domingo, 30 de novembro de 2014

Policial branco que matou jovem negro em Ferguson pede demissão

Policial branco que matou jovem negro em Ferguson pede demissão

Darren Wilson disse que tomou a decisão por razões de segurança.
Morte de Michael Brown em agosto provocou onde de protestos nos EUA.

Da France Presse
O policial branco que matou em agosto um jovem negro desarmado na cidade de Ferguson, no estado de Missouri - que não foi indiciado por um grande júri, uma decisão que provocou protestos nos Estados Unidos -, pediu demissão no sábado (29).
Darren Wilson disse que tomou a decisão por razões de segurança (Foto: St. Louis County Prosecuting Attorney's Office/AP)Darren Wilson disse que tomou a decisão por razões de segurança (Foto: St. Louis County Prosecuting Attorney's Office/AP)
O oficial Darren Wilson afirmou que tomou a decisão por razões de segurança, segundo uma carta que enviou ao Departamento de Polícia e que foi publicada pelo jornal local St. Louis Post-Dispatch.
"Era minha esperança continuar no trabalho policial, mas a segurança dos agentes de polícia e da comunidade são de importância primordial para mim", afirma a mensagem de Wilson, de 28 anos.
O advogado de Wilson já havia anunciado que o cliente pediria demissão da polícia.
Wilson atirou e matou o adolescente negro Michael Brown em agosto em Ferguson, subúrbio de St. Louis. Ele afirma que agiu em legítima defesa. A alegação foi aceita pelo júri popular que examinou o caso na semana passada.
O não indiciamento de Wilson provocou distúrbios, alguns violentos, em várias cidades dos Estados Unidos.
"Eu fui informado que se continuasse em meu trabalho, os moradores e funcionários da polícia da cidade de Ferguson poderiam estar em perigo, uma circunstância que não posso permitir", afirma Wilson na carta.
"É minha esperança que minha demissão permita à comunidade melhorar".
Morte de Michael Brown em agosto provocou onde de protestos nos EUA (Foto: Jeff Roberson/AP)Morte de Michael Brown em agosto provocou onde de protestos nos EUA (Foto: Jeff Roberson/AP)

Papa e Bartolomeu I pedem medidas contra perseguição a cristãos

Papa e Bartolomeu I pedem medidas contra perseguição a cristãos

Eles estão preocupados com violência a cristãos no Oriente Médio.
Papa e patriarca ortodoxo Bartolomeu I se encontraram na Turquia.

Da Agência Efe
O papa Francisco e o patriarca ortodoxo Bartolomeu I pediram neste domingo (30), na Turquia, à comunidade internacional que "dê uma resposta apropriada" aos ataques contra cristãos em países do Oriente Médio.
Papa Francisco (esq) e patriarca ortodoxo Bartolomeu I se encontraram na Turquia (Foto: Filippo Monteforte/AP)Papa Francisco (esq) e patriarca ortodoxo Bartolomeu I se encontraram na Turquia (Foto: Filippo Monteforte/AP)
Ambos protestaram contra o que denominaram "um Oriente Médio sem cristãos" em alusão à violência cometida contra os fiéis dessa religião em conflitos nos países da região.
"Não podemos nos resignar com um Oriente Médio sem cristãos, que professaram o nome de Jesus ali durante dois mil anos", disseram os líderes religiosos em uma declaração conjunta assinada em Istambul.
Os dois manifestaram concretamente preocupação com os atos de violência contra cristãos "no Iraque, na Síria e em todo o Oriente Médio".
E disseram: "muitos de nossos irmãos e irmãs estão sendo perseguidos e foram expulsos com violência de seus lares. Parece inclusive que se perdeu o valor da vida humana, que a pessoa humana já não importa e que pode ser sacrificada por outros interesses".
"E, de maneira trágica, tudo isto choca com a indiferença de muitos", afirmaram o papa e o patriarca.
Eles exigiram portanto que a comunidade internacional dê "uma resposta apropriada para acabar com a terrível situação dos cristãos e de todos os que sofrem no Oriente Médio".
A assinatura da declaração aconteceu depois de ambos abençoarem os fiéis desde a sacada do Palácio Patriarcal após assistirem a divina liturgia na catedral ortodoxa de São Jorge.
Durante a cerimônia ambos fizeram curtos discursos em que apoiaram a unidade entre católicos e ortodoxos e o papa disse que a Igreja Católica 'não imporá exigências' para isso.
Francisco lembrou que não era a primeira vez que assistia a uma divina liturgia ortodoxa, pois já havia acompanhado uma quando era arcebispo de Buenos Aires, mas disse que a oportunidade de fazê-lo hoje em Istambul era uma "graça singular" de Deus.

Foto: "Mais um abraço que se tornou viral".

Foto: "Mais um abraço que se tornou viral".

Estados Unidos - A foto que mostra um abraço entre um rapaz de 12 anos e um policial durante os protestos que envolviam Ferguson em Portland se tornou 'viral'. A expressão triste e as lágrimas do menino não deixaram muita gente indiferente, noticiou o site abola.pt.
O registro foi feito pelo fotógrafo Johnny Nguyen, que canalizou a sua atenção para o rapaz que transportava um cartaz que dizia "abraços gratuitos" em meio a onda de protestos por todo o país por causa da absolvição do policial que alvejou Michael Brown.
Curta a fanpage do Momento Verdadeiro no Facebook e receba notícias.
De acordo com a mãe do rapaz, teria sido o policial que se aproximou e perguntou porque chorava. O jovem teria respondido que "a brutalidade da polícia o assustava". Em resposta o policial perguntou-lhe se também tinha direito a um abraço grátis e eis o momento que tem circulando nos últimos dias na internet.

VEREADORES RECEBEM DINHEIRO EM TROCA DE APOIO POLÍTICO.

VEREADORES RECEBEM DINHEIRO EM TROCA DE APOIO POLÍTICO.

Nesta semana, o repórter secreto do Fantástico vai mostrar cenas de corrupção explícita.

Cadê o dinheiro que tava aqui? Nesta semana, o repórter secreto do Fantástico vai mostrar cenas de corrupção explícita. Dentro de um carro, vereadores recebem dinheiro em troca de apoio político.
Uma cidade onde roubar dinheiro público, milhões de reais, virou hábito.

VEJA O VÍDEO: http://s02.video.glbimg.com/x360/3794453.jpg

Fonte: http://g1.globo.com/fantastico

sábado, 29 de novembro de 2014

Lava Jato: Negromonte diz que levava envelopes para Youssef

Lava Jato: Negromonte diz que levava envelopes para Youssef

Ele também afirmou que não sabia o conteúdo dos envelopes e que nunca esteve na seda da Petrobras

Adarico Negromonte Filho foi solto no começo da noite de sexta-feira após decisão judicial
Foto: Vagner Rosario / Futura Press
Adarico Negromonte Filho admitiu à Polícia Federal que trabalhava para o doleiro Alberto Youssef e que apenas carregava envelopes lacrados, mas nunca soube o que havia dentro deles, segundo informações da Jornal da Globo. O irmão de Mário Negromonte, ex-ministro das Cidades, estava preso na sede da Polícia Federal em Curitiba e foi solto no começo da noite de sexta-feira após decisão judicial.
Negromonte foi preso na última segunda-feira, na sétima fase da Operação Lava Jato, da Polícia Federal, que investiga, entre outros crimes, desvios de dinheiro da Petrobras e pagamentos de propinas a agentes públicos por parte de empresas que tinham contratos com a petroleira.
Ele é apontado como responsável por levar dinheiro de propina recolhido por Youssef aos representantes de partidos políticos e agentes públicos.
Em depoimento à PF, Negromonte disse que nunca esteve na sede da Petrobras e negou ter levado malas ou envelopes a empreiteiras e agentes públicos. Afirmou que levou envelopes a muitos lugares, mas não se lembra quais. Ele também disse que recebia R$ 1.500 por semana, sem carteira assinada.

