quinta-feira, 16 de outubro de 2014

Ibope e Datafolha mantêm empate técnico entre Dilma e Aécio

Ibope e Datafolha mantêm empate técnico entre Dilma e AécioIbope e Datafolha mantêm empate técnico entre Dilma e Aécio

A pesquisa do Datafolha e do Ibope divulgadas nesta quarta-feira (15) mantêm o empate técnico nas entre a presidente Dilma Rousseff, candidata à reeleição pelo PT, e candidato do PSDB à presidência, Aécio Neves, nas intenções de voto para o segundo turno  marcado para o dia 26 de outubro.

De acordo com o Datafolha, o tucano permanece em primeiro lugar, com 51% dos votos válidos e apenas dois pontos de vantagem sobre a governante (49%). Porém, como a margem de erro da pesquisa é de dois pontos percentuais, os candidatos estão tecnicamente empatados.

As porcentagens de intenções de voto medidas nesta semana pelo Datafolha, que entrevistou 9.081 eleitores em 366 municípios entre ontem e hoje, são exatamente iguais aos registrados em uma pesquisa similar realizada pelo mesmo instituto na semana passada.

Segundo a pesquisa, levando em conta os votos válidos e nulos, que as autoridades eleitorais descartam ao divulgar a apuração, as intenções de voto do candidato do PSDB caíram dos 46% da semana passada para 45%.

Da mesma forma, as intenções de voto da petista diminuíram de 44% para 43% no mesmo período.

Segundo o Datafolha, a porcentagem de eleitores dispostos a votar em branco ou anular seu voto subiu de 4% na semana passada até 6% nesta semana, enquanto o de indecisos se manteve estável em 6%.

Por sua vez, o Ibope, que entrevistou 3.010 eleitores em 204 municípios entre domingo e terça-feira, também apresentou Aécio com 51% e Dilma com 49% dos votos válidos, o mesmo resultado da semana passada.

Segundo o Ibope, incluídos votos brancos e nulos, o tucano aparece com 45% e a presidente com 43% dos votos totais, ambos com um ponto percentual a menos que na semana passada.

De acordo com o instituto, enquanto a porcentagem dos que pretendem votar em branco ou nulo subiu de 6% na semana passada para 7% nesta semana, a dos que não sabe ou não responderam aumentou de 4% para 5% no mesmo período.

Os responsáveis pela pesquisa do Ibope alertaram que, segundo os dados recolhidos, o resultado das eleições permanece indefinido e sem tendência clara de ascensão ou descenso para nenhum dos dois candidatos.


EFE

Nenhum comentário:


Fornecido Por Cotação do Euro