domingo, 17 de março de 2013

PRIMEIRA PREFEITA ELEITA POR VOTO DIRETO NO BRASIL MORRE NO CEARÁ AOS 89 ANOS.

Aldamira Guedes foi eleita prefeita de Quixeramobim, no Ceará, em 1958.

Ela estava internada em um hospital em Fortaleza desde janeiro deste ano.


A primeira mulher eleita prefeita por voto direto no Brasil, Aldamira Guedes Fernandes, morreu aos 89 anos em Fortaleza na madrugada de sábado (16) de parada cardíaca. Aldamira foi prefeita de Quixeramobim, no Sertão Central do Ceará.
Ela estava internada em um hospital particular de Fortaleza desde janeiro, quando sofreu uma queda em sua residência, em janeiro. De acordo com o hospital, ela havia passado por uma cirurgia e se preparava para retornar a Quixeramobim, quando teve a parada cardíaca.
A prefeitura de Quixeramobim decretou luto oficia de cinco dias. A data e horário do sepultamento de Aldamira Guedes ainda não foram definidos.
Altamira foi eleita prefeita em 1958 e exerceu o mandato entre 1959 e 1962. Ela era natural de Iguatu, no Ceará, e morava em Quixeramobim desde os 17 anos de idade.
Prefeita por voto indireto
Luiza Alzira Soriano Teixeira, do Rio Grande do Norte, foi a primeira prefeita eleita no Brasil, em 1928, no entanto, ela foi eleita de forma indireta, que permitia o voto apenas de pessoas delegadas.
Fonte: G1

Nenhum comentário:


Fornecido Por Cotação do Euro