Sobe para 120 número de mortes no ataque a mesquita

Atentado já matou 120 pessoas (foto AP)

Redação
Subiu para 120 o número de mortos num atentado contra uma mesquita em Kano, no norte da Nigéria, de acordo com um novo balanço avançado por um responsável local.

Além disso, o número de feridos também aumentou para 270.

Recorde-se que o anterior balanço dava conta de 64 mortos e 126 feridos.

O responsável, que falou sob anonimato à agência France-Presse, explicou que as equipas de socorro estão a deslocar-se a todos os hospitais da zona para tentar contabilizar todas as vítimas do atentado.

A polícia local avançou entretanto que o atentado foi perpetrado por dois suicidas e por um grupo de homens armados.

Em dez anos, Força Nacional de Segurança atuou em 26 Estados


Por Agência Brasil

São Paulo foi a única unidade da federação que nunca pediu auxílio para ações de emergência do governo federal

Agência Brasil
Agência Brasil
Força Nacional de Segurança atua na Raposa Serra do Sol, em Roraima
Desde a sua criação, em 2004, a Força Nacional de Segurança Pública atuou em 26 estados em momentos de crise. A única unidade da federação que nunca pediu auxílio para ações de emergência ao governo federal foi São Paulo.
Formada por policiais militares e bombeiros de todas as partes do país, a Força Nacional foi criada para atender às necessidades emergenciais dos Estados quando os efetivos locais não conseguem manter a segurança. De acordo com o Ministério da Justiça (MJ), responsável pela Força Nacional, desde a sua criação, 13 mil policiais já integraram a tropa.
Atualmente, cerca de 1.600 policiais estão em 17 estados, atuando em 38 operações com o objetivo de reduzir a violência, a criminalidade e a insegurança. O Estado onde a Força Nacional permaneceu mais tempo foi Alagoas.
Nesta sexta-feira (28), a pedido do governo da Bahia, o MJ prorrogou por 90 dias a permanência de tropas nas cidades do sul do estado, onde a tensão entre índios e não índios exige o reforço policial.
No início do mês, os policiais foram destacados para atuar em Roraima, após uma rebelião na Penitenciária Agrícola de Monte Cristo.

Leia mais: Força Nacional de Segurança atuará por seis meses no Rio Grande do Norte
Em meio a onda de ataques, Força Nacional fiscaliza rodovias em Santa Catarina
Força Nacional permanecerá no Morro do Santo Amaro por mais 90 dias
Baseada na Força de Paz da Organização das Nações Unidas (ONU), a Força Nacional é coordenada pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), órgão do Ministério da Justiça. Após treinamento ou atuação, os policiais são reintegrados às suas respectivas funções, em seus Estados, onde também repassam os conhecimentos adquiridos aos demais membros de suas corporações.
Com o lema “Preparados para Tudo”, a Força Nacional completa neste sábado (29), dez anos. Hoje à noite será feita uma solenidade no Salão Negro do Ministério da Justiça, com entrega de medalhas para personalidades que marcaram a história e o desenvolvimento da Força Nacional.

Mubarak absolvido de envolvimento em morte de manifestantes em 2011

Hosni Mubarak (foto AP)
Redação
O ex-presidente egípcio Hosni Mubarak foi absolvido na acusação de ter mandado carregar sobre manifestantes durante os protestos de 2011, que o afastaram do poder.

Mubarak, 86 anos, tinha sido condenado em 2012, mas um tribunal superior mandou repetir o julgamento que o implicava na morte de centenas de pessoas.

Foi também absolvido num caso de corrupção e enriquecimento ilícito na exportação de crude para Israel a preços alegadadamente inferiores aos do mercado.

Vai, no entanto, continuar preso, pois cumpre três anos de prisão por outro caso de corrupção.

O ex-ministro do interior, Habib el-Adly, e mais seis membros do governo na altura foram também considerados inocentes relativamente às acusações.

sexta-feira, 28 de novembro de 2014

Tarifa de água ficará 6,49% mais cara em São Paulo


Sabesp informou a acionistas que reajuste foi autorizado por agência reguladora. Empresa está liberada a aplicar aumento a partir de 27 de dezembro

Funcionário da Sabesp avalia qualidade da água no Aquapolo Ambiental
Funcionário da Sabesp avalia qualidade da água no Aquapolo Ambiental (Divulgação/VEJA)
As tarifas de água ficarão 6,4952% mais caras em São Paulo a partir de 27 de dezembro. Em comunicado enviado na noite de quinta-feira a seus acionistas, a Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) informa que a Agência Reguladora de Saneamento e Energia do Estado de São Paulo (Arsesp) autorizou a empresa a aplicar o aumento.
No primeiro semestre, com a queda acentuada do nível do Sistema Cantareira, a autarquia optou por não aumentar a conta de água e apostar no bônus de 30% para diminuir o consumo.
O reajuste aprovado pela Arsesp ficou maior do que o definido no início do ano, que era de 5,44%, com aplicação autorizada a partir do dia 11 de maio. A Sabesp sofreu queda de 81% no lucro do terceiro trimestre em relação ao resultado obtido no mesmo período do ano passado, para 91,5 milhões de reais.
Segundo afirmou anteriormente o diretor econômico-financeiro e de Relações com Investidores da Sabesp, Rui Affonso, o recálculo do reajuste de tarifa pedido à agência significava que o reajuste seria maior do que os 5,44%, mas não seria um novo cálculo e sim uma atualização dos valores.
(Com agência Reuters e Estadão Conteúdo)

Após ameaças de ataque, ônibus voltam a circular em São Paulo

Após ameaças de ataque, ônibus voltam a circular em São Paulo

Medida foi tomada pela SPTrans após boatos de ataque.
Greve-ônibus
Os ônibus da empresa VIP, que atendem a zona leste da capital paulista, voltaram a operar normalmente no início da manhã desta sexta-feira, de acordo com a SPTrans (São Paulo Transporte).
Na noite de ontem, os coletivos foram recolhidos para a garagem da empresa após boatos de que seriam atacados.
A SPTrans informou que a retirada dos coletivos de circulação afetou principalmente os bairros de Antônio Estevão de Carvalho e São Miguel Paulista, a partir das 21h. A empresa de transportes solicitou reforço ao Comando da Polícia Militar da região.
Segundo a PM, o único registro de tentativa de ataque a ônibus foi de um grupo de 30 pessoas, na Avenida Jacu Pêssego, zona leste, às 20h. Eles tentaram incendiar o veículo, mas conseguiram apenas depredá-lo. Todos fugiram.

GIRO ELEITORAL: NOVE MUNICÍPIOS TERÃO ELEIÇÕES PARA PREFEITO EM DEZEMBRO.

GIRO ELEITORAL: NOVE MUNICÍPIOS TERÃO ELEIÇÕES PARA PREFEITO EM DEZEMBRO.

