sábado, 15 de dezembro de 2012

Polícia tem provas para entender "imagem completa" do massacre em escola

Mulher se desespera na tentativa de ter notícias da irmã, professora na escola de Sandy Hook (Foto: AP)


Newtown (EUA), 15 dez (EFE).- As autoridades do estado de Connecticut disseram neste sábado que obtiveram suficientes provas para entender a "imagem completa" do massacre de ontem em uma escola primária na cidade de Newtown.

Leia mais:
EUA buscam respostas após massacre que enlutou o país
Newtown: a pacífica cidade que só registrara um homicídio em uma década
Secretário da ONU chama de "atroz" o assassinato de crianças em nos EUA
Irã se solidariza com vítimas do massacre nos EUA
Putin expressa condolências a Obama pelo massacre em Connecticut
Enquanto isso, as vítimas "foram identificadas pelos legistas", mas ainda restam alguns trâmites para que suas identidades sejam divulgadas, afirmou o tenente Paul Vance, da polícia estadual de Connecticut, em entrevista coletiva.
Os investigadores coletaram na escola e na casa do autor dos disparos (que nela matou sua própria mãe) "provas muito boas" para criar "uma imagem completa do que aconteceu", acrescentou Vance, que não quis entrar em detalhes.
O porta-voz policial também não quis falar ainda sobre os possíveis motivos do autor.
Vance disse que uma vez que os legistas concluam a parte burocrática de sua tarefa, será divulgada uma lista oficial com os nomes de todas as mortes, incluindo o atirador.
O suspeito foi identificado pelos meios de comunicação como Adam Lanza, de 20 anos, baseando-se em informações vazadas pela polícia, embora não haja uma confirmação oficial.
Vance insistiu aos jornalistas que, uma vez que os nomes das vítimas sejam divulgados, respeitem a "privacidade" das famílias, já que "estão passando um momento muito difícil".
O porta-voz policial indicou ainda que os detetives continuarão trabalhando um dia ou dois na escola antes de completar seu trabalho.
Também disse que a subdiretora da escola, a única ferida no massacre, está evoluindo bem e será "fundamental" na investigação.
Algumas testemunhas disseram que o atirador entrou na escola quebrando uma janela. Vance explicou que já está provado que os funcionários da escola "não lhe deixaram entrar voluntariamente", mas também não quis oferecer mais detalhes.
Além disso, confirmou que todas as armas da mãe do suspeito (duas pistolas e uma espingarda, todas elas semiautomáticas) foram encontradas na cena do massacre.
Vance explicou que os policiais e membros dos serviços de emergência que chegaram à escola "entraram por vários pontos" no centro.
As autoridades enviaram a Newtown uma equipe de especialistas de um hospital de New Haven, também no estado de Connecticut, para ajudar os moradores desta cidade a enfrentar o enorme choque emocional causado pelo massacre. EFE

Nenhum comentário:


Fornecido Por Cotação do Euro