Coreias trocam disparos de artilharia em fronteira marítima
Por RedaçãoUm dia depois da Coreia do Norte ter levantado a possibilidade de realizar novos testes nucleares, os dois países trocaram disparos de artilharia perto de uma fronteira marítima há muito disputada.
Segundo o regime de Seul, Pyongyang lançou uma série de projéteis que caíram em águas sul-coreanas durante um exercício militar.
A Coreia do Norte avisara o vizinho que levaria a cabo exercícios com fogo real perto da fronteira marítima mas Seul fez saber que responderia a qualquer disparo do seu lado da fronteira.
Para além de ter transportado os habitantes das ilhas mais próximas para abrigos, a Coreia do Sul enviou aviões de combate F-15 para a zona, antecipando novos incidentes.
O porta-voz do Ministério dos Negócios Estrangeiros da China, Hong Lei, já pediu «calma, bom senso e contenção».
Este incidente acontece depois do Conselho de Segurança da ONU ter condenado o regime norte-coreano pelo lançamento de mísseis de médio alcance, a semana passada.
Os disparos desta segunda-feira de manhã tiveram lugar perto da chamada Linha Limite Norte, no Mar Amarelo, traçada no final da guerra das Coreias (1950-53) e que Pyongyang não reconhece.
Foi aqui que, aliás, em 2010 a Coreia do Norte disparou contra a ilha sul-coreana de Yeonpyeong, matando quatro pessoas, dois civis e dois militares.
Meses antes, um torpedo afundou uma corveta sul-coreana, matando 46 marinheiros, num ataque que Seul atribui à Coreia do Norte.
09:52 - 31-03-2014
Nenhum comentário:
Postar um comentário