O programa Giro Eleitoral desta semana mostra que eleitores de nove municípios devem voltar às urnas ainda este ano para escolher novos prefeitos. A votação vai acontecer no dia 7 de dezembro entre 8h e 17h. Mais de 200 mil eleitores estão aptos a votar nas seguintes cidades: Indiana (SP), Americana (SP), Jumirim (SP), Bento de Abreu (SP), Água Doce do Norte (ES), Jundiaí do Sul (PR), Bom Jesus de Goiás (GO), Ipiaçu (MG) e Jampruca (MG).
Esta edição destaca também que eleitores estão procurando cartórios para fazer a justificativa eleitoral. Em Belo Horizonte, por dia, cerca de 800 pessoas procuram a Central de Atendimento ao Eleitor para apresentar a justificativa e também solicitar outros serviços O prazo para justificar a ausência no primeiro turno vai até 4 de dezembro. Para quem faltou ao segundo turno, o prazo é 26 de dezembro.
O Giro Eleitoral é um programa semanal que traz as principais informações da Justiça Eleitoral e vai ao ar todo sábado às 16h50 e às terças-feiras, às 7h54, na TV Justiça. Você também pode acessar o programa na página oficial do TSE no Youtube. O endereço eletrônico é www.youtube.com/justicaeleitoral . Para assistir, basta clicar no destaque do Giro Eleitoral e ficar por dentro do que está sendo feito em todo o país para garantir os direitos do eleitor brasileiro.

Fonte: http://www.tse.jus.br/

México. 11 corpos decapitados encontrados em Guerrero




Os cadáveres foram abandonados na zona depois de um confronto, na noite anterior, entre grupos rivais de crime organizado
As autoridades mexicanas encontraram, esta quinta-feira, os corpos decapitados de 11 jovens numa estrada entre as localidades de Chilapa de Álvarez e Ayahualulco, no estado de Guerrero, no sul do país.
Fontes da Procuradoria de Guerrero confirmaram que os cadáveres foram abandonados na zona depois de um confronto, na noite anterior, entre grupos rivais de crime organizado.
Uma equipa da Procuradoria-Geral da República deslocou-se à zona para investigar o caso.
Há cerca de um mês foram encontradas valas com 13 corpos na localidade de Chilapa de Álvarez.
Lusa

quinta-feira, 27 de novembro de 2014

Youssef repassava valores a empreiteiras, diz empresário

Youssef repassava valores a empreiteiras, diz empresário

Pedro França/Agência Senado
Instalação da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) mista da Petrobras, que investigará denúncias de irregularidades na estatal
CPI da Petrobras: segundo sócio da Sanko, a empresa fechou 12 negócios a partir de contatos de Youseff
Isadora Peron, do Estadão Conteúdo
Brasília - O sócio da Sanko-Sider, Márcio Andrade Bonilho, admitiu nesta quinta-feira, 27, durante depoimento a CPI Mista da Petrobras, que pagou R$ 33 milhões em comissão ao doleiro Alberto Youssef.
Segundo ele, o pagamento foi feito porque Youssef intermediou negócios da empresa com construtoras.
Bonilho confirmou também que sabia que o doleiro havia repassado parte do dinheiro a dois executivos da construtora Camargo Corrêa.
Ele, no entanto, negou irregularidades nas transações.
O empresário afirmou que contratou Youssef porque ele tinha um "bom tráfego" entre as empreiteiras, mas que veio a saber somente depois que se tratava de um doleiro.
"Eu não entrei no Google para checar o nome dele", disse.
Segundo seu relato, um amigo mostrou um vídeo de um programa de TV sobre Youssef e ele resolveu consultar seus advogados para saber que procedimentos adotar para fazer todas as transações legalmente.
Bonilho disse ainda que, orientado então por seus advogados, sempre exigiu de Youssef notas fiscais pelos serviços, mas reconheceu que depositou valores diretamente nas contas das empresas do doleiro, como MO e GFD, consideradas de fachada pela Polícia Federal.
Segundo Bonilho, a Sanko fechou 12 negócios a partir dos contatos do doleiro e pagava a ele comissões que variavam 3% e 15% da margem de lucro.
O principal deles foi o do consórcio CNCC, liderado pela Camargo Corrêa, para a obra da refinaria de Abreu e Lima. Só nesse contrato, a Sanko-Sider recebeu R$ 198 milhões.
Bonilho é investigado na Operação Lava Jato, da Polícia Federal, por suspeita de participação no esquema de lavagem de dinheiro e pagamento de propina chefiado por Youssef.
O depoimento não convenceu os parlamentares da oposição que acompanharam a sessão da CPI.
O deputado Onyx Lorenzoni (DEM-RS) acusou o empresário de mentir ao dizer que não sabia quem era Youssef e aconselhou Bonilho a fazer um acordo de delação premiada com a Justiça: "Seria muito bom se o senhor viesse a esta CPMI e falasse a verdade. O senhor tentou, aqui, nos enrolar, nos enganar e está usando da mentira", disse.

Procon Fortaleza dará plantão para atender consumidor no Black Friday


Quinta edição ocorre nesta sexta-feira e busca resgatar credibilidade.
Denúncias podem ser encaminhadas ao Procon pelo telefone e internet.

Do G1 CE
Selo Black Friday Legal (Foto: Divulgação)
Selo Black Friday Legal (Foto: Divulgação) O Procon Fortaleza vai disponibilizar atendimento aos consumidores durante a Black Friday, a partir da zero hora de sexta-feira (26), por meio do link disponibilizado na página do Procon na internet. Inspirado em ação semelhante realizada todos os anos nos Estados Unidos, após o Dia de Ação de Graças, o Black Friday começou a ganhar força no Brasil em 2011 e, desde aquele ano, tem gerado suspeitas de maquiagem de descontos e de descumprimento das normas do Código de Defesa do Consumidor (CDC).
Na sexta-feira, equipes do Procon estarão de plantão na sede do órgão, entre 8h e 17h, averiguando o cumprimento da legislação de que trata o comércio eletrônico e observando as ofertas de lojas físicas da capital participantes da Black Friday.  A intermediação entre consumidor e empresa ocorrerá em tempo real pela assessoria jurídica do Procon. A ideia é atender possíveis falhas durante a compra, como dificuldades de pagamento, queda de sistema ou preço não compatível com a forma de liquidação anunciada.
Para Cláudia Santos, coordenadora geral do Procon Fortaleza, o consumidor deve ficar atento e reunir o maior número de informações para comprovar a falsa oferta, caso haja divergência no preço anunciado na loja física e no site. "Pela vasta quantidade de anúncios e preços, o consumidor precisa observar se, realmente, o valor do produto é promocional, fazendo um print da página", alerta. Segundo ela, o consumidor pode denunciar qualquer problema, mesmo após o término da Black Friday.
As denúncias podem ser feitas no link da denúncia virtual, pela Central de Atendimento ao Consumidor (151) no horário comercial ou ainda na sede do Procon (Rua Major Facundo, 869, Centro).
Orientações do Procon
- É recomendável que o consumidor somente efetue compras em sites confiáveis. Para verificar a segurança da página, ele deve clicar num símbolo de cadeado que aparece no canto da barra de endereço ou no rodapé da tela. O endereço da loja virtual deve começar com https://
- Verifique os preços cobrados antes da Black Friday. Isto pode ser feito em sites de buscas, além das páginas das lojas participantes.
- Analise a descrição do produto e compare com outras marcas.
- É muito importante imprimir ou salvar todos os documentos que demonstrem a oferta e confirmação do pedido (comprovante de pagamento, contrato, anúncios etc).
- Fique atento à política de privacidade da loja virtual para saber quais compromissos ela assume quanto ao armazenamento e manipulação de seus dados.
- Computadores de acesso público não devem ser usados para comércio eletrônico ou internet banking.
Direitos do Consumidor
- Produto comprado em uma liquidação ou promoção não elimina os direitos do consumidor;
- Se a empresa prometeu desconto em determinados produtos, a oferta deve ser cumprida conforme foi veiculada;
- Todo site deve exibir o CNPJ da empresa ou o CPF da pessoa responsável, além de informar o endereço físico onde a loja possa ser encontrada ou o endereço eletrônico para que possa ser contatada;
- A empresa deve manter canais de atendimento de fácil acesso para que o consumidor esclareça suas dúvidas;
- Nas compras feitas fora do estabelecimento comercial (por telefone, em domicílio, telemarketing, catálogos, internet etc), o consumidor tem prazo de sete dias para desistir da compra, contados a partir da aquisição do produto ou de seu recebimento;
- O CDC estabelece prazo de 30 dias para reclamações sobre problemas aparentes ou de fácil constatação, no caso de produtos não duráveis, e de 90 dias para bens duráveis, contados a partir da constatação do problema;
- Produtos importados adquiridos no Brasil, em estabelecimentos devidamente legalizados, seguem as mesmas regras dos nacionais;
- No ato da entrega do produto, o documento de recebimento só deve ser assinado após examinar o estado da mercadoria. Havendo irregularidades, estas devem ser relacionadas, justificando, assim, o não recebimento, e a empresa em questão deve ser contatada para que resolva o problema.

