terça-feira, 21 de outubro de 2014

Cristais Paulista fica 20 horas por dia sem água e fecha escolas

Cristais Paulista fica 20 horas por dia sem água e fecha escolas

Prefeitura utiliza caminhões-pipa para distribuir água e estuda perfurar poço

 
Após decretar situação de emergência, a Prefeitura de Cristais Paulista (SP) decidiu suspender as aulas nas escolas municipais devido ao racionamento de água, que chega a durar 20 horas por dia. Cerca de 1,6 mil estudantes ficarão sem aula até o próximo dia 29 de outubro, porque a falta de abastecimento tem prejudicado o preparo da merenda e até o uso dos banheiros nos colégios.
A secretária de Educação, Ana Rosa Menecucci Leonar, explica que a decisão foi tomada porque os reservatórios das escolas não estão conseguindo atender a demanda dos alunos. Ela destaca, no entanto, que a media não prejudicará o calendário letivo, uma vez que já não haveria aula na próxima sexta-feira (24), quando os colégios serão preparados para as eleições, e também na segunda (27) e terça-feira (28), por conta do feriado pelo Dia do Servidor Público.
A falta de aula mesmo será de quatro dias. Os alunos não terão nenhum prejuízo porque as aulas vão ser repostas no final do ano. Não, nós não tivemos alternativa, afirmou Ana Rosa, garantindo que não existe a possibilidade de que as aulas sejam suspensas novamente até dezembro.
Reclamação
O estudante Gustavo Luis Pereira da Silva, de 16 anos, é um dos prejudicados com a suspensão das aulas. Matriculado no 3º ano do Ensino Médio e às vésperas de prestar o vestibular, ele reclama que as aulas já haviam sido suspensas na última semana entre 13 e 17 de outubro por conta do Dia do Professor, comemorado no dia 15.Nessa época que deveria ter aula, não tem. Passar na prova direto, sem explicação dos professores, fica difícil.
A mãe do adolescente, a vendedora Vivian Oliveira Silva, também reclama da medida, afirmando que precisará levar a filha mais nova para o trabalho todos os dias porque não tem com quem deixá-la, já que as aulas foram suspensas. É difícil, ainda mais porque os dois estão em uma fase importante dos estudos, disse.
Racionamento
Há pelo menos um mês os moradores de Cristais Paulista tem o abastecimento de água prejudicado por 20 horas por dia - o serviço só é reestabelecido entre 6h30 e 7h30, entre 10h30 e 11h30, e das 17h30 às 19h30. Segundo a Prefeitura, o nível do reservatório que atende a cidade está com nível crítico devido à falta de chuvas. Ao mesmo tempo, o tempo quente e seco fez com que o consumo de água na cidade passasse de 1,6 milhão para 1,8 milhão de litros por dia.
Uma lei municipal aprovada na última terça-feira (14) também prevê multa aos moradores que forem flagrados desperdiçando água. Primeiro, o munícipe é notificado e, caso seja constatada a reinscidência, pode ser multado em R$ 100. O chefe de gabinete da Prefeitura, Marcos José da Silva, disse que a administração já recebeu vídeos e fotos com denúncias, que estão sendo apuradas.Ainda de acordo com Silva, a administração já concluiu o projeto para perfuração de um poço artesiano e a construção de uma nova adutora. Enquanto isso, oito caminhões-pipa trabalham 24 horas por dia para atender os moradores.Nosso planejamento já nem espera mais a chuva. Assim que dermos início à obra, em torno de sete dias é capaz de estar concluída.
G1

Nenhum comentário:


Fornecido Por Cotação do Euro