domingo, 22 de setembro de 2013

DEPUTADOS SE REUNEM COM POSSEIROS EM SÃO FELIX DO XINGU

 
Encontro foi intermediado pela Comissão Pastoral da Terra, OAB e por vereadores da cidadeUm grupo de posseiros da fazenda Barra do Triunfo foi recebido pela Comissão Externa de Direitos Humanos da Câmara dos Deputados, na quarta-feira, 19, no plenário da Câmara Municipal, em São Félix do Xingu, onde relataram aos deputados que estão sendo pressionados pela justiça e perseguidos por grupos de latifundiários da região, para abandonarem a área onde há anos vivem com suas famílias. O encontro foi intermediado pela Comissão Pastoral da Terra de São Félix do Xingu, pela a OAB e por alguns vereadores da cidade, que estão preocupados com a questão agrária no município, em especial com essas famílias que estão ameaçadas de despejos.

Os deputados ouviram atentamente as queixas dos posseiros e garantiram que providências serão tomadas no sentido de resolver pacificamente a questão. O deputado Giovanni Queiroz disse a O Liberal que antes de tudo é necessária a verificação da questão documental da área onde residem os colonos e que hoje é requerida pelo pecuarista Luiz Pires.

Nesse sentido, os deputados Giovanni e Cláudio Puty se comprometeram ir a Marabá para conversar com o advogado dos ocupantes da área para se cientificarem sobre a questão do processo de reintegração de posse, bem como quais as medidas que estão sendo tomadas pra evitar que as famílias sejam despejadas da área. "Acho um absurdo tirar posseiros que estão morando na terra há 8, 10, 15 e 20 anos, por se tratar de posseiros legítimos com direito a indenização de suas benfeitorias, inclusive, com direitos também a usucapião da terra, por estarem nela há muito tempo", considerou Giovanni.

Lideranças dos posseiros mostraram aos deputados à cópia da ata do Ouvidor Agrário Nacional, Desembargador Gersino José da Silva Filho, datada do dia 17 de setembro de 2013, na qual a ouvidoria se comprometeu a oficiar ao juízo da Vara Agrária de Redenção solicitando o não cumprimento do mandado judicial de reintegração de posse da fazenda Barra do Triunfo, localizada no município de São Félix do Xingu, até a realização da reunião da Comissão Nacional de Combate à Violência no Campo, em Redenção, com a finalidade de discutir a questão referente à reintegração de posse da fazenda Barra do Triunfo.

Após o encontro com os deputados, os posseiros e suas famílias ficaram mais aliviados acreditando que a justiça será feita e que eles permanecerão para sempre na terra que escolheram para morar, trabalhar e criar suas famílias. "O que nós esperamos da justiça é a garantia de nossas posses, pois não seria justo sermos enxotados de lá como se fossemos bandidos. Somos pessoas de bem, trabalhadores e verdadeiros clientes da reforma agrária deste país" disse um dos colonos que reside na área.


Um comentário:

Anônimo disse...

vale lembrar que o nome da lagoa é "vai e fica" aonde são jogados os corpos dos crimes praticados na faz santa barbara em são felix do xingu.


Fornecido Por Cotação do Euro