quarta-feira, 15 de maio de 2013

Ônibus estava a 80km/h e não freou antes de sair de pista, diz perito na BA

Acidente grave com ônibus perto de Teixeira de Freitas, BR-101, Bahia (Foto: LiberdadeNews)

'É possível que ele tenha passado mal ou cochilado', afirma especialista.
Motorista morreu no acidente. Câmera no ônibus pode ajudar a elucidar caso.

Do G1 BA
Acidente grave com ônibus perto de Teixeira de Freitas, BR-101, na Bahia (Foto: LiberdadeNews)
A perícia do Departamento de Polícia Técnica (DPT) feita na BR-101, local onde ocorreu o acidente que matou 10 pessoas na Bahia aponta que a principal hipótese até agora é de perda de atenção por parte do condutor do veículo. "É possível que ele tenha passado mal ou tenha cochilado ao volante", afirmou ao G1, nesta quarta-feira (15), Bruno Melo, perito criminal de Texeira de Freitas, que realizou inspeções no local em busca de pistas sobre as causas do acidente.
O veículo, da empresa Águia Branca, passou direto em uma curva e caiu em uma área de matagal à beira da pista. "A 100 metros do local tem uma placa bem grande indicando que ali tinha uma curva. Não tinha como ele não ver. Ele passa por ali toda semana. O veículo caiu na baixada e parou a cerca de 70 metros do local onde saiu da pista", acrescenta o perito. Segundo ele, a pista da rodovia federal estava em boas condições, sem buracos no percurso e bem sinalizada. De acordo com informações do especialista coletadas a partir de análise do tacógrafo, o motorista trafegava a 80 km/h.
O perito informa ainda que não há sinal de frenagem do ônibus interestadual na pista. Melo acrescenta que a suspeita de que neblina possa ter causado a perda de controle do veículo não está sendo tratada como a principal linha de investigação. "A neblina não teria atrapalhado ele de ver a placa. O ônibus desceu reto", avalia o perito.
O veículo possui câmera, cujas imagens foram enviadas pela Águia Branca para uma empresa em São Paulo. Posteriormente, a gravação será entregue ao Departamento de Polícia Técnica. "A câmera filma o corredor e a cabine onde estava o motorista", afirma o perito.
Mapa acidente na BR-101, em Teixeira de Freitas, na Bahia (Foto: Arte/G1)Acidente
O acidente ocorreu no início da manhã, a 15 km da cidade de Teixeira de Freitas, no extremo sul da Bahia. O ônibus, da empresa Águia Branca, que fazia a linha Vitória, no Espírito Santo, até Itamaraju, transportava 30 pessoas, com o motorista. O veículo saiu com 27 passageiros do estado vizinho e mais quatro embarcaram em Linhagem (ES). Na parada de São Mateus, também no ES, mais dois subiram no ônibus.
Entre as 10 pessoas que morreram está o condutor do veículo. De acordo com o Departamento de Polícia Técnica (DPT), três delas continuam sem identificação na unidade e outras cinco foram já foram retiradas do local pelos familiares.
O acidente deixou, ao menos, 21 pessoas feridas. Dezessete delas foram para o Hospital Municipal de Teixeira de Freitas. Entre elas está uma criança de dois anos de idade, que não corre risco de morte, segundo a assistência social da unidade de saúde. A maioria dos internados sofreu fratura. Outras quatro pessoas foram levadas para um hospital particular da cidade. Três delas estão na UTI.
Por meio da assessoria de imprensa, a Águia Branca afirma que o motorista, um dos mortos, é considerado "top de ouro" pelo programa de qualificação técnica da empresa. Ele parou às 2h50 na "sala de estimulação" do posto de São Mateus e saiu às 3h05. Segundo a empresa, esse tipo de sala existe em todas as rotas e serve para revigorar o cansaço dos profissionais durante o percurso, como medida preventiva no caso de acidentes. Na sala, há estimulação luminosa, de atividade física e de alimentação.
Além disso, a Águia Branca informa há uma definição de velocidade em todas as rotas em que trafegam os ônibus da empresa, por meio de um sistema de telemetria. Por esses dois elementos, a empresa não trabalha com as hipóteses de que o motorista teria dormido ou que tenha havido excesso de velocidade e apura se algum fato externo, como animal ou buraco na pista, pode ter provocado a fatalidade.
O DPT vai realizar a necropsia no motorista para saber se ele pode ter sido vítima de um mal súbito. Das 10 pessoas que morreram, três foram identificadas, todos homens; as outras sete são mulheres, segundo o DPT.
O caso
O acidente ocorreu por volta das 5h, na Curva da Tarifa, no km 895. Equipes da PRF, da Polícia Rodoviária Estadual (PRE), do Samu, da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros realizaram o resgate das vítimas.
A PRF informou que o motorista perdeu o controle do veículo na curva, que é considerada "perigosíssima", e caiu em uma depressão de cerca de quatro metros de profundidade. A causa do acidente ainda é apurada.
"Saliento que essa região tem muita neblina nessa época do ano por conta de mudanças nas condições climáticas. Não podemos confirmar que isso tenha sido a causa, é somente uma das hipóteses", disse o sargento Ivan Moura, chefe da guarnição do Corpo de Bombeiros.
Bombeiro afirma que neblina pode ter ajudado a provocar acidente no sul da Bahia (Foto: LiberdadeNews)Bombeiro afirma que neblina pode ter ajudado a provocar acidente no sul da Bahia (Foto: LiberdadeNews)

Nenhum comentário:


Fornecido Por Cotação do Euro