domingo, 29 de setembro de 2013

Ataque terrorista contra faculdade da Nigéria mata pelo menos 40 estudantes

Ataque terrorista contra faculdade da Nigéria mata pelo menos 40 estudantesAtaque terrorista contra faculdade da Nigéria mata pelo menos 40 estudantes

Pelo menos 40 pessoas foram mortas este domingo (29) por membros do grupo islamita Boko Haram num ataque contra o dormitório de uma faculdade do noroeste da Nigéria.

«Contabilizamos, até ao momento, 40 corpos. Disseram que poderíamos receber mais», declarou o director do hospital de Damaturu, em referência às vítimas do ataque contra a Faculdade de Agricultura de Gubja (30 km de Damataru, capital do estado de Yobe).
Os terroristas atacaram os estudantes enquanto estes dormiam, segundo o porta-voz militar do estado de Yobe, Lazarus Eli. Forças de segurança foram enviadas para o local.
O estado de Yobe tem sido palco de violentos ataques nos últimos meses contra estudantes, todos imputados ao Boko Haram. O governo nigeriano informou da morte de 27 pessoas em outros dois ataques do grupo fundamentalista no estado de Borno.
No primeiro deles, que aconteceu na quarta-feira passada na população de Fulutari, seis pessoas morreram, enquanto no segundo, que ocorreu na quinta-feira em Kanumburi, morreram outras 21.
Desde o último dia 16 de Maio, a Nigéria realiza uma ofensiva antiterrorista nos Estados de Yobe, Borno e Adamawa, no nordeste do país (todos eles sob estado de emergência), após um aumento da actividade criminosa nessa região, onde opera o Boko Haram e continuam a ocorrer ataques dos fundamentalistas.
O grupo, cujo nome significa em línguas locais «a educação não islâmica é pecado», luta para impor a sharia (lei islâmica) no país africano, de maioria muçulmana no norte e predominantemente cristã no sul.

Nenhum comentário:


Fornecido Por Cotação do Euro