segunda-feira, 30 de setembro de 2013

Criador de antivírus cria dispositivo de US$ 100 que bloqueia espionagem

John McAfee diz trabalhar no 'D-Central', que cria uma rede privada móvel.
Dados compartilhados nessa rede não podem ser acessados por governos.

Do G1, em São Paulo
Comente agora
O criador do antivírus McAfee, John McAfee, divulgou uma invenção que promete bloquear em PCs e smartphones qualquer tentativa de espionagem do governo sobre os usuários. Chamado de "D-Central", a proposta do dispositivo é se comunicar com smartphones, tablets, notebooks e PCs, criando redes descentralizadas que não podem ser acessadas pelas agências.
McAfee, em discurso no sábado (28) durante um evento, disse que quer vender o aparelho por menos de US$ 100 nos Estados Unidos. "Não haverá meio de o governo dizer quem você é ou onde você está", disse o executivo. Ele contou que trabalha com o dispositivo há anos, mas que intensificou seu desenvolvimento nos últimos meses. O protótipo final deve ser testado dentro de seis meses.
Na prática, o aparelho cria pequenas redes privadas que não podem ser acessadas por terceiros. Ele não foi feito para substituir a internet. Em vez disso, fornece redes dinâmicas que permite aos usuários se comunicarem de forma privadas e a compartilhar arquivos em segurança. O dispositivo terá um modo privado e outro público.
O "D-Central", explicou McAfee, tem um alcance limite de três quadras e que todos dentro dessa área podem se comunicar entre si. Foi criado um sistema de proteção de dados que o executivo afirma que não poderá ser quebrado pelas agências de espionagem norte-americanas
Questões como terrorismo e crimes podem fazer com que o "D-Central" não seja comercializado. "É claro que ele pode ser usado para crimes, do mesmo modo como o telefone pode ser usar para cometer crimes", disse. "Caso o aparelho seja banido nos EUA, podemos vendê-lo em outro país como Japão, Reino Unido ou nos países da América Latina e da Ásia".
Ainda não há previsão de um anúncio oficial do aparelho. Entretanto, McAfee criou um site com um relógio que avisará quando o aparelho terá novas informações divulgadas (clique aqui).

Nenhum comentário:


Fornecido Por Cotação do Euro