domingo, 26 de junho de 2011

15ª Parada Gay espera reunir 3 milhões neste domingo

Agência Estado
A 15ª edição da Parada Gay de São Paulo acontece hoje, a partir do meio-dia. Os organizadores do evento estimam que cerca de 3 milhões de pessoas se reúnam para acompanhar o desfile, que começa na Avenida Paulista e segue pela Rua da Consolação até a Praça Roosevelt, no centro da cidade. O evento está entre os três maiores acontecimentos turísticos da cidade, junto com a Fórmula 1 e a Virada Cultural.
O trânsito da região está sendo monitorado desde as 21 horas de ontem até as 3 horas de amanhã, de acordo com a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET). A Polícia Militar também organizou uma operação especial para monitorar o trajeto da parada e sua imediações. Diversas ruas e avenidas dos bairros da Bela Vista, Cerqueira César, Consolação e República serão interditadas partir das 10 horas deste domingo, quando começa a concentração para o evento.
A Parada Gay deste ano tenta resgatar seu viés político. Após a aprovação da união estável homoafetiva pelo Superior Tribunal Federal (STF) em maio, os militantes buscam agora a aprovação no Congresso, em seu texto original, do Projeto de Lei Complementar (PLC) 122, que visa a criminalizar a homofobia.
O tema escolhido para a 15ª Parada criou polêmica. A frase "Amai-vos uns aos outros: basta de homofobia", que faz referência a um mandamento bíblico, foi alvo de críticas. Em carta, a Associação da Parada do Orgulho GLBT (APOGLBT) de São Paulo, responsável por organizar o evento, se justificou: "Respeitosamente, nos apropriamos da frase ''Amai-vos uns aos outros'' para pedir fim à guerra travada entre religião e direitos humanos, financiada pelas brasileiras e brasileiros que dão voz aos fundamentalistas e extremistas que ocupam as cadeiras do Parlamento e espaço nas mídias."

Nenhum comentário:


Fornecido Por Cotação do Euro