Vereadora mostra a calcinha em tribuna para fazer protesto


      
Foto: Acrisio Siqueira/Divulgação/Câmara dos Vereadores de Aracaju
Foto: Acrisio Siqueira/Divulgação/Câmara dos Vereadores de Aracaju Ainda repercute nas redes sociais o protesto inusitado da vereadora de Aracaju Lucimara Passos (PCdoB), em Alagoas, que, ao fazer um discurso criticando o colega e vereador Agamenon Sobral (PP), tirou uma calcinha branca do bolso e mostrou aos colegas de plenário. A comunista chamou o vereador de “criminoso” e o desafiou a lhe dar “uma surra”. A sessão polêmica aconteceu nesta terça-feira (25).
A reação de Lucimara aconteceu em virtude de um discurso de Agamenon, que, na semana passada, teria chamado de vagabunda uma mulher que quis se casar sem calcinha e teria dito que ela merecia “uma surra”.
“Hoje vim com um vestido mais curto. Também trouxe a minha calcinha no bolso. Alguém pode me chamar de vagabunda? Alguém pode dizer que tenho de ser surrada?", questionou. No momento, nenhum vereador questionou a postura da colega.
“Os senhores não podem me julgar, nem julgar uma mulher pela roupa que ela veste, em função da calcinha que usa ou se não usa. Isso não define o meu caráter. Será que vão me dar uma surra quando eu descer daqui?”.
A vereadora pediu punição ao colega de legislativo. O discurso de Lucimara fez alusão ao dia 25 de novembro, quando é celebrado o Dia Internacional de Combate à Violência contra a Mulher.
“Infelizmente, ainda nos deparamos com certo tipo de comportamento desprezível, abominável, que ainda enxerga a mulher como propriedade do homem. Esse é um dos maiores fatores da violência. Enquanto o homem não se libertar desse sentimento, as mulheres serão vítimas”, disse.
O vereador Agamenon Sobral se mostrou tranquilo após a denúncia de Lucimara. Ele negou que seria preconceituoso e disse que a vereadora estava querendo aparecer. “É direito do vereador contestar. Sobre a Comissão de Ética, quero que seja efetivada porque já cansei de provar várias vezes sobre tudo o que trato aqui. Não tenho medo. A vereadora pode vir para tribuna de calcinha ou sem, como quiser, o problema é dela”.

UE adota resolução simbólica para desmantelar o Google

UE adota resolução simbólica para desmantelar o Google

.
Google
Google: resolução é uma mensagem destinada a chamar a atenção da Comissão Europeia
Da AFP
Estrasburgo - O Parlamento Europeu enviou nesta quinta-feira uma firme mensagem ao adotar uma resolução simbólica relativa ao mercado digital, na qual propõe desvincular as ferramentas de busca de outros serviços da internet oferecidos por uma mesma empresa, o que se traduz pelo desmantelamento de empresas como o Google.
A resolução, debatida na quarta-feira, não é vinculante, mas é uma mensagem destinada a chamar a atenção da Comissão Europeia, o braço Executivo do bloco, que tem um processo aberto contra o Google por abuso de posição dominante.
Os eurodeputados aprovaram a resolução com 384 votos, 174 votaram contra e 56 se abstiveram.
A votação é puramente simbólica. O Parlamento adota dezenas de resoluções, mas esta em particular, chamada de "Resolução para a Defesa dos Consumidores no Mercado Digital", está dirigida contra o Google, sem citar a empresa.
Nela se pede à Comissão "que considere as propostas destinadas a desvincular os motores de busca de outros serviços comerciais".
"Queremos dar um sinal forte à Comissão Europeia, mas também às empresas americanas, como Google, e finalmente ao cidadão", havia explicado nesta semana o eurodeputado socialista belga Marc Tarabella.
O eurodeputado espanhol Ramón Tremosa (ALDE, liberais) afirmou nesta semana não estar contra o Google "ou qualquer outra companhia americana. Sou contra os monopólios".
O gigante americano "controla 90% do mercado dos motores de busca em muitos Estados membros e o tratamento preferencial dos serviços que oferece é claro e está provado", acrescentou.
A resolução inquietou inclusive as autoridades americanas.
A embaixada dos Estados Unidos ante a UE expressou sua preocupação pela resolução e disse que é necessário pedir que "todo processo para identificar possíveis prejuízos à concorrência e suas possíveis soluções se baseiem em soluções objetivas e imparciais e não politizadas".
A Comissão iniciou uma investigação em novembro de 2010 contra o Google por abuso de posição dominante. O gigante americano é acusado de privilegiar nos resultados de busca os serviços especializados que sua companhia oferece, em detrimento de seus concorrentes.
A Comissão já fez três vezes modificações nas soluções propostas pelo Google.
A nova comissária europeia de Concorrência, Margrethe Vestager, explicou no início de novembro que precisaria de "tempo antes de decidir as próximas etapas no caso"

Fechada lista do primeiro escalão do governo Flávio Dino

Fechada lista do primeiro escalão do governo Flávio Dino

O comunista inovou na forma dos anúncios, que evitou especulações políticas em torno dos nomes
O governador eleito, Flávio Dino (PCdoB) finalizou as indicações do primeiro escalão. Ao todo foram 50 nomes anunciados através de seu perfil nas redes sociais. O comunista inovou na forma dos anúncios, que evitou especulações políticas em torno dos nomes, e compôs uma equipe de perfil predominantemente técnica, mesclando com indicações políticas.

