quinta-feira, 30 de junho de 2011

Comissão processante ouve prefeito acusado de impeachment

campinas - O prefeito de Campinas, Hélio de Oliveira Santos (PDT), prestou depoimento, ontem pela manhã, aos membros da Comissão Processante (CP), instaurada na Câmara de Campinas para avaliação do seu processo de impeachment e que analisa possíveis fraudes em contratos públicos. Hélio Santos se isentou de culpa em qualquer fraude em contratos públicos na Sociedade de Abastecimento de Água e Saneamento S.A. (Sanasa) durante a gestão de seu ex-amigo pessoal, Luiz Augusto Castrillon de Aquino.

O Ministério Público investiga fraudes em contratos de serviços. Aquino prestou depoimento ao juiz da 3ª Vara Criminal, Nelson Augusto Bernardes Filho, e confirmou que as licitações foram fraudadas por um esquema que envolve também membros do primeiro escalão do governo de Hélio. "Nunca tive conhecimento de fraudes. Nunca me chegou nada pelo Conselho Administrativo da Sanasa ou pelo Ministério Público. Nenhuma citação, não houve nenhuma omissão e não tenho conhecimento de nada", disse o prefeito da cidade.

Hélio Santos também se isentou de irregularidades em instalações de antenas de celular na cidade. O ex-diretor de controle urbano, Ricardo Candia, é proprietário de terrenos que são alugados para a instalação de antenas e teria usado de influência para conseguir a instalação de antenas mediante aluguel. Segundo o prefeito, cabe à Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) legislar sobre o assunto. "Recebi ofícios da Anatel para não tomar decisões destas circunstâncias", declarou ele.

Exoneração

O vereador Artur Orsi questionou o prefeito dos motivos por não ter exonerado a primeira-dama do cargo de chefe-de-gabinete na época das exonerações dos ex-secretários Carlos Henrique Pinto, Hélio Jarreta e Francisco de Lagos. Hélio explicou que a esposa foi linchada e que pediu um habeas corpus para se proteger e protegê-la, já que percebia que existia a intenção de atingi-lo com os decretos de prisão. O prefeito explicou que se exonerasse a esposa, perderia o habeas corpus, e que manteve Rosely no cargo para dar o direito de defesa.

No período da tarde o ex-presidente da Sanasa Campinas, Luiz Augusto Castrillon de Aquino, depôs na Comissão Processante. Ele participa do programa de Delação Premiada, já que aceitou falar tudo o que sabe sobre um esquema de fraudes em contratos públicos, que envolvem a autarquia responsável pelo saneamento e distribuição de água na cidade.

O vereador Artur Orsi (PSDB) perguntou sobre a distribuição de dinheiro vivo no esquema de fraudes. Aquino respondeu que era Ricardo Candia quem levava o dinheiro após as propinas.

Nenhum comentário:


Fornecido Por Cotação do Euro