quinta-feira, 23 de junho de 2011

Operação do Bope mata oito no Rio

estadão.com.br
Oito homens, apontados como traficantes pela polícia, morreram após operação do Batalhão de Operações Policiais (Bope) na madrugada desta quinta-feira, 23, no morro do Engenho, no bairro Engenho da Rainha, zona norte do Rio. Os suspeitos, ainda não identificados, teriam trocado tiros com os militares durante as incursões à comunidade. Segundo o Bope, todos foram encaminhados ao Hospital Municipal Salgado Filho, no Méier, mas não resistiram.
Fabio Motta/AE
Fabio Motta/AE
Viatura policial faz ronda nas ruas proximas ao morro
De acordo com a assessoria de imprensa do batalhão, a ação teve início à 0h desta quinta-feira. Quatro equipes do Bope entraram na comunidade por vários locais, para verificar denúncias de tráfico de drogas. Ainda segundo a assessoria, pelo menos inicialmente, a operação não tinha o objetivo específico de capturar traficantes que fugiram do Morro da Mangueira, também na zona norte, ocupado no domingo, 19, para a instalação de uma Unidade de Polícia Pacificadora (UPP).
Foram apreendidas quantidades de cocaína, crack e óxi. Os militares também apreenderam dois fuzis, cinco pistolas, duas granadas e 239 munições. O material foi encaminhado à 24º DP (Piedade). A ação, de acordo com o Bope, terminou às 5h desta quinta-feira.
Ocupação. Também na zona norte, policiais do 41º BPM (Irajá) ocupam, desde quarta, 22, o morro do Juramento, em Vicente de Carvalho. A ação, de acordo com o comandante da unidade, tenente-coronel Alexandre Fontenelle, tem o objetivo de evitar qualquer movimentação de traficantes na região. "Fazemos esta operação sempre que há um feriado. Ontem [Quarta], recebemos informações de uma movimentação grande de traficantes no interior da comunidade, então decidimos ocupar o Juramento", disse. Segundo ele, a comunidade é extensa e possui saídas para vários bairros, por isso também foi feito um cerco nos arredores.
Durante a chegada dos militares, na tarde de quarta, houve troca de tiros e um morador ficou ferido. De acordo com Fontenelle, o homem foi atingido por uma bala perdida nos arredores da comunidade, mas passa bem, e está no Hospital Municipal Salgado Filho, no Méier, também na zona norte.
O tenente-coronel não descarta que traficantes que fugiram do Morro da Mangueira tenham se instalado no Juramento. "Como as comunidades ficam na zona norte e ambas são dominadas pela mesma facção criminosa (Comando Vermelho), é possível que estejam aqui, e é mais um motivo para este trabalho de prevenção", afirmou.
Os militares ocuparam pelo menos três pontos estratégicos na comunidade. A situação, segundo Fontenelle, é tranquila na manhã desta quinta, e não há previsão para que os policiais deixem o Juramento.

Nenhum comentário:


Fornecido Por Cotação do Euro