Na sua conta na mídia social Twitter, Flávio publicou, na manhã desta terça-feira: “Ontem concluí a formação do primeiro escalão do nosso governo. Equipe politicamente representativa, com capacidade técnica e muita motivação”.

Os secretários também estão liberados para anunciar, através dos perfis pessoais nas redes sociais, os secretários adjuntos escolhidos.
As últimas indicações de Dino, na segunda-feira, foram Paulo Guilherme de Araújo para a Comissão Central de Licitação, Karla Trindade como Chefe da Assessoria Especial do governador e Sérgio Sombra para Junta Comercial do Estado do Maranhão (Jucema).

Jucema
A indicação de Sérgio Sombra ganhou repercussão, já que, de acordo com as normas internas, a presidência da Jucema é eleita pelo Colégio de Vogais – uma espécie de Conselho, composto por 14 titulares e 14 suplentes. A última eleição ocorreu em janeiro deste ano, quando a servidora do órgão, Sueline Fernandes, foi eleita para o segundo mandato de mais quatro anos. E ainda é aguardada alguma decisão a ser tomada por Dino.

Sergio Sobra, em entrevista a O Imparcial relatou que não há qualquer problema na indicação. Segundo ele, o advogado da transição, Rodrigo Lago, informou que não há qualquer tipo de impedimento. A Jucema é uma autarquia, assim como a Caema, por exemplo, permitindo a indicação. Independente dos questionamentos, Sergio pretende fazer uma boa gestão. “Temos a experiência de anos na iniciativa privada e conhecemos os anseios do setor. A intenção é dar celeridade a expedição dos registros, modernizar e dar aperfeiçoar ainda mais o trabalho da atual presidente, que tem tido boa atuação a frente da Junta”, explica (MS)

EQUIPE DO GOVERNADOR ELEITO
Secretaria de Administração Penitenciária – Murilo Andrade
Empresa Maranhense de Administração Portuária (Emap) – Ted Lago
Agência de Pesquisa Agropecuária e Extensão (Agerp) – Fortunato Macedo
Secretaria de Agricultura – Márcio Honaiser
Secretaria de Agricultura Familiar – Adelmo Soares
Secretaria de Articulação Política e Assuntos Federativos – Márcio Jerry
Assessoria de Imprensa – Aline Louise
Assessoria Especial – Karla Trindade
Casa Civil – Marcelo Tavares
Casa Militar – Major Everaldo Santana
Cerimonial – Telma Moura de Oliveira
Secretaria de Cidades – Flávia Alexandrina Coelho
Secretaria de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior – Bira do Pindaré
Comandante do Corpo de Bombeiros – Cel. Roberto Pinto de Araújo
Comandante Geral da PMMA – Marco Antônio Alves da Silva
Comissão Central de Licitação – Paulo Guilherme Araújo
Secretaria de Comunicação – Robson Paz
Secretaria de Cultura – Ester Marques
Delegacia Geral – Augusto Barros
Secretaria de Desenvolvimento Social – Neto Evangelista
Detran – Antônio Nunes
Secretaria de Direitos Humanos – Francisco Gonçalves
Secretaria de Educação – Áurea Prazeres
Empresa de Transportes Urbanos – José Arthur Cabral
Secretaria de Esporte – Márcio Jardim
Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (Fapema) – Alex Oliveira Souza
Secretaria de Fazenda – Marcellus Ribeiro Alves
Fundação da Criança e do Adolescente (Funac) – Elisângela Cardoso
Secretaria de Gestão e Previdência – Felipe Camarão
Secretaria de Igualdade Racial – Gerson Pinheiro
Secretaria de Indústria e Comércio – Simplício Araújo
Secretaria de Infraestrutura – Clayton Noleto
Instituto de Metrologia e Qualidade Industrial do Maranhão (Inmeq) – Geraldo Cunha Carvalho Jr.
Instituto de Colonização e Terra (Iterma) – Mauro Jorge
Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia (Iema) – Francisco Alberto Gonçalves
Junta Comercial do Estado do Maranhão (Jucema) – Sergio Sombra
Secretaria de Juventude – Tatiana Pereira
Secretaria de Meio Ambiente – Marcelo Coelho
Secretaria de Minas e Energia – José Reinaldo Tavares
Secretaria de Mulher – Laurinda Pinto
Secretaria de Planejamento – Cinthia Mota Lima
Procon – Duarte Filho
Procuradoria Geral do Estado – Rodrigo Maia
Representação do Governo em Brasília – Domingos Dutra
Secretaria de Saúde – Marcos Pacheco
Secretaria de Segurança Pública – Jefferson Portela
Subcomandante Geral da PMMA – Cel. Raimundo Nonato Santos Sá
Secretaria de Trabalho – Julião Amin
Secretaria de Transparência e Controle – Rodrigo Lago
Secretaria de Turismo – Delma Andrade
Mariana Salgado

Operação Lava Jato centra fogo no elo partidário da propina

Operação Lava Jato centra fogo no elo partidário da propina

“Eu simplesmente fui a engrenagem”, diz doleiro Alberto Youssef ao revelar o trajeto da propina

O ex-diretor de Abastecimento da Petrobras, Paulo Roberto Costa, e o doleiro Alberto Youssef estão ajudando a mapear o loteamento feito por partidos da base do governo na Petrobras, o elo político que falta para fechar o cerco na Operação Lava Jato.
Jeso Carneiro/Agência Senado
O doleiro Alberto Yousseff
“Eu simplesmente fui a engrenagem para que pudesse haver o recebimento e os pagamentos aos agentes públicos”, disse o doleiro, no depoimento em que explica seu papel no esquema. Em ações que correm paralelas ao processo de delação premiada na Justiça Federal do Paraná, ele e Costa detalharam valores e os nomes dos operadores que agiram pelo PP, PMDB e PT.
Leia também: Contadora de Alberto Youssef diz que foi ameaçada
Costa e Youssef atuaram como sócios informais na azeitada máquina de propina, mas era o doleiro quem, no varejo, tinha mais contatos com o mundo político e cuidava das operações bancárias ou do envio das malas de dinheiro que transitavam no eixo Rio/São Paulo/Brasília. Ele detalha o trajeto da propina:
“O procedimento era com emissão de notas fiscais (frias) e recebimento em conta ou a empresa que me pagava lá fora e eu internava esses reais aqui. E o que era de Brasília ia para Brasília, e o que era do Paulo Roberto Costa ia para o Paulo Roberto Costa, no Rio de Janeiro”, diz Youssef ao juiz federal Sérgio Moro.
Mais:
- "Youssef foi o único que ficou feliz com a morte de Janene", diz ex-contadora
- Contadora diz que laranja tinha esquema para driblar o Coaf
A viagem de um grupo de procuradores da República à Suíça e, possivelmente, a outros paraísos fiscais, foi motivada por informações prestadas pelo doleiro sobre contas abertas no exterior para, segundo se suspeita, proteger parte do dinheiro dos partidos envolvidos no esquema.
Youssef afirma ter sido informado por empreiteiros e diretores da Petrobras envolvidos no esquema de corrupção, que o “acordo prévio” sobre o “ajuste político” que precedia cada contrato relacionado a grandes obras, vigorava em todas as áreas da Petrobras. A Justiça já identificou recebimento de propinas nas diretorias de Abastecimento, Serviços e Internacional. Outras quatro - Financeira, Gás e Energia, Exploração e Produção e Engenharia Tecnologia e Materiais - passarão por um pente fino.
Pelos depoimentos de Costa e Youssef, as autoridades reforçaram as suspeitas de que o esquema, arquitetado pelo ex-deputado José Janene, do PP paranaense, morto em 2010, foi implantado logo depois do mensalão e pode envolver outros partidos.

quarta-feira, 26 de novembro de 2014

Policial que matou jovem negro em Ferguson diz ter 'consciência limpa'

Policial que matou jovem negro em Ferguson diz ter 'consciência limpa'

Cidade do Missouri tem nova onda de violência por morte de negro.
Protestos recomeçaram após policial que matou jovem não ser processado.

