domingo, 26 de abril de 2015

Brasileiro estava em Katmandu, no Nepal, e continua desaparecido

Brasileiro estava em Katmandu, no Nepal, e continua desaparecido

Daniel Ribeiro, de 31 anos, trabalha como voluntário em orfanato.
Terremoto de magnitude 7,8 atingiu Nepal e Índia neste sábado (25).

Adriana Pellegrino Do G1 Sorocaba e Jundiaí
Daniel é voluntário em um orfanato em Katmandu (Foto: Arquivo pessoal)Daniel é voluntário em um orfanato em Katmandu (Foto: Arquivo pessoal)
A família de Daniel Faria Ribeiro, de 31 anos, está aflita em busca de informações após um forte terremoto de magnitude 7,8, que estremeceu o Nepal no sábado (25), deixando mais de 2.152 mortos e mais de mil feridos, segundo a agência AP. O pai, Julio Cesar Ribeiro, que mora em Sorocaba (SP), conta que o filho foi morar na Ásia em janeiro e, desde quinta-feira (23), não teve mais contato.
O terremoto de sábado (25) foi o pior a atingir o país em 80 anos. E, neste domingo (26), um forte terremoto atingiu a Índia e Nepal balançando edifícios em Nova Delhi e provocando uma avalanche no Himalaia, de acordo com a agência Reuters.
Daniel, que estava morando em Juiz de Fora, é formado em história e professor de yoga. Ele estava em Katmandu há duas semanas trabalhando em um orfanato como voluntário. “Conseguimos contato com um colega, que também trabalha no orfanato e ele nos informou que, no dia da tragédia, ele tinha saído de Katmandu e foi para o Himalaia”, esclarece.
“Na terça-feira (21), nós conversamos com ele via computador. Já na quinta-feira (23), o contato foi por e-mail, onde ele informava que iria ficar sem comunicação porque estava indo para o Himalaia. Foi nosso último contato e parece que ele foi de ônibus”, relembra Julio.
Desde então, os pais não conseguiram mais notícias sobre o paradeiro do filho. Julio conta que eles já entraram em contato com a Embaixada do Nepal por e-mail, mas até o momento, não tiveram nenhuma novidade. E, pelo telefone, conversaram com o Itamaraty; que se colocaram à disposição para ajudar.

Julio confirma que a comunicação no local é bem precária mesmo, mas via chat do telefone era possível conversar. “Estamos ligando pro Daniel, mas só chama e não antende. Estamos numa agonia e sofrimento. Rezando e pedindo a Deus”, conta o pai.
       
Esta não era a primeira vez de Daniel no Nepal. Em 2012, ele teria morado no país durante um ano para conhecer a Índia, o Nepal, a Indonésia e a Tailândia.
Esta era a segunda vez que Daniel ia para o Nepal, a primeira foi em 2012 (Foto: Arquivo pessoal)Esta era a segunda vez que Daniel ia para o Nepal, a primeira foi em 2012 (Foto: Arquivo pessoal)
A Embaixada do Nepal retornou aos apelos do pai de Daniel por e-mail. "Saudações da Embaixada do Nepal no Brasil. Lamentamos muito a apreensão causada por esta tragédia. stamos tentando todos os meios para obter notícias dos brasileiros no Nepal. Infelizmente as comunicações foram gravemente danificadas pelo terremoto e até agora não temos informações, mas assim que pudermos, entraremos em contato com o senhor com notícias sobre seu filho".
Brasileiros
O Itamaraty informou que, até este sábado, não há brasileiros entre as vítimas e que todos aqueles que foram localizados pela embaixada no Nepal estão bem. As famílias podem entrar em contato pelo telefone: (61) 8197-2284.

Segundo o Itamaraty, a comunicação com as autoridades no Nepal está muito ruim. Uma equipe de funcionários da embaixada está fazendo uma busca nos hotéis e nas comunidades brasileiras para saber se precisam de ajuda.

Outra brasileira pode estar desaparecida no Nepal. Mariana Malaguti Uchôa, de 26 anos, estava morando entre as montanhas e Katmandu. Os pais estão desesperados. Eles contam que ela estava na região do terremoto e não tiveram mais notícias da filha.

Nenhum comentário:


Fornecido Por Cotação do Euro