segunda-feira, 31 de março de 2014

Coreias trocam disparos de artilharia em fronteira marítima

Os disparos tiveram lugar perto da chamada Linha Limite Norte, no Mar Amarelo (foto AP)
Coreias trocam disparos de artilharia em fronteira marítima
Por Redação
Um dia depois da Coreia do Norte ter levantado a possibilidade de realizar novos testes nucleares, os dois países trocaram disparos de artilharia perto de uma fronteira marítima há muito disputada.

Segundo o regime de Seul, Pyongyang lançou uma série de projéteis que caíram em águas sul-coreanas durante um exercício militar.

A Coreia do Norte avisara o vizinho que levaria a cabo exercícios com fogo real perto da fronteira marítima mas Seul fez saber que responderia a qualquer disparo do seu lado da fronteira.

Para além de ter transportado os habitantes das ilhas mais próximas para abrigos, a Coreia do Sul enviou aviões de combate F-15 para a zona, antecipando novos incidentes.

O porta-voz do Ministério dos Negócios Estrangeiros da China, Hong Lei, já pediu «calma, bom senso e contenção».

Este incidente acontece depois do Conselho de Segurança da ONU ter condenado o regime norte-coreano pelo lançamento de mísseis de médio alcance, a semana passada.

Os disparos desta segunda-feira de manhã tiveram lugar perto da chamada Linha Limite Norte, no Mar Amarelo, traçada no final da guerra das Coreias (1950-53) e que Pyongyang não reconhece.

Foi aqui que, aliás, em 2010 a Coreia do Norte disparou contra a ilha sul-coreana de Yeonpyeong, matando quatro pessoas, dois civis e dois militares.

Meses antes, um torpedo afundou uma corveta sul-coreana, matando 46 marinheiros, num ataque que Seul atribui à Coreia do Norte.
09:52 - 31-03-2014

Nenhum comentário:


Fornecido Por Cotação do Euro