sexta-feira, 17 de outubro de 2014

Em atenção, Defesa Civil monitora municípios por causa da chuva no RS

Em atenção, Defesa Civil monitora municípios por causa da chuva no RS

Regiões Metropolitana, Sul, Norte, Centro e Alto Uruguai são afetadas.
Até o momento, porém, não há desalojados e desabrigados.

Do G1 RS
Homem conserta telhas em Eldorado do Sul, RS (Foto: André Azeredo/RBS TV)
Homem conserta telhas em Eldorado do Sul
(Foto: André Azeredo/RBS TV)
A Defesa Civil do Rio Grande do Sul monitora com atenção ao menos sete municípios das regiões Metropolitana, Sul, Norte, Centro e Alto Uruguai, por causa da chuva quase ininterrupta que atinge o estado. Rosário do Sul, Camaquã e Eldorado do Sul, foram atingidas por granizo. Estação, Viamão, Alvorada e Porto Alegre têm registros de grandes acumulados de chuva e consequentemente alagamentos em diversas vias.
No entanto, até o momento, segundo a Defesa Civil, não há desalojados nem desabrigados. Os estragos ainda estão sendo contabilizados pelos municípios que vão avaliar a possibilidade de decreto de emergência.
Levantamento preliminar do órgão aponta que, na madrugada desta sexta-feira (17), cerca de 300 casas foram atingidas por pedras de gelo em Rosário do Sul. A chuva teria durado em torno de 40 minutos. Houve registros de granizo também em Santa Maria, Cacequi, São Gabriel e alguns municípios da Quarta Colônia.
Os temporais severos que atingem o Rio Grande do Sul há mais de 24 horas já provocaram ao menos duas mortes. De acordo com a Polícia Civil, uma menina de 12 anos morreu após ser atingida por um raio em Canguçu, na Região Sul. Em Sertão, no Norte, uma idosa de 74 anos perdeu a vida depois de ser atingida por estilhaços de telha e um portão, que teriam desabado em razão de fortes rajadas de vento.
O mau tempo ainda causa falta de luz. Milhares de pontos estão sem energia elétrica e não há previsão de normalização do serviço. Em Porto Alegre, o problema desliga semáforos e prejudica o trânsito, já afetado pelos pontos de alagamento e quedas de árvore.
Ainda durante a madrugada de quinta (17), residências foram danificadas pelo granizo na Região Metropolitana devido ao tamanho das pedras. Eldorado do Sul, com cerca de 500 casas atingidas, foi o mais afetado. As ilhas de Porto Alegre também tiveram problemas, com 200 moradias com estragos.
Houve problemas também em Cerro Grande do Sul e Pedras Altas, no Sul do estado, onde fortes ventos provocaram destelhamento de parte da cobertura de duas escolas e de algumas residências.
Previsão do tempo
O dia será de chuva na maior parte do território gaúcho. Em Porto Alegre, choveu 63mm nos últimos dias, o equivalente a 55% da média de outubro. A capital gaúcha teve a maior chuva do país nas últimas seis horas. Rio Grande, no Sul, chegou a 71 mm, cerca de 71% do esperado para o mês.
Estima-se que o acumulado de água atinja em torno da metade da média do mês nas cidades da Região Metropolitana. Porém, com a sensação de abafamento, as temperaturas oscilam entre 14° e 33°.
A instabilidade deve permanecer no estado até domingo (19), com chuva intensa, ventania, trovoadas, raios e risco de queda de granizo.
Se você registrou imagens da chuva de granizo na sua cidade, envie para o VC no G1. É possível mandar fotos e vídeos. Clique aqui e saiba como participar.

Nenhum comentário:


Fornecido Por Cotação do Euro