sexta-feira, 3 de abril de 2015

Corpos de vítimas de acidente de helicóptero são enterrados em SP

Corpos de vítimas de acidente de helicóptero são enterrados em SP

Sepultamentos de piloto e de três mecânicos ocorreram nesta tarde.
Cinco pessoas morreram em queda de helicóptero em Carapicuíba.

Do G1 São Paulo
Velório do piloto Carlos Haroldo Isquerdo Gonçalves em cemitério de SP (Foto: Fabricio Bomjardim/Brazil Photo Press/Estadão Conteúdo)Velório do piloto Carlos Haroldo Isquerdo Gonçalves em cemitério da Zona Sul de São Paulo na tarde desta sexta-feira (Foto: Fabricio Bomjardim/Brazil Photo Press/Estadão Conteúdo)
Os corpos de quatro ocupantes do helicóptero que caiu nesta quinta-feira (2) em Carapicuíba, na Grande São Paulo, foram enterrados na tarde desta sexta-feira (3) em cemitérios da capital paulista. Cinco pessoas morreram no acidente, entre eles o filho do governador Geraldo Alckmin, Thomaz Rodrigues Alckmin, de 31 anos.
O piloto Carlos Haroldo Isquerdo Gonçalves, de 53 anos, foi enterrado às 14h no Cemitério Congonhas, no Jardim Marajoara, Zona Sul da capital, segundo funcionários. O mecânico Paulo Henrique Moraes, de 42 anos, foi sepultado meia hora depois no mesmo cemitério.
O mecânico Leandro Souza, de 34 anos, foi sepultado por volta das 16h40 no Cemitério Parque das Cerejeiras, no Jardim Ângela. O enterro do mecânico Erick Martinho, de 36 anos, ocorreu perto das 17h10 no Cemitério São Pedro, na Vila Alpina, Zona Leste.
O velório de Thomaz Alckmin terminou por volta das 14h15 no Hospital Albert Einstein, na Zona Sul de São Paulo. Uma comitiva segue para Pindamonhangaba, no interior do estado, onde o enterro irá acontecer por volta das 17h. A aeronave da empresa Seripatri caiu bruscamente sobre uma casa na tarde de quinta-feira (2).
Queda helicóptero Thomaz Alckmin (Foto: Arte/G1)
Perfil das vítimas
Veja abaixo detalhes:

Carlos Haroldo Isquerdo Gonçalves
Tinha 53 anos e era o piloto do helicóptero. Segundo a empresa Seripatri, tinha mais de 30 anos de experiência e era funcionário da Seripatri. Ele começou na aviação como mecânico e pretendia tirar habilitação para pilotar jatos executivos. Era cohnhecido por seu bom humor, segundo familiares. "Ele era feito de alegria, de amor, de paixão. Amava muito o que fazia e era muito feliz", disse a enteada, Caroline Reis. Isquerdo era amigo de Paulo Moraes, com quem costumava trabalhar.
Paulo Henrique Moraes
Tinha 42 anos e era mecânico e funcionário da Seripatri.Casado, ainda não tinha filhos. "Era uma pessoa extremente disciplinada, parece até meio japonês", disse o colega e piloto Edson Kudo.
Thomaz Alckmin
Tinha 31 anos. Filho do governador Geraldo Ackmin, era piloto profissional e estava na aeronave. A empresa ressaltou que ele não atuava como copiloto, função que não é prevista na operação da aeronave.

Erick Martinho
Era mecânico da Helipark, empresa de manutenção. Faria 37 anos na terça-feira (7) e iria se casar no fim do ano com a noiva. "Eu acho que o sonho dele era ser piloto", disse o autônomo Dionisio Manuel de Oliveira.
Leandro Souza
Tinha 34 anos e era mecânico da Helipark, empresa de manutenção. Deixa a mulher, de 33 anos, e  um filho, de 9. "Era muito trabalhador. Sempre procurou estudar para estar nessa profissão. Era o sonho dele", diz uma prima da esposa, Tatiana de Carvalho Barbosa. Segundo ela, ele se preparava para ser supervisor de manutenção.
Testemunhas
De acordo com a Associação de Moradores do condomínio Fazendinha (AMAF), em Carapicuíba, a aeronave atingiu o telhado de uma casa em reforma. Segundo a AMAF, os moradores não estavam no local.

O morador e jornalista Nelson Nunes contou que a aeronave estava em pane antes de cair. "A gente ouviu um barulho muito forte. Eu olhei para o céu e vi o helicóptero girando, em queda livre", relatou.
O casal Vanderléa Bento do Carmo e Aílton Cláudio do Carmo mora no condomínio e também viu o acidente. "Era um barulho muito forte, como se fossem batidas de chapas, uma coisa muito alta, muito forte, que durou menos de um minuto. Fez um silêncio de cinco segundos e depois houve a queda", contou ele. "Era uma peça solta, muito alto. Ele veio rodando, rapidinho ele se desgovernou e caiu", completou Vanderléa.

A Seripatri diz que a aeronave, modelo Eurocopter EC-155 B1, fazia um voo de teste após manutenção preventiva. O helicóptero tinha cerca de quatro anos de uso, “com aproximadamente 600 horas de voo” e estava com “documentação e manutenção rigorosamente em ordem”, segundo a empresa.
Queda e investigação
O acidente ocorreu por volta das 17h20 de quinta-feira (2), segundo os bombeiros. A Aeronáutica informou, por meio da assessoria de imprensa, que está apurando o caso para divulgar as informações sobre o acidente.
A aeronave estava com a Inspeção Anual de Manutenção (IAM) em dia e com o Certificado de Aeronavegabilidade (CA) válido. A aeronave da marca Eurocopter, modelo EC 155, tinha prefixo PPLLS, e matrícula PPLLS.

Em fóruns especializados em aviação, pilotos repercutiram o acidente e relataram que o filho do governador estava acompanhando o voo. A aeronave fazia um voo teste de balanceamento após a troca de uma pá do rotor principal.
  •  
Destroços de um helicóptero são vistos sobre um imóvel na Grande São Paulo. Segundo os bombeiros 4 pessoas morreram no acidente (Foto: Reprodução/GloboNews)Helicóptero caiu sobre casa em reforma. (Foto: Reprodução/GloboNews)

Nenhum comentário:


Fornecido Por Cotação do Euro