Da France Presse
O policial Darren Wilson, que atirou em no jovem negro Michael Brown, causando sua morte, em foto divulgada pela promotoria de St.Louis nesta segunda-feira (24) (Foto: St. Louis County Prosecuting Attorney's Office/AP)O policial Darren Wilson. (Foto: St. Louis County
Prosecuting Attorney's Office / AP Photo)
O policial branco que matou um jovem negro desarmado na cidade de Ferguson, nos Estados Unidos, em agosto passado, e não será julgado pelo incidente, afirmou nesta terça-feira (25) que tem "a consciência limpa" e voltará a agir da mesma maneira.
Darren Wilson afirmou que temia por sua vida quando disparou a arma - pela primeira vez em serviço em Ferguson - contra o jovem negro Michael Brown, morto por seis tiros.
"A razão para ter a consciência limpa é que sempre agi da maneira correta", disse Wilson à ABC News, em sua primeira entrevista sobre o incidente de 9 de agosto passado.
Perguntado se teria reagido da mesma forma caso Brown fosse um jovem branco, Wilson respondeu "sim, sem qualquer dúvida".
O policial destacou que Brown era "um homem forte, que poderia me matar".
A decisão de não indiciar o policial Darren Wilson detonou nova onda de distúrbios em Ferguson, nos Estados Unidos, nesta terça-feira (25). Manifestantes queimaram edifícios, saquearam lojas e atiraram contra a polícia. Tropas de choque, FBI, Swat e a Guarda Nacional foram para as ruas. Tumultos foram controlados com gás lacrimogêneo.
Veja galeria de fotos
Carros são incendiados durante protesto em Ferguson, nos Estados Unidos (Foto: AP Photo/Charlie Riedel)Carros são incendiados durante protesto em Ferguson, nos Estados Unidos (Foto: AP Photo/Charlie Riedel)
Segundo o sargento Brian Schellman, da polícia de St. Louis, 61 pessoas foram detidas. Os confrontos representaram a pior noite de distúrbios na cidade desde agosto. Entre os presos estão pessoas com idades entre 17 e 66 anos.
A polícia ainda não tem um balanço de estragos e prejuízos.
Pelo menos 150 tiros foram disparados na região durante os protestos, mas nenhuma pessoa com ferimento grave foi registrada. Pelo menos 12 imóveis foram incendiados pelos manifestantes dentro da cidade e nas proximidades – a maioria foi totalmente danificada.
Na Times Square, em Nova York, policiais acompanham manifestação por arquivamento de caso de policial que matou jovem em Ferguson. (Foto: John Minchillo / AP Photo)Na Times Square, em Nova York, policiais acompanham manifestação por arquivamento de caso de policial que matou jovem em Ferguson. (Foto: John Minchillo / AP Photo)
Protestos pacíficos se estendem por Nova York, Chicago, Los Angeles, Washington D.C., Oakland e outras grandes cidades do país.
O Departamento de Polícia informou que o aeroporto de St. Louis foi fechado para pousos e decolagens, por determinação da Administração Federal de Aviação dos EUA.
Darren Wilson não será processado porque o júri de St. Louis concluiu que não há provas suficientes para processá-lo, anunciou o promotor da comarca, Robert (Bob) McCulloch. "Darren Wilson não será acusado em conexão à morte de Michael Brown ocorrida em 9 de agosto em Ferguson", afirmou McCulloch.
Segundo ele, o júri trabalhou "intensamente" durante os últimos meses e encontrou inconsistências no depoimento das testemunhas que incriminavam Wilson. "Não há dúvida de que Darren Wilson matou. Wilson foi o agressor inicial. Mas foi autorizado a usar força letal em autodefesa", disse o promotor.
Em nota enviada à imprensa, a família de Brown afirmou que ficou "desapontada". "Estamos profundamente decepcionados de que o assassino do nosso filho não tenha que sofrer as consequências de seus atos", informou a família de Brown, pedindo 'respeitosamente que qualquer manifestação seja pacífica'. "Juntem-se a nós em nossa campanha para que todo policial nas ruas desse país use uma câmera acoplada a seu corpo. Nós respeitosamente pedimos que vocês protestem pacificamente. Responder violência com violência não é a reação mais apropriada", diz o comunicado.
Composto por 12 pessoas, o júri manteve reuniões secretas por meses, uma vez por semana, ouvindo testemunhas e analisando evidências. Os integrantes eram seis homens brancos, três mulheres brancas, duas mulheres negras e um homem negro. Eles tinham a opção de não acusar Wilson por crime algum ou decidir que ele deveria ser processado por homicídio involuntário ou assassinato, com sua absolvição ou condenação (e pena) sendo decidida em novo julgamento. A decisão não precisava ser unânime, sendo validada caso fosse aprovada por ao menos nove dos 12 jurados.
Morte
A morte de Michael Brown, em 9 de agosto, gerou uma violenta onda de manifestações em Ferguson, especialmente por que Wilson, um policial branco, atirou ao menos seis vezes no jovem negro de 18 anos que, segundo testemunhas, estaria desarmado. Quase 70% da população de Ferguson é negra, mas as autoridades políticas e policiais são majoritariamente brancas.
De acordo com a polícia, Brown teria participado de um assalto a uma loja de bebidas pouco antes de ser baleado. Um vídeo do crime, em que o jovem supostamente aparece, chegou a ser divulgado.

Valor bloqueado na operação Lava Jato se aproxima de R$ 100 milhões


Valor bloqueado na operação Lava Jato se aproxima de R$ 100 milhões
Alberto Youssef prestou seu último depoimento da delação premiada.
Na Suíça, procuradores começam a analisar documentos sobre o esquema.

Os valores bloqueados pela Justiça em contas dos investigados na operação Lava Jato se aproxima de R$ 100 milhões. Nessa quarta-feira (26), não há nenhum depoimento marcado, mas os policiais continuam analisando documentos e computadores apreendidos na operação que investiga desvio de dinheiro da Petrobrás.
O único investigado libertado na semana passada que ainda não entregou o passaporte à Justiça deve fazer isso nessa quarta. Carlos Alberto da Costa e Silva, segundo as investigações, trabalhava para o doleiro Alberto Youssef.
Até agora, quatro pessoas já fizeram com a Justiça acordo de delação premiada e outras duas esperam que o acordo seja homologado. Uma delas é Alberto Youssef, um dos principais investigados no esquema. Na terça-feira (25), ele prestou o último depoimento da delação e terminou de contar o que sabe em troca de uma possível redução de pena.

