sábado, 3 de dezembro de 2011

Correção, o número de mortos confirmado é de 33 e não de 36 como dito antes

33 mortos em acidente na Bahia com canavieiros que vinham para Pernambuco

ebc49891878b296bfc84cdafb43c38dc.jpg
Acidente envolveu um ônibus, uma carreta e um caminhão-baú
Foto: Robson Mendes/Especial para NE10/Bahia
Gustavo Maia Do NE10/Bahia Após um dia de muita confusão no fornecimento de informações, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) garantiu, na noite deste sábado (3), ter chegado ao número preciso de mortos e feridos no acidente ocorrido por volta da 1h deste sábado no km 583 da BR-116, no município de Milagres, no centro-sul da Bahia, que envolveu um ônibus, uma carreta e um caminhão-baú. Segundo o policial Hamilton Andrade, do posto de Milagres, até o momento, 33 ocupantes do ônibus morreram e 12 estão feridos. Eles trabalhavam com corte de cana em Jateí (MS), município de onde os canavieiros saíram com destino a Buíque, no Agreste de Pernambuco.

O motorista da carreta que colidiu com o ônibus, Márcio Clênio Machado, 55 anos, já foi liberado do Hospital Geral Prado Valadares, de Jequié, onde se encontram os feridos. Ao sair da unidade hospitalar, ele contou a uma mulher que não quis se identificar que o motorista do ônibus invadiu a sua pista. Neste domingo (4), ele deve prestar depoimento na Delegacia de Jequié.

Segundo a assistente social do Hospital de Jequié, Augma França Costa, dos 12 internados, três estão em estado gravíssimo. Dos nove restantes, segundo ela, existe a possibilidade de dois serem liberados já neste domingo (4). De acordo com Augma, os primeiros familiares das vítimas devem chegar à cidade ainda na noite deste sábado.

Os corpos dos mortos estão divididos entre as unidades do Instituto de Medicina Legal (IML) de Jequié (10) e de Vitória da Conquista (23). Segundo uma funcionária da Funerária Universal Pax, que recolheu os cadáveres e ficou responsável pelos serviços funerários das vítimas, devido à falta de capacidade de armazenamento do IML de Vitória da Conquista, parte dos corpos será encaminhada para o município de Brumado. O trabalho da Funerária será custeado pela Prefeitura de Buíque.

O responsável pela usina onde trabalhavam as vítimas deve chegar a Bahia neste domingo. Identificado apenas como Fábio, ele disse a uma funcionária da funerária que estava indo para o Paraguai quando soube do acidente e desistiu da viagem. A reportagem tentou entrar em contato com ele, mas o telefone se encontrava desligado.


VEÍCULOS -
Os três veículos envolvidos no acidente se encontram no terreno do Guincho João Lulu, localizado às margens da BR-116, em Milagres. O ônibus, de placa AFW-0946, de Santo André (SP), era o mais irreconhecível. A lataria estava dilacerada e o interior do coletivo, cheio de gesso e pertences das vítimas.
Da carreta, de placa KBD-2342, de Criciúma (SC), apenas a parte posterior estava bastante danificada. O caminhão-baú, de placa IOM-5967, de Porto Alegre (RS), era o menos estragado, apesar de quase toda a carga, constituída de pastas, ter sido jogada para fora do veículo.

TRÂNSITO
- No início da noite deste sábado, trafegar pelo local onde ocorreu o acidente se tornou bastante perigoso. Isso porque o gesso derramado na pista se transforma em poeira branca e afeta a visibilidade dos motoristas.

Não há nenhum policial rodoviário federal ou funcionário da ViaBahia, concessionária que mantém a BR-116, no local. Apenas cones dividindo os sentidos das faixas. Os objetos, no entanto, não serviam para orientar, já que estavam tomados de branco. Não é preciso ser nenhum especialista para perceber que o risco de outro acidente no mesmo lugar é alto.

Nenhum comentário:


Fornecido Por Cotação do Euro