Vladimir Putin foi considerado a pessoa mais poderosa do mundo pelo segundo ano consecutivo, voltando a superar Barack Obama, presidente dos Estados Unidos da América, que surge na segunda posição.
O ranking, elaborado pela revista «Forbes», é composto por 72 personalidades com grande influência no contexto mundial e, este ano, mantém no topo as mesmas cinco pessoas de 2013: Xi Jinping, presidente Chinês, fecha o pódio, o Papa Francisco surge na quarta posição e Angela Merkel, chanceler alemã, ocupa o quinto lugar, aparecendo como a mulher mais influente.
Nos 10 primeiros lugares surgem ainda nomes como Bill Gates (7º), co-fundador da Microsoft, Mario Draghi (9º), presidente do Banco Central Europeu, e David Cameron (10º), primeiro-ministro britânico.
Apesar das polémicas em torno de Vladimir Putin, com o envolvimento da Rússia em conflitos armados, a «Forbes» esclarece que como critérios de avaliação são tidos em conta quatro parâmetros: sobre quantas pessoas o nomeado exerce poder, quais os recursos financeiros que controla, se exerce influência em mais do que uma esfera e a forma como utiliza o poder de que dispõe para mudar o mundo.
Na lista, surgem ainda alguns nomes em estreia, com destaque para Narendra Modi (15º), primeiro-ministro indiano, Jack Ma (30º), o homem mais rico da China, e Abu Bakr al-Baghdadi (54º), líder do grupo radical Estado Islâmico.
00:03 - 06-11-2014
Nenhum comentário:
Postar um comentário