao Hospital Infantil

Para ajudar:
AVOS
- Central de Doações: (48)3348 6043
Conta bancária: Banco do Brasil
Agência: 5317-1
Conta: 685.002-2

Nenhum comentário:


Fornecido Por Cotação do Euro