sábado, 27 de agosto de 2011

Motos: PM coloca que número de acidentes é baixo em Garça



Nesta semana o Hospital das Clínicas da FMUSP, ligado à Secretaria de Estado da Saúde, colocou que em dez anos, houve um aumento de 150% nos acidentes de moto. Os atendimentos pré-hospitalares feitos pelo grupo de resgate do corpo de bombeiros a vítimas de acidentes com motocicletas aumentaram 148,6% no município de São Paulo. Em 2010 foram 18.081 ocorrências, contra 7.271 atendimentos realizados em 2001. Em Garça, segundo o tenente João Fernando Nunes de Souza, comandante do Pelotão responsável pelo policiamento na cidade, os números de acidentes de moto são baixos.

“Os números são baixos se levarmos em conta o número de habitantes e o aumento da frota. São números que oscilam muito dependendo do mês. Tem período que há um aumento, outro não. Em linhas gerais eu diria que está na média”, disse o policial.

O tenente explicou que existem pontos pontuais, como a Avenida Labieno da Costa Machado, tida como veia artéria da cidade, além das proximidades do distrito industrial, onde se registram o maior número de acidentes.

O trabalho realizado pela policia militar, como a Operação Rocam - feita com as motos – principalmente nos horários de almoço e jantar, o patrulhamento ostensivo, as operações de trânsito e as operações com bafômetro têm coibido muitas imprudências.

“Realizamos operações de transito na Avenida Labieno da Costa Machado e todo final de semana temos realizado a Operação Bafômetro. No entanto o que podemos dizer que a maior parte dos acidentes acontece por imprudência, imperícia ou negligencia do condutor. Eles ultrapassam os cruzamentos, não obedecem a sinalização do solo, não respeitam a mão de direção”, comentou o comandante.

Mais uma vez o tenente coloca que pelo número de motos existentes na cidade, o número de acidentes é baixo, e em sua maioria sem muita gravidade.

“Tivemos no começo de agosto (dia 6) um acidente grave de moto, mas foi o condutor que não fez a rotatória, passando direto”, falou o tenente.

Segundo o estudo do Hospital de Clinicas de São Paulo, a frota de motocicletas no Estado de São Paulo também cresceu nesses últimos 10 anos. O aumento foi de 221%, chegando em 2010 a 6,79 milhões de veículos.

Em Garça, dados da Fundação Seade apontam a existência, até dezembro de 2010, de 5.458 motocicletas e assemelhados. Um crescimento de 220,88% nos últimos oito anos, visto que em 2002 a frota era de 1.814 motos.

Nenhum comentário:


Fornecido Por Cotação do Euro