quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

Prefeitura de Canaã dos Carajás previne acidentes de trânsito com recolhimento de animais das ruas


É comum a ocorrência de acidentes de Trânsito provocados pela presença de animais em vias de acesso. Atropelar animais domésticos de pequeno porte, ou colidir com um bicho maior, resulta em prejuízos sociais e materiais.
Objetivando eliminar a ocorrência desse tipo de acidente no município, a prefeitura de Canaã dos Carajás, por meio do Departamento Municipal de Trânsito (DMTC) entrou em ação nesta quarta-feira, 27, com o recolhimento de animais das ruas e avenidas da cidade. Na ação, o DMTC de Canaã está recolhendo e encaminhando cavalos e demais animais da raça para uma área providenciada exclusivamente para o acolhimento temporário dos bichos.
Para quem convive a rotina do transito em Canaã, a iniciativa do DMTC faz toda a diferença na segurança dos motoristas e pedestres da cidade, devendo ser considerado o fato de tratar-se de um município em pleno crescimento demográfico, ocasionado, sobretudo, em função da atividade mineradora, o que tem atraído pessoas de todas as partes do Brasil e intensificado assim, o fluxo de gente e de veículos.
Ciente da necessidade de mais investimentos para um trânsito mais seguro, a prefeitura vem mapeando pontos críticos e buscando solucionar os problemas mais urgentes. A exemplo da operação Tapa Buracos, do recolhimento dos animais, já foi anunciado pelo prefeito Jeová Andrade, a construção de alguns quebra-molas dentro dos padrões estabelecido Ministério dos Transportes, a melhorar da sinalização vertical e horizontal, e ainda, dobrar o número de agentes de trânsito no município.
Para o Secretário de Trânsito e Transportes do município, Joatan Carvalho, a meta é evitar qualquer registro de ocorrência de acidente de trânsito provocado pela presença de animais nas ruas da cidade. “Somos cientes dos sérios riscos aos quais condutores e passageiros estão sujeitos quando da presença de obstáculos nas vias. Queremos evitar sequelas, evitar danos materiais, mas, para isso, também precisamos da participação da sociedade. Pedimos aos donos que cuidem de seus animais e a população, que denuncie os que estão nas ruas. É importante salientar que essa medida, também deixará a cidade mais limpa, pois muitos animais rasgam os sacos de lixo e podem ainda transmitir diversos tipos de doenças”, alertou o secretário.
O Código de Postura do Município, no seu capítulo X, Art. 51 e 52 proíbe a permanência de quaisquer animais soltos nos logradouros públicos e reza que o recolhimento dos animais encontrados soltos nos logradouros públicos ou nos lugares acessíveis ao público, nas zonas urbanas e de expansão urbana do município, sejam imediatamente apreendidos e recolhidos aos depósitos da Prefeitura ou Centro específicos.
Para denunciar ou informar sobre animais soltos nas ruas, basta acionar o DMTC ou a Secretaria de Trânsito e Transportes.

Nenhum comentário:


Fornecido Por Cotação do Euro