quinta-feira, 26 de setembro de 2013

Na ONU, Dilma diz que 'não se firma soberania sobre outra soberania'

A presidente voltou a apresentar "seu protesto" e a "exigir" do governo dos Estados Unidos "explicações, desculpas e garantias de que tais procedimentos não se repetirão"

por Agência Estado
A presidente Dilma Rousseff fez um contundente discurso na abertura da 68º Assembleia da ONU, no qual expressou sua "indignação" e "repúdio" à espionagem feita pela inteligência norte-americana ao seu governo, à empresas e cidadãos do Brasil e do mundo. Ela voltou a apresentar "seu protesto" e a "exigir" do governo dos Estados Unidos "explicações, desculpas e garantias de que tais procedimentos não se repetirão".
A fala de Dilma deixou claro o objetivo não só de apresentar sua queixa ao mundo sobre o assunto, mas também voltar a despertar o sentimento nacionalista do público brasileiro. Segundo avaliação do Palácio do Planalto, a população gostou da maneira como foi repudiada por ela a atitude norte-americana, que resultou no cancelamento da viagem à Washington prevista para outubro.
Além deste fato, que será usado a seu favor em sua campanha à reeleição em 2014, a presidente aproveitou ainda a tribuna internacional para fazer um balanço de seu governo. Foi quando, mais uma vez, dirigiu-se ao público brasileiro. Dessa vez, fez menções aos protestos que se iniciaram em junho, afirmando que seu governo não só "não reprimiu" a voz das ruas, mas ouviu e compreendeu. "Ouvimos e compreendemos porque nós viemos das ruas", disse a presidente, acrescentando que "a rua é o nosso chão, a nossa base".
Neste balanço dos sucessos obtidos em seu governo, a presidente lembrou que "passada a fase mais aguda da crise, a situação da economia mundial continua frágil, com níveis de desemprego inaceitáveis", mas ressalvou que o Brasil "está recuperando o crescimento, apesar do impacto da crise internacional nos últimos anos". Pouco antes, vangloriou-se do combate à pobreza , à fome e à desigualdade promovido por seu governo, com a ampliação do Bolsa Família, que ajudou a proporcionar redução drástica da mortalidade infantil.
 Dilma Rousseff fez um contundente discurso na abertura da 68º Assembleia da ONU (Foto: Associated Press)
Dilma Rousseff fez um contundente discurso na abertura da 68º Assembleia da ONU (Foto: Associated Press)
Mas o foco do discurso de Dilma foi mesmo o protesto contra a ação de espionagem norte-americana e a tentativa de mobilizar os demais países no sentido de que seja feito um "marco civil multilateral para a governança e uso da internet e de medidas que garantam a proteção dos dados por que ela trafegam". Dilma pediu que "o espaço cibernético não seja usado como arma de guerra, por meio da espionagem, da sabotagem, dos ataques contra sistemas e infraestrutura de outros países".
Por três vezes, declarou que a espionagem feita pela inteligência norte-americana é "um caso grave de violação dos direitos humanos e das liberdades civis". Defendeu também a necessidade de um marco civil multilateral para proteger a internet das intromissões alheias. Depois de declarar que "as tecnologias de telecomunicação e informação não podem ser o novo campo de batalha entre os Estados", salientou que "este é o momento de criarmos as condições para evitar que o espaço cibernético seja instrumentalizado como arma de guerra, por meio de espionagem, da sabotagem, dos ataques contra sistemas e infraestrutura de outros países". Por isso, pediu que a ONU "desempenhasse papel de liderança no esforço de regular o comportamento dos Estados frente a essas tecnologias".
Após o discurso, Dilma deixou o plenário da ONU satisfeita com o tom adotado. Tanto que dispensou o comboio oficial que a aguardava e saiu a pé pelas ruas de Nova York, em busca de um restaurante para almoçar com seus principais auxiliares e sua filha, Paula, que a acompanha na viagem. O ministro da Educação, Aloizio Mercadante, resumiu o estado de espírito da comitiva. "O Obama falou assim, meio como o senhor da guerra e ela falou mais de uma agenda mais social, falou da questão da internet e de temas da política externa e sustentabilidade ambiental. Nós saímos a pé na rua e Obama saiu com aparato proporcional ao seu discurso", afirmou Mercadante, ao chegar ao hotel, após o almoço.

Nenhum comentário:


Fornecido Por Cotação do Euro