O depoimento durou seis horas e agora cabe ao Supremo Tribunal Federal decidir se o acordo entre o doleiro e a Justiça tem validade. Por enquanto, as mais de 100 horas de depoimento estão sob segredo de Justiça. As gravações são mantidas em um cofre e foram codificadas.
“A nossa única função nesse momento é colaborar o máximo possível, da melhor forma, esclarecer todos os fatos, trazendo aqueles documentos que sejam necessários, a prova que seja necessária para que essa investigação continue cada vez mais forte e chegue a um bom tempo”, afirma Antonio Figueredo Basto, advogado de Alberto Youssef.

Bloqueios
O Banco do Brasil informou à Justiça Federal que bloqueou mais de R$ 18 milhões de dois executivos da empreiteira Queiroz Galvão. O dinheiro foi encontrado em investimentos de letras de crédito de agronegócios. Essa modalidade não é automaticamente bloqueada pelo Banco Central quando há ordem da Justiça. Por isso, o bloqueio foi feito de forma manual.
Também foram bloqueados R$ 677 mil em nome do ex-diretor de serviços da Petrobras, Renato Duque. A quantia estava aplicada em letras de crédito imobiliário.
Até agora, os documentos que os bancos entregaram à Justiça indicam que o total bloqueado dos investigados já passa de R$ 96 milhões. Os valores serão depositados em contas judiciais para garantir a devolução aos cofres públicos, caso fiquem comprovados os desvios.
Os advogados de defesa dos investigados querem que o caso vá para o Supremo Tribunal Federal. Eles entendem que as investigações atingem também políticos, que têm o chamado foro privilegiado e, por isso, só poderiam ser julgados pelo Supremo.
O juiz Sérgio Moro, que comanda as investigações da operação Lava Jato, tem orientado os investigados a não citarem nomes de políticos. Para os advogados, a atitude é uma manobra do juiz para se manter à frente do caso.
"Nós tivemos um episódio muito grave, em que a pessoa ia falar o nome de um político, no exercício do mandato, que teria recebido dinheiro de propina e o juiz diz: ‘não, aqui o senhor não pode falar nome de político’. Ou seja, uma coisa absolutamente artificial para impedir o deslocamento da investigação para o Supremo Tribunal Federal”, diz Alberto Toron, advogado de executivos da UTC.
Em despacho divulgado na terça-feira (25), o juiz Sérgio Moro reagiu e classificou como fantasiosa a argumentação de que estaria ocultando os nomes de políticos. O juiz lembra que o sigilo é uma decisão do STF e explica ainda que o processo da operação Lava Jato não tem como objetivo identificar crimes de corrupção de políticos e sim crimes cometidos em licitações, lavagem de dinheiro e corrupção de funcionários da Petrobras.
No Supremo Tribunal Federal, o ministro Teori Zavascki é quem vai decidir o que será julgado: se só políticos ou todos os investigados. O ex-diretor da Petrobras, Renato Duque, nega participação em crimes e o recebimento de vantagens indevidas. A Queiroz Galvão afirma que suas atividades estão de acordo com a lei e que continua colaborando com os esclarecimentos necessários.
Investigação na Suíça
Procuradores brasileiros do Ministério Público Federal estão na Suíça e começam a analisar os documentos sobre a corrupção na Petrobrás. Eles vão passar o dia inteiro reunidos com representantes do Ministério Público Suíço, que também investigam as suspeitas de corrupção.
A Justiça suíça já havia aberto uma ação penal contra o ex-diretor de abastecimento, Paulo Roberto Costa, por lavagem de dinheiro. Costa tem 12 contas pessoais na Suíça, com US$ 23 milhões que já foram bloqueados. Um dos objetivos dos procuradores brasileiros é acertar a devolução desse dinheiro ao Brasil.
O doleiro Alberto Youssef também tem dinheiro depositado no país. Os procuradores buscam registros de movimentações financeiras de outros envolvidos no caso. Eles disseram que as reuniões com os colegas suíços ao longo desta semana são apenas o começo do trabalho em conjunto para buscar o dinheiro desviado da Petrobras.

PEIXE COM CARA DO SANTANÁS FOI ENCONTRADO NO FUNDO DO MAR NA CALIFORNIA.

PEIXE COM CARA DO SANTANÁS FOI ENCONTRADO NO FUNDO DO MAR NA CALIFORNIA.

Um exemplar de peixe-diabo negro, o Melanocetus johnsonii, de aproximadamente nove centímetros foi filmado a uma profundidade de 600 metros no cânion submarino de Monterrey, na Califórnia
Cientistas do Instituto de Pesquisa do Aquário da Baía de Monterrey, na Califórnia, conseguiram filmar um exemplar do misterioso "diabo negro do mar", uma espécie de peixe abissal conhecida pelo nome científico Melanocetus johnsonii.
 
Segundo  os pesquisadores da instituição, esta foi a primeira vez que este estranho e pequeno animal foi filmado em seu habitat natural.

ONU adota iniciativa do Brasil sobre defesa de comunicações

ONU adota iniciativa do Brasil sobre defesa de comunicações

Facebook/Victoria Milan
Pessoa usando smartphone
Pessoa usando smartphone: a medida "reafirma o direito à vida privada"
Da AFP
Nações Unidas - A ONU adotou nesta terça-feira uma resolução que insiste na proteção das comunicações e dos dados privados e prevê reparações para vítimas de vigilância eletrônica ilegal.
A resolução não vinculante, adotada por consenso, foi promovida por Brasil e Alemanha via comissão da Assembleia Geral encarregada dos direitos humanos.
A medida "reafirma o direito à vida privada" e pede a todos os estados que "respeitem e protejam este direito no contexto da comunicação digital".
Sem citar os Estados Unidos, o texto pede aos governos que "adotem as medidas necessárias para acabar com as violações" da vida privada, e defende a "implementação de mecanismos nacionais" de supervisão independentes aos quais os governos prestem contas.
Brasil e Alemanha já haviam conseguido aprovar na Assembleia da ONU, no ano passado, um texto similar, mas menos detalhado, após o escândalo provocado pelas revelações do ex-analista de inteligência Edward Snowden sobre a espionagem eletrônica praticada pela NSA, a agência nacional de segurança dos EUA.
Os "grampos" da NSA envolveram milhares de pessoas, em todo o mundo, inclusive a presidente Dilma Rousseff e a chanceler alemã, Angela Merkel.

Levy assume Fazenda com missão de desmontar política anticíclica, diz fonte

Levy assume Fazenda com missão de desmontar política anticíclica, diz fonte

Tendência, de acordo com essa fonte, é que novo ministro reverta as desonerações tributárias na tentativa de gerar mais receitas

