domingo, 7 de agosto de 2011

Queda de helicóptero da Otan no Afeganistão mata 38 soldados

Um helicóptero da Otan caiu na região central do Afeganistão na madrugada deste sábado, matando 31 soldados norte-americanos e 7 do afeganistão, informou o presidente afegão. Em termos do número de mortes, foi o pior incidente envolvendo tropas estrangeiras em dez anos de conflito.Ataque
Um breve comunicado do palácio presidencial afirmou que o helicóptero caiu na província de Maidan Wardak, a oeste da capital Kabul, e identificou os norte-americanos como soldados das forças especiais.
O presidente afegão, Hamid Karzai, “compartilha sua profunda tristeza e pesar” com o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, e os familiares das vítimas dos EUA e afegãs, segundo o comunicado.
O Taliban alegou ter derrubado o helicóptero para transporte de tropas Chinook durante um voo e ter matado 38 soldados. O grupo islâmico também disse em comunicado que oito insurgentes foram mortos na batalha.
A Força Internacional de Segurança (ISAF), liderada pela Otan, confirmou a queda do helicóptero, mas não informou a causa ou o número de mortos.
O incidente acontece duas semanas após o início do processo gradual de entrega das responsabilidades de segurança das forças estrangeiras para as tropas e polícia afegãs. Além disso, cresce a inquietação com uma guerra cada vez mais impopular e custosa.
Este processo deve resultar em todas as tropas estrangeiras deixando o Afeganistão até o final de 2014, mas alguns representantes do governo dos EUA questionam se a velocidade do plano é rápida o suficiente.

Nenhum comentário:


Fornecido Por Cotação do Euro