quinta-feira, 5 de novembro de 2015

MP instaura inquérito civil para apurar rompimento de barragem em MG

MP instaura inquérito civil para apurar rompimento de barragem em MG

Hospital de Mariana confirmou uma pessoa morta; localidade foi evacuada.
Acidente foi na barragem de Fundão, no distrito de Bento Rodrigues.

Do G1 MG
Carro fica pendurado em casa após rompimento de barragem em Mariana (Foto:  Reprodução/Globocop)Carro fica pendurado em casa após rompimento de barragem em Mariana (Foto: Reprodução/Globocop)
O Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) instaurou um inquérito civil para apurar as causas do rompimento da barragem de rejeitos no distrito de Bento Rodrigues, em Mariana, Região Central do estado. O desastre aconteceu na tarde desta quinta-feira (5) e uma enxurrada de lama devastou a localidade. De acordo com o Hospital Monsenhor Horta, em Mariana, uma pessoa morreu. Outras quatro pessoas feridas deram entrada na unidade de saúde.
Casas foram soterradas e destruídas, carros foram arrastados. Um deles parou em cima do que restou de um imóvel. As estradas que dão acesso ao local estão interditadas. De acordo com o Corpo de Bombeiros, ainda não há confirmação de vítimas, mas não está descartada a hipótese de moradores e funcionários da mineração tenham sido soterrados.
De acordo com o promotor de Justiça do Meio Ambiente, Carlos Eduardo Ferreira Pinto, que coordena o núcleo de Combate ao Crimes Ambiente, foi um "acidente sem precedentes". Uma equipe do Ministério Público deve fazer um sobrevoo nesta sexta-feira (6) para avaliar os danos causados pelo rompimento. Ainda segundo o promotor, as responsabilidades pelo acidente serão apuradas com rigor.
Segundo o diretor Sindicato dos Trabalhadores na Indústria de Extração de Ferro e Metais Básicos de Mariana (Metabase), Valério Vieira dos Santos, entre 15 e 16 pessoas morreram e 45 estão desaparecidas. Porém, ainda não há informação oficial sobre número de mortos ou feridos.
A Defesa Civil está no local para avaliar os danos. Por questão de segurança, os moradores de Bento Rodrigues foram orientados pela Prefeitura de Mariana a deixar a área e seguir para o distrito de Camargos, que é mais alto e mais seguro. Ainda há risco de desmoronamentos.
Foram enviadas ao local viaturas e cães farejadores auxiliam nas buscas por vítimas. O secretário de Defesa Social de Mariana, Brás Azevedo, disse que a situação no local é muito grave. Uma pessoa foi encaminhada para o hospital Monsenhor Horta, de acordo com o próprio hospital.
A barragem de Fundão pertence à mineradora Samarco e esta na mina de Germano, a cerca de 25 km de Mariana – distrito localizado a 100 km de Belo Horizonte.
Em nota, a empresa afirmou que não é possível, neste momento, confirmar as causas e extensão do ocorrido, nem se há vítimas.
"A organização está mobilizando todos os esforços para priorizar o atendimento às pessoas e a mitigação de danos ao meio ambiente. As autoridades foram devidamente informadas e as equipes responsáveis já estão no local prestando assistência", afirma a nota da empresa. (veja texto na íntegra no fim da reportagem)
Rompimento da barragem de Fundão, em Bento Rodrigues, distrito de Mariana (Foto: Luis Eduardo Franco/TV Globo)Rompimento da barragem de Fundão, em Bento Rodrigues, distrito de Mariana (Foto: Luis Eduardo Franco/TV Globo)
NOTA DA SAMARCO MINERAÇÃO:
A Samarco informa que houve um rompimento de sua barragem de rejeitos, denominada Fundão, localizada na unidade de Germano, nos municípios de Ouro Preto e Mariana (MG).  Não é possível, neste momento, confirmar as causas e extensão do ocorrido, bem como a existência de vítimas. Por questão de segurança, a Samarco reitera a importância de que não haja deslocamentos de pessoas para o local do ocorrido, exceto as equipes envolvidas no atendimento de emergência.
barragem de Fundão que rompeu no distrito de Bento Rodrigues, Mariana (Foto: Editoria de Arte/G1)

Nenhum comentário:


Fornecido Por Cotação do Euro