segunda-feira, 30 de setembro de 2013

RONDON DO PARÁ NA ROTA DA NORTE SUL

RONDON DO PARÁ NA ROTA DA NORTE SUL

Ministério dos Transportes confirma município no traçado da ferrovia.

Uma reunião em Brasília realizada na última quinta-feira, 26, no Ministério dos Transportes, discutiu vários projetos importantes para o desenvolvimento do Estado do Pará. Participaram do encontro o ministro César Borges, o Governador Simão Jatene, os prefeitos de Rondon do Pará, Cristina Malcher e de Paragominas, Paulo Tocantins, o senador Flexa Ribeiro e os deputados Zé Geraldo, Nilson Pinto, Josué Bengtson, Dudimar Paxiuba, Lucio Vale e Wandenkolk Gonçalves. O ex-deputado Paulo Rocha também participou da reunião. 

Durante o encontro, o ministro ouviu a explanação das autoridades paraenses sobre a necessidade da alteração do traçado do projeto da Ferrovia Norte/Sul (trecho Açailândia/Vila do Conde) para garantir a inclusão de dois ramais: um que dê acesso a Paragominas, e outro que chegue até o município de Curuçá, onde será construído o Porto de Espadarte. Durante a reunião, a prefeita de Rondon do Pará, Cristina Malcher, recebeu oficialmente a informação, por parte do Ministério dos Transportes, de que o município foi incluído no traçado da Ferrovia Norte\Sul.

Para o ministro dos transportes, a comitiva paraense argumentou novamente sobre a importância estratégica de um ramal até Paragominas, o que está em análise no Ministério e tem parecer favorável da Empresa de Planejamento e Logística (EPL).   No encontro também foram tratadas pendências no projeto da Hidrovia Araguaia-Tocantins, como questões relacionadas à derrocada do Pedral do Lourenço.

O ex-deputado Paulo Rocha disse que agendará uma reunião na Empresa de Planejamento e Logística, ligada ao Ministério dos Transportes, além de outra audiência no Tribunal de Contas da União, no sentido de sanar todas as pendências relativas ao edital referente à derrocada do Pedral do Lourenço, essencial ao projeto da Hidrovia. Na reunião, o diretor do DNIT, Jorge Fraxe, disse que o Edital deverá sair ainda este ano.

Nenhum comentário:


Fornecido Por Cotação do Euro