Pesquisadores que criaram vírus mutante H5N1 de contágio mais fácil afirmaram que estudo está suspenso por dois meses
O estudo em questão é realizado no laboratório holandês chefiado pelo professor Ron Fouchier, do centro médico Erasmus de Roterdã, que anunciou sem setembro a criação de um vírus mutante H5N1. Este vírus teria, pela primeira vez, a capacidade potencial de ser de fácil contágio entre mamíferos e, por fim, entre humanos.
No mês passado, autoridades americanas pediram aos dois laboratórios para não revelar publicamente como eles desenvolveram os novos vírus, temendo que bioterroristas pudessem copiá-los. Os críticos também temiam que um acidente no laboratório poderia permitir que o vírus se espalhasse.
Os vírus são mantidos em laboratórios de alta segurança nos EUA e na Holanda. Eles foram criados para ajudar a aprender como a gripe aviária poderia sofrer mutação a ponto de se tornar uma ameaça ainda maior. Em uma carta enviada, nesta sexta-feira,a os periódicos científicos Nature e Science, os cientistas afirmaram terem suspendido a s pesquisas adicionais por 60 dias, enquanto as autoridades de saúde mundiais debate como aprender com o estudo, de forma segura.
(Com informações da AP)
Nenhum comentário:
Postar um comentário