terça-feira, 2 de agosto de 2011

Em vídeo, sírios jogam corpos em rio

estadão.com.br

DAMASCO - Um vídeo publicado no YouTube e divulgado nesta terça-feira, 2, mostra corpos sendo atirados a partir de uma ponte no que seria o rio Orontes, um dos principais da Síria. De acordo com a CNN, que exibiu as imagens, não está claro quem são as vítimas - se estariam entre os 1,6 mil civis ou 370 policiais e soldados mortos desde o início dos confrontos entre os dois lados no país.
Veja também:
linkRússia abre caminho para resolução contra Síria na ONU
link
Exército promove nova ofensiva em HamalinkBrasil ''repudia'' conflito, mas é contra puniçãovideo Vídeo amador mostra tanques em Hama 
mais imagens Fotos: Começa o ramadã
 especialInfográfico: A revolta que abalou o Oriente Médio
O vídeo aparece na internet no momento em que a Síria novamente ganhou a atenção da comunidade internacional por intensificar a repressão aos protestos contra o governo do presidente Bashar Assad. O Exército ocupa a cidade de Hama há três dias e ativistas afirmam que mais de 130 pessoas morreram em todo o país desde domingo.
A descrição do vídeo no Youtube afirma que trata-se de soldados atirando corpos de opositores no rio. As mesmas imagens, porém, foram transmitidas também pela televisão estatal. A emissora informou que eram manifestantes atirando os corpos no rio Orontes, que passa por Hama. Um proeminente ativista da oposição que não quis se identificar disse que a televisão do governo estava correta.
Somente em Hama, quase cem pessoas morreram nos últimos dias, disseram ativistas. A cidade é o novo alvo de ações do governo de Assad, que enfrenta manifestações e protestos contra seu regime linha-dura desde meados de março. Governos de todo o mundo já se pronunciaram contra a violência de Damasco diversas vezes.
A situação na Síria está sendo discutida a portas fechadas pelo Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU). O órgão estuda adotar uma resolução condenando o regime de Assad pela repressão, mas entre seus membroshá países que podem se opor à decisão.

Nenhum comentário:


Fornecido Por Cotação do Euro