quarta-feira, 18 de novembro de 2015

Colatina recebe produto para tratar água misturada a lama no Rio Doce

Colatina recebe produto para tratar água misturada a lama no Rio Doce

Município recebeu 30 toneladas da substância acácia negra.
Produto separa a lama da água para que ela possa ser tratada.



Do G1 ES, com colaboração de A Gazeta

Água fica turva no Rio Doce em Colatina. Lama chega quinta-feira (Foto: Mayara Melo/ TV Gazeta)Água fica turva no Rio Doce em Colatina. Lama chega quinta-feira (Foto: Mayara Melo/ TV Gazeta)
O mesmo produto usado no Rio Doce, em Governador Valadares (MG) para tratar a água da cidade, completamente poluída por causa da lama das barragens rompidas em Mariana será utilizado em Colatina, no Noroeste do Espírito Santo. O município recebeu 30 toneladas da substância polímero de acácia negra, que separa a lama da água para que ela possa ser tratada.
Mas o produto só será utilizado após passar por testes. Por meio da assessoria de comunicação, o município explicou que, após a chegada da lama, prevista para esta quinta-feira (19), uma pequena quantidade da água do rio será levada para uma das três estações de tratamento da cidade.
Depois que a água for separada da lama e tratada, ela será testada em um laboratório de Vitória. A previsão é de que esse teste fique pronto dentro de um período de até 24 horas.
Se o laudo confirmar que a água está potável, a substância será utilizada em toda a água da cidade. Os testes só acontecerão após a chegada da lama, prevista para hoje.
A substância foi entregue pela Samarco, cujos donos são a Vale e a anglo-australiana BHP Billiton”, responsavel pelas barragens que causaram o desastre ambiental que atingiu o Rio Doce.
Arte Lama (Foto: A Gazeta)(Fonte: A Gazeta)
Seca: cidade entra na lista de falta d’água
O município de Colatina  entrou na lista de locais com situação extremamente crítica de abastecimento de água. Essa relação reunia localidades afetadas com a estiagem, mas o rompimento das barragens em Mariana, Minas Gerais, tornou-se também fator problemático para o abastecimento.

Também entrou na relação o município de Marilândia, que se juntou a outras 15 cidades já presentes na lista. Segundo a Agência Estadual de Recursos Hídricos (Agerh), a captação de água nesses locais para qualquer outro fim que não seja o abastecimento humano e animal está suspensa.
Por resoluções, a Agerh determinou que a captação de água em todo o Estado está permitida das 5h às 18h apenas para abastecimento humano e animal. Essa proibição se estende no período noturno nas localidades das cidades em situação extremamente crítica.
Fazem parte da lista também Aracruz, Governador Lindenberg, Serra, Barra de São Francisco, São Roque do Canaã, Santa Teresa, Vila Pavão, Ecoporanga, Alto Rio Novo, Itaguaçu, Itarana, São Mateus, Pancas, Mantenópolis e São Gabriel da Palha.
Barragem Mariana (Foto: Arte/ G1)


Nenhum comentário:


Fornecido Por Cotação do Euro