domingo, 5 de abril de 2015

Após dois anos, Grande Colisor de Hádrons é reactivado

Após dois anos, Grande Colisor de Hádrons é reactivado

Após dois anos, Grande Colisor de Hádrons é reactivado

O Grande Colisor de Hádrons (LHC) foi reactivado, com protões a circular no túnel da máquina, pela primeira vez desde 2013.

O LHC permitiu a descoberta do Bosão de Higgs, chamado de «partícula de Deus», uma partícula subatômica considerada uma das matérias-primas básicas da criação do Universo.
Agora, os físicos esperam que novas descobertas possam representar a maior revolução na física desde as teorias da relatividade de Einstein.
Em breve, feixes de partículas viajarão em ambas as direcções, dentro de tubos paralelos, um pouco abaixo da velocidade da luz.
O túnel da máquina tem 27 km. Inicialmente, os protões serão injectados com uma energia relativamente baixa e colisões reais não serão realizadas por pelo menos mais um mês.
Mas engenheiros esperam aumentar gradualmente a energia dos feixes para 13 biliões de electrões-volts, quase o dobro de energia que o colisor alcançou durante a sua primeira execução.
«É fantástico vê-lo a ir tão bem depois de dois anos e uma grande reformulação do LHC», disse Rolf Heuer, director-geral do Centro Europeu de Pesquisas Nucleares (Cern), a organização que controla o colisor.

Nenhum comentário:


Fornecido Por Cotação do Euro