terça-feira, 24 de setembro de 2013

Sismo de 7,7 faz 45 mortos e cria nova ilha no PaquistãoSismo de 7,7 faz 45 mortos e cria nova ilha no Paquistão

Pelo menos 45 pessoas morreram esta terça-feira após um terramoto de magnitude 7,7 atingir o sudoeste do Paquistão. Com a força do abalo, uma ilha foi criada no mar da Arábia, numa cidade próxima à fronteira do Irão.


Segundo o Serviço Geológico dos Estados Unidos, o epicentro do tremor foi registado a 235 km de Dalbandin, na província do Baluchistão, na fronteira com o Irã e o Afeganistão, a 15 km de profundidade. De acordo com autoridades locais, diversas casas foram destruídas no tremor e nas réplicas.
O porta-voz da Assembleia local, Abdul Qadoos, disse que pelo menos 30% das casas do distrito de Awaran, um dos mais pobres da província, foram soterradas. Em Quetta, algumas áreas foram severamente afectadas, sendo que algumas ficaram isoladas.
As equipas de resgate afirmam que pelo menos 45 pessoas morreram após os tremores e outras 25 ficaram feridas. No entanto, o número de mortos pode aumentar, já que as equipas de resgate não puderam chegar a diversos locais.
O primeiro-ministro paquistanês, Nawaz Sharif, que está em Nova Iorque para a Assembleia-Geral das Nações Unidas, apresentou as suas condolências às famílias das vítimas e pediu que o exército não economize esforços em ajudar a população atingida.
O terramoto criou também uma ilha no mar da Arábia, ao lado do porto de Gwadar. Segundo as autoridades locais, a ilha tem cerca de nove metros de altura e 100 metros de comprimento e surgiu após o deslocamento do fundo do mar.
Em Abril, um terramoto de magnitude 7,8 no Irão provocou estragos no Baluchistão e em outras áreas paquistanesas, deixando 41 mortos em todo o país.

Nenhum comentário:


Fornecido Por Cotação do Euro