sexta-feira, 27 de abril de 2012

Ex-diretor da Delta é transferido para o presídio da Papuda, em Brasília


Ex-diretor da Delta é transferido para o presídio da Papuda, em BrasíliaLigado a Carlinhos Cachoeira, Claudio Abreu foi preso na quarta (25). Justiça negou pedido de liberdade; Papuda também abriga o bicheiro


Comboio da Polícia Civil do DF transporta quatro presos pela Operação Saint-Michel para o presídio da Papuda, em Brasília Foto: Natalia Godoy/G1
O ex-diretor da Delta Construções Claudio Abreu, o vereador de Anápolis Wesley Silva (PMDB) e outras duas pessoas presas na operação Saint-Michel foram transferidos na manhã desta sexta-feira (27) para a Penitenciária da Papuda, em Brasília, segundo a Divisão de Controle e Custódia de Presos (DCCP) da Polícia Civil.

A Saint-Michel é um desdobramento da operação Monte Carlo, na qual foi preso o bicheiro Carlinhos Cachoeira, que também está na Papuda.
Os presos foram transferidos sob um forte esquema de segurança. Armados com metralhadoras, policiais civis chegaram a fechar as vias de acesso ao Departamento de Polícia Especializada (DPE), onde os quatro aguardavam transferência.
Acusado de formação de quadrilha e corrupção, Claudio Abreu foi gravado pela PF em conversas com Carlinhos Cachoeira e outros integrantes do grupo do bicheiro discutindo o pagamento de propinas e supostas tentativas de fraudes em licitações.
Em São Paulo, o advogado de Abreu, Roberto Pagliuso, disse que não havia sido avisado de que a transferência ocorreria nesta sexta-feira. “Não fui avisado previamente da data específica, mas havia sido avisado que ele seria transferido”, disse ao G1.
O advogado afirmou que o Tribunal de Justiça do Distrito Federal negou nesta quinta-feira a liminar em que pedia a liberdade de Abreu. Falta agora o julgamento do mérito, que não tem data para ocorrer. Pagliuso diz não haver justificativa para a prisão, porque seu cliente tem colaborado com as investigações.
Segundo ele, Abreu está tranquilo. “Evidentemente, é desconfortável estar preso, mas ele está confiante de que vai conseguir a liberdade.”

Operação
A Polícia Civul do DF cumpriu na última quarta-feira (25) mandados de prisão e de busca e apreensão nas cidades de Brasília, São Paulo, Anápolis e Goiânia. Os mandados foram autorizados pela 5ª Vara Criminal de Brasília.
Um dos mandados foi cumprido em um anexo do Palácio do Buriti, sede do governo do Distrito Federal. Também foram cumpridos mandados no DFTrans (Transporte Urbano do Distrito Federal).
Gravações telefônicas feitas pela PF durante a Operação Monte Carlo revelaram o envolvimento de parlamentares, políticos e empresários com o grupo de Cachoeira. Uma Comissão Parlamentar de Inquérito mista de deputados e senadores foi aberta no Congresso Nacional para investigar o tema.
Entre as suspeitas está a de favorecimento à Delta Construções, empreiteira que mantém diversos contratos com o governo federal. Cláudio Abreu, ex-diretor da Delta, aparece em diversas gravações com Cachoeira discutindo contratos e benefícios ao grupo do contraventor. Relatório da PF revela que Cachoeira passava informações sigilosas de licitações públicas para Claudio Abreu

Nenhum comentário:


Fornecido Por Cotação do Euro