Reuters
O ex-secretário do Tesouro Joaquim Levy
Foto: Divulgação
O ex-secretário do Tesouro Joaquim LevyBRASÍLIA - Joaquim Levy vai ser anunciado na quinta-feira ministro da Fazenda com a missão de desmontar gradualmente a política anticíclica feita nos últimos anos, revertendo as desonerações tributárias, disse à Reuters uma fonte do governo que acompanha a montagem da nova equipe econômica.
"Não tem como o governo manter a política anticíclica", disse nesta quarta-feira a fonte, sob condição de anonimato. "Levy vai assumir o cargo de ministro da Fazenda para rever as contas, reverter desonerações, gerar mais receita e criar ambiente para a melhora do investimento privado."
O desmonte dessa política, iniciada para estimular a atividade econômica, será feito de forma gradual. Mas novas medidas, acrescentou a fonte, não serão divulgadas nesta quinta-feira, quando o Palácio do Planalto divulgará os nomes dos futuros ministros da Fazenda e do Planejamento.
O ex-secretário-executivo da Fazenda Nelson Barbosa ficará com a pasta do Planejamento e Alexandre Tombini continuará à frente do Banco Central.
As desonerações tributárias, nos primeiros dez meses do ano, somaram quase 85 bilhões de reais, e são uma das principais responsáveis pelo mau desempenho fiscal do governo. Entre elas, estão a redução do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) de veículos, que termina neste ano, e a das folhas de pagamento de diversos setores, que continua.
As medidas em estudo também envolvem mudança no seguro-desemprego e abono salarial, além de contenção de gasto da máquina pública.
Também está em análise o aumento da alíquota da Contribuição de Intervenção do Domínio Econômico (Cide) sobre combustíveis, zerada desde 2012. De acordo com a fonte, além de gerar receita anual superior a 10 bilhões de reais, o tributo vai melhorar a competitividade do etanol no mercado brasileiro.
Esse conjunto de medidas está em fase final de elaboração e será anunciado nos próximos dias.
Superávit primário em 2015
A fonte informou ainda que a presidente Dilma pediu a Levy que prepare uma nova meta ajustada de superávit primário para 2015, mais compatível com a realidade de baixa poupança.
A meta cheia da economia feita para pagamento de juros do próximo ano é de 147,3 bilhões de reais, equivalente a 2,5 por cento do Produto Interno Bruto (PIB), mas o governo havia dito que perseguiria 2 por cento do PIB.
A definição da nova meta de 2015 será, conforme a fonte, feita sem alteração das condições prevista no projeto da Lei de Diretrizes Orçamentos (LDO) de 2015, que ainda não foi aprovada no Congresso Nacional.
"Vai ter que ser uma meta que o governo consiga alcançar e ao mesmo tempo que assegure o 'investment grade' pelas agências de risco", acrescentou.
Outros ministros
Dilma anunciará também na quinta-feira o senador Armando Monteiro Neto (PTB-PE), ex-presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI), para o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, e a senadora Kátia Abreu (PMDB-TO), presidente Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), para a pasta da Agricultura.
Além disso será anunciada a transferência do ministro do Desenvolvimento Agrário, Miguel Rossetto, para a Secretaria-Geral da Presidência da República, no lugar de Gilberto Carvalho.
Segundo informou a fonte, o Palácio do Planalto trabalha para dar posse aos novos indicados na próxima segunda-feira.
A atual ministra do Planejamento, Miriam Belchior, está cotada para o Ministério de Minas e Energia, mas ainda sem confirmação.
(Por Luciana Otoni)

Vivo participa da Black Friday com descontos de até 80% em smartphones

Vivo participa da Black Friday com descontos de até 80% em smartphones

Pelo segundo ano consecutivo, a Telefônica Vivo participa da Black Friday, que este ano acontecerá na noite de 27 para 28 de novembro (quinta para sexta-feira), a partir da meia-noite.  Entre as ofertas, descontos em smartphones que chegam a até 80%.
 
 O cliente terá frete grátis para todo o Brasil e poderá pagar em até doze vezes sem juros. A expectativa da empresa é aumentar as vendas diárias em até cinco vezes neste período.
Estarão disponíveis ofertas especiais -- www.vivo.com.br/blackfriday --  para compra de smartphones do portfólio atual da Vivo, em planos pré e pós-pagos. Entre os destaques à disposição, incluem-se o Samsung Galaxy S4, Nokia Lumia 635, Moto E Dual. Alguns aparelhos do portfólio especial, como o Sony Xperia L L'Occitane,  chegarão a ser gratuitos se adquiridos em planos específicos. 
A Black Friday surgiu nos Estados Unidos como o dia em que grandes varejistas fazem promoções com os maiores descontos do ano. No Brasil, o evento comercial ocorre desde 2010 e conta com a participação de empresas dos mais variados segmentos.
 
Cyber Monday
 
A Telefônica Vivo também vai participar da Cyber Monday, destinado a varejistas dos mais variados segmentos. Na segunda-feira, 01/12, a empresa anunciará uma oferta significativa apenas para o canal online.  

segunda-feira, 24 de novembro de 2014

EM ASSEMBLEIA LOTADA CATEGORIA APROVA PROPOSTA DE IMPLEMENTAÇÃO DE HORA ATIVIDADE

EM ASSEMBLEIA LOTADA CATEGORIA APROVA PROPOSTA DE IMPLEMENTAÇÃO DE HORA ATIVIDADE


A categoria lotou o auditório da EMEF José Mendonça Vergulino na assembleia de hoje (24). Dentre os pontos de pautas discutidos e aprovados estava a proposta de implementação da hora atividade na rede municipal de ensino. Pela proposta apresentada, já consensual entre Sintepp, CME e Semed, todos os professores da educação infantil, primeiro e segundo segmentos do ensino fundamental e EJA, a PARTIRde janeiro de 2015 passará a ter direito a 20% da sua jornada de trabalho como hora atividade. 
A situação do PROFESSOR da educação infantil é idêntica ao do professor do primeiro segmento do ensino fundamental, 1º ao 5º ano. Nessas etapas do ensino, o professor é lotado por jornada de 100 e 200 horas mensais. Dessa jornada ele cumprirá apenas 80% em sala de aula, 80 horas para quem tem 100 horas e 160 horas para quem tem 200 horas. Dessa forma o professor ficará em sala de aula de segunda a quinta-feira, na sexta-feira cumprirá sua hora atividade fora de sala, um período na escola e outro em casa. Em 2016 será implementado o restante da hora atividade, e o professor terá direito a 1/3 de sua jornada como hora atividade. 
Para os professores do segundo segmento do ensino fundamental e EJA, aJORNADA continuará sendo feita por hora-aula. Hoje, por exemplo, o professor com 100 horas aulas em sala de aula cumpre essa jornada em 4 dias, trabalhando 5 aulas por dia, o quinto dia é a folga. Esse dia de FOLGA continuará existindo. A hora atividade será realizada dentro dos 4 dias trabalhados. 
Para que essas mudanças sejam possíveis, é necessário fazer uma readequação curricular. Por exemplo, a disciplina língua portuguesa que hoje possui 5 aulas semanais passará a ter 4 aulas semanais e uma de redação e expressão. Essa mudança é para facilitar a lotação e a montagem de horário. Ninguém perderá turma ou terá que se preocupar com perda de carga-horária. Os diretores não precisam se preocupar em COMO lotar os professores tudo será mediado pela secretaria de educação. 
Os professores lotados nos laboratórios e sala de leitura passará a ser considerado professor regente, pois receberá alunos e terá que ministrar aulas nesses espaços. Receberá a gratificação de regência e terá também direito a hora atividade. 
Todas essas mudanças valem tanto para a Zona Urbana quanto para a Zona Rural. No caso do professor lotado no Sistema Modular, o coordenador está estudando a melhor forma de garantir esse direito, uma vez que trata-se de um caso especial. Nem sempre o professor trabalha as 200 horas com as quais é lotado. 
Foi um longo período de negociação, cálculos e mais cálculos para chegarmos  a essa proposta. A categoria aprovou em assembleia. Fechamos o ano com a convicção de que cumprimos o nosso papel sindical de fazer a luta em nome da categoria.

Fornecido Por Cotação do Euro