segunda-feira, 13 de maio de 2013

Sem atingir meta, vacinação contra gripe continua no Alto Tietê

Meta da Baixada Santista é de vacinar 346 mil (Foto: Cristiane Amaral / TV Tribuna)

Em 26 dias de campanha, região imunizou 79% do público alvo.
Vacinação foi prorrogada até o dia 17 de maio em todo Estado.

Do G1 de Mogi das Cruzes e Suzano
Vacinação contra gripe é prorrogada
(Foto: Cristiane Amaral / TV Tribuna)
As dez cidades que fazem parte do Alto Tietê (SP) conseguiram imunizar contra a gripe cerca de 79% do público alvo, nos 26 dias de campanha. O número está apenas 1% abaixo da meta da Secretaria Estadual de Saúde, que pretendia vacinar 80% das pessoas em grupo de risco.
A campanha foi prorrogada pela segunda vez e idosos, crianças de 6 meses a dois anos, trabalhadores dos serviços de saúde, gestantes, mulheres que tenham tido bebês há 45 dias, portadores de doenças crônicas e pessoas privadas de liberdade poderão se imunizar até o dia 17 de maio.
De acordo com informações enviadas pelas prefeituras, ainda no final da campanha no dia 10 de maio, os municípios que mais conseguiram atingir a meta da secretaria foram: Arujá (83,35%), Biritiba Mirim (83,20%), Guararema (81%) e Suzano (80,8%). Santa Isabel imunizou 94,2% da população de risco. Já as outras cidades aplicaram as doses das vacinas entre 50 e 70 % das pessoas em risco.
Ao longo da campanha a Secretaria espera imunizar contra a gripe cerca de 7 milhões de paulistas. Além de imunizar a população contra a gripe A H1N1, tipo que se disseminou pelo mundo na pandemia de 2009, a campanha também irá proteger a população contra outros dois tipos do vírus influenza: A H3N2 e B.
A secretaria alerta, que mesmo com o novo prazo, é importante que a população se vacine o quanto antes. Isso porque o poder de imunização da vacina só está completo quinze dias após o recebimento da dose. As vacinas são encontradas nos postos de saúde das 8h às 17h, de acordo com a Secretaria Estadual de Saúde.
Foram distribuídas, neste ano, 43 milhões de doses da vacina para 65 mil postos de saúde, segundo a pasta.
Vírus
O H1N1, provocou uma pandemia em 2009. Na época, a doença também era chamada de gripe suína. Ela gerou um estado de alerta em todo o País e até um controle maior nos aeroportos. Era comum ver pessoas usando máscaras e funcionários da área da saúde tiveram que ser treinados.
Nos postos de saúde do Alto Tietê, médicos e enfermeiros davam orientações para a população sobre a prevenção da doença.
O Estado de São Paulo registrou 12 mil casos e 600 mortes. Uma delas foi a de uma menina de apenas 8 anos de Biritiba Mirim. Ela ficou internada em um hospital particular de Mogi das Cruzes, mas não resistiu aos sintomas da doença.

Nenhum comentário:


Fornecido Por Cotação do Euro