terça-feira, 9 de agosto de 2011

Greve dos professores no Rio completa 2 meses


Fábio Grellet / RIO - O Estado de S.Paulo
A greve dos professores da rede estadual do Rio já dura dois meses - completados anteontem, quando grevistas distribuíram bolo em frente à sede da Secretaria Estadual da Educação - e não tem perspectiva de acabar. A categoria reivindica reajuste salarial de 26%, mas o governo oferece apenas 3,5%.
"É um desrespeito", avalia Vera Nepomuceno, coordenadora do(Sindicato Estadual dos Profissionais da Educação do Rio ( Sepe-RJ). Segundo ela, 50% dos professores aderiram à greve. Para o governo, a adesão é de apenas 0,4%.
A categoria reúne 73 mil professores em atividade, dos quais 51 mil dão aulas - os outros 22 mil desempenham funções fora das salas de aula.
Hoje os professores farão assembleia para decidir se mantêm ou suspendem a greve. "É improvável que decidamos pela suspensão", afirma Vera.
O governo encaminhou à Assembleia Legislativa o projeto de lei concedendo reajuste de 3,5%. A votação pode ocorrer hoje. Por meio da Comissão de Educação da assembleia, o sindicato dos professores encaminhou emenda aumentando o reajuste para 26% e tenta pressionar por sua aprovação. Desde 1.º de agosto, os professores em greve têm o salário descontado. 

Nenhum comentário:


Fornecido Por Cotação do Euro