sexta-feira, 13 de novembro de 2015

Justiça brasileira bloqueia 73 milhões de euros de mineradora após rutura de barragens

Justiça brasileira bloqueia 73 milhões de euros de mineradora após rutura de barragens

Lusa
Justiça brasileira bloqueia 73 milhões de euros de mineradora após rutura de barragensA Justiça brasileira em Minas Gerais determinou que sejam bloqueados 300 milhões de reais (73 milhões de euros) da mineradora Samarco, responsável pelas barragens que se romperam na cidade de Mariana.
A rutura das barragens no passado dia 05 provocou, pelo menos, oito mortos e 20 desaparecidos, e inundou um distrito com lama com resíduos de mineração.
A Samarco é participada pela mineradora brasileira Vale e pela anglo-australiana BHP Billiton.
Na decisão, o juiz afirmou que o valor bloqueado deverá ser revertido a algumas das mais de 500 vítimas desalojadas pela tragédia, e que a responsabilidade civil da mineradora para com a população "mais cedo ou mais tarde virá à tona, tomando-se em consideração a conexão entre o facto e o dano", citado pelo jornal Folha de São Paul.
Ainda segundo o diário, a Samarco alegou que não foi notificada da decisão. O faturamento líquido da empresa em 2014 foi de 7.500 milhões de reais (1.824 milhões de euros).
O Governo brasileiro divulgou que a Presidente Dilma Rousseff conversou hoje com o fotógrafo Sebastião Salgado sobre o projeto Olhos D'Água, que têm como objetivo a revitalização do Rio Doce, atingido pela lama com resíduos de mineração, a partir da proteção a nascentes.
Salgado, além de ser reconhecido internacionalmente pelo seu trabalho fotográfico, é o idealizador do Instituto Terra, ao lado da mulher Lélia Deluiz Wanick Salgado, que atua na região do Vale do Rio Doce, com projetos de restauração da flora desmatada, educação ambiental e pesquisa científica.
FYB // EL
Lusa/Fim

Nenhum comentário:


Fornecido Por Cotação do Euro