segunda-feira, 6 de maio de 2013

MP pede que inquérito sobre morte de Matemático seja desaquirvado


Rio -  O procurador-geral de Justiça, Marfan Martins Vieira, afirmou que vai solicitar imediatamente o desarquivamento do inquérito que apura a morte do traficante Márcio José Sabino Pereira, o Matemático. A decisão foi tomada após a exibição das imagens feitas pela câmera do helicóptero da Polícia Civil, em 11 de maio de 2012, na Favela da Coreia, Zona Oeste do Rio.

As imagens da operação de busca ao traficante foram exibidas no Fantástico, neste domingo. Um DVD com o vídeo foi entregue ao procurador-geral pelo deputado estadual Marcelo Freixo, na manhã desta segunda-feira. O video mostra policiais na aeronave atirando contra o veículo do traficante e atingindo casas e prédios da região, expondo moradores a risco.
Matemático foi morto por atirador de elite | Foto: Divulgação
Matemático foi morto por atirador de elite | Foto: Divulgação
O inquérito havia sido arquivado no IV Tribunal do Júri, em 5 de novembro de 2012, a pedido do Ministério Público. Segundo a promotora que solicitou o arquivamento, a prova pericial não era conclusiva quanto à procedência dos tiros: se partiram do helicóptero ou se o criminoso teria sido morto pelos próprios comparsas.

De acordo com o deputado, as imagens mostram que não havia policiais na favela no momento da operação. Além disso, segundo ele, a chefia da Polícia Civil não tinha conhecimento da ação, que não teria cumprido o padrão mínimo de segurança exigido para proteger os moradores da comunidade.
 

Nenhum comentário:


Fornecido Por Cotação do Euro