quinta-feira, 23 de outubro de 2014

"Atentado terrorista" em Jerusalém mata um bebé

"Atentado terrorista" em Jerusalém mata um bebé

Oito pessoas também ficaram feridas no atropelamento de peões perpetrado por um palestiniano numa paragem de elétrico. Episódio abre novo surto de violência na cidade. O atacante acabou por morrer depois de ser atingido pela polícia israelita.
Polícias irraelitas montam guarda à zona onde ficou parado o carro usado por uma palestiniano para atropelar passageiros numa paragem de autocarro em Jerusalém /  Lior Mizrahi/Getty Images
Um bebé de três meses morreu e oito pessoas ficaram feridas quando um palestiniano atropelou peões numa paragem de elétrico em Jerusalém, nesta quarta-feira. A polícia disparou sobre o condutor quando este fugia, o que acabou por levar à morte do homem algumas horas depois, afirmaram a polícia e as autoridades hospitalares à agência Reuters.
"Podemos confirmar que isto foi um ataque terrorista. O condutor é um residente de Silwan e tem precedentes terroristas. Ele cumpriu prisão por atividade terrorista", afirmou o porta-voz da polícia Micky Rosenfeld, identificando o autor do atentado como Abdel-Rahman Shaloudi, de 21 anos.
Não houve qualquer grupo ou organização palestiniana a reivindicar o ataque. Porém, o porta-voz do Governo israelita, Ofir Gendelman, afirmou prontamente que Shaloudi era um membro do Hamas, segundo avançava o jornal francês "Le Monde".
O primeiro-ministro israelita Benjamin Netanyahu culpou o presidente da Autoridade Palestiniana, Mahmoud Abbas, e o Hamas pelo ataque. Netanyahu apontou ainda o dedo a Abbas por incitar a violência e pediu à polícia para reforçar a sua presença em Jerusalém.
"Ataques terroristas como o de hoje em Jerusalém são típicos do Hamas, parceiro do presidente [Mahmoud] Abbas no governo palestiniano", afirmava o porta-voz do primeiro-ministro, Mark Regev, referindo-se ao governo de coligação nacional que a Organização para a Libertação da Palestina, dominada pela Fatah de Abbas, partilha com o Hamas desde junho.
O bebé, a única vítima mortal do ataque, era "alegadamente um cidadão norte-americano", avançou a porta-voz do Departamento de Estados dos EUA, Jen Psaki, que, apresentando as condolências do país e condenando o "ataque terrorista", não avançou mais informação, refere a Reuters.
Também o presidente da Câmara de Jerusalém, Nir Barkat, citado pelo "Le Monde", afirmou que a bebé e os pais são de nacionalidade norte-americana. O bebé terá sido projetado entre 10 a 20 metros depois do embate do carro, batendo no chão com a cabeça, disse o seu avô Shimshon Halpern à BBC.
AHMAD GHARABLI/AFP/Getty Images A mãe (segunda, à esq.) e outros familiares do palestiniano Abdel-Rahman Shaloudi exibem um retrato do jovem de 21 anos, à porta da casa onde morava no bairro de Silwan
Silwan, onde vivia Shaloudi, é um bairro de Jerusalém maioritariamente palestiniano, que tem sido palco de violência nas últimas semanas, sob os protestos contra os colonatos israelitas. O episódio de quarta-feira parece ter aberto uma nova escalada de violência. Na noite de ontem a polícia acabou por intervir para retaliar os ataques palestinianos com pedras, explosivos e granadas.
A tensão tem sido permanente em Jerusalém desde os acontecimentos que levaram a mais uma guerra israelo-palestiniana de 50 dias em Gaza, que terminou em agosto e contou cerca de 2000 mortos. A guerra começou após a morte de um adolescente palestiniano queimado vivo em Jerusalém oriental em julho. O homicídio do jovem foi atribuído a três israelitas que estariam a procurar vingar as mortes de três outros israelitas raptados na Cisjordânia três dias antes.

Ler mais: http://expresso.sapo.pt/atentado-terrorista-em-jerusalem-mata-um-bebe=f894967#ixzz3GzeLMRZm

Nenhum comentário:


Fornecido Por Cotação do Euro