quinta-feira, 19 de abril de 2012

Delegada do Pará é convidada a assessorar CPI do Tráfico Humano


Delegada Chistiane LobatoA delegada Christiane Lobato (foto), diretora da Divisão de Atendimento ao Adolescente da Polícia Civil, foi convidada a assessorar a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do Tráfico Humano, em Brasília (DF), pela Câmara dos Deputados.
O convite surgiu em decorrência das investigações realizadas pela equipe policial da Data que resultaram na desarticulação de esquemas de tráfico de jovens do Pará para fora do Estado. A Polícia Civil do Pará foi a única Polícia Estadual de todo país a contribuir para elaboração do 2º Plano Nacional de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas. Ontem, dia 17, a delegada participou de reunião sobre o cronograma dos trabalhos e de audiência pública sobre a CPI em Brasília. A Comissão Parlamentar de Inquérito da Câmara dos Deputados sobre o Tráfico de Pessoas foi instalada no início deste mês.
O objetivo da comissão é propor uma legislação baseada na Convenção das Nações Unidas contra o Crime Organizado Transnacional, conhecida como Convenção de Palermo, de 2000. A meta é apurar a relação dos desaparecimentos de pessoas com o tráfico de pessoas para comércio internacional de órgãos, adoção internacional ilegal, prostituição e trabalho escravo.
Para a delegada, será necessário capacitar as Polícias dos Estados para atender as vítimas, posto que, em muitos casos, a vítima até tem interesse de buscar a ajuda, todavia, se ao chegar a uma unidade policial e não houver um atendimento a contento, ela perde a coragem. “Tem que ter uma unidade específica para atender a vítima de uma forma satisfatória”, assevera a policial civil.
Fonte: Polícia Civil do Pará

Nenhum comentário:


Fornecido Por Cotação do Euro