terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

Morre Almir Gabriel, governador do Massacre de Eldorado dos Carajás


ALMIR GABRIEL AUMENTA A LISTA DE POLÍTICOS QUE MORRERAM DE CÂNCER



O ex-governador do Pará Almir Gabriel morreu, nesta terça (19), por conta de falência múltipla de órgãos, aos 80 anos, em Belém. Ele sofria de enfisema pulmonar e insuficiência cardíaca. Em 17 de abril de 1996, durante sua gestão, ocorreu o Massacre de Eldorado dos Carajás – quando 19 trabalhadores rurais sem-terra foram mortos e outras 60 pessoas ficaram feridas após uma ação violenta da Polícia Militar para desbloquear a rodovia PA-150.
Duas pessoas foram condenadas por reprimir com morte a manifestação: o coronel Mario Colares Pantoja (a 228 anos) e o major José Maria Pereira Oliveira (a 154 anos), que estavam à frente dos policiais.  
Mas a polícia não atua por conta própria. Os responsáveis políticos na época, Almir Gabriel (que ordenou a desobstrução da rodovia) e o secretário de Segurança Pública, Paulo Câmara (que autorizou o uso da força policial), nunca foram processados. Outros 142 policiais militares que participaram da matança foram absolvidos. Isso sem contar que as denúncias de fazendeiros locais que teriam dado apoio para a ação policial ficaram por isso mesmo.
A Justiça, quando se refere ao Pará, tem servido para proteger o direito de alguns mais ricos em detrimento dos que nada têm. Mudanças positivas têm acontecido, graças à sociedade civil, à imprensa e a promotores, procuradores e juízes que têm a coragem de fazer o seu trabalho, mesmo com o risco de uma bala atravessar o seu caminho. Mas tudo isso é muito pouco diante do notório fracasso em garantir a dignidade daqueles que lutam com melhores condições de vida até o presente momento. Praticamente toda a semana, uma liderança social é morta na Amazônia. Algumas são mais conhecidas e ganham mídia nacional e internacional, mas a esmagadora maioria passa como anônimos e são velados apenas por seus companheiros. 
Com o passamento de Almir Gabriel, um dos fundadoresvdo PSDB no Estado, não posso deixar de dar meus pêsames pela nossa incompetência, por não conseguirmos fazer com que ele respondesse por aquilo do qual era responsável. É mais um caso para uma coleção longa.
O coronel Erasmo Dias faleceu com 85 anos. De 1974 a 1979, Erasmo ocupou o cargo de secretário de Segurança Pública em São Paulo, garantindo a ordem sob as técnicas persuasivas da Gloriosa. Ficou conhecido pela invasão da PUC-SP em setembro de 1977, ao reprimir um ato pela reorganização da União Nacional dos Estudantes. Assim como foi na morte do ditador chileno Augusto Pinochet, um amigo comentou que a “Justiça” finalmente havia chegado para Erasmo através do câncer que o consumiu. Discordo. O sujeito com 85 anos, morando confortavelmente, sem ter que responder pelo passado, passa dessa para a melhor e isso é “Justiça”?
Não só não tivemos a competência para abrir e limpar publicamente as feridas que ele causou, como a sociedade ainda o elegeu deputado federal, deputado estadual e vereador. Parece piada, mas não é.
Outra alma ceifada tempos atrás pela mesma “Justiça” foi a do Coronel Ubiratan, responsável pela execução de 111 presos na Casa de Detenção do Carandiru, em São Paulo. Não é que a sociedade não conseguiu condená-lo, ela não quis condená-lo. Ele fez o servicinho sujo que muitos paulistanos desejam em seus sonhos mais íntimos, de limpeza social. Da mesma forma que o massacre sob o comando de Almir Gabriel levou ao êxtase representantes da elite fundiária do Estado. Ubiratan morreu em 2006, segundo a polícia, pelo gatilho de sua própria namorada – que foi inocentada, posteriormente, em julgamento. Estava a caminho de ser facilmente reeleito como deputado estadual, ironizando o país ao candidatar-se com o número 14.111.
Só para lembrar: Luiz Antônio “Quem não reagiu está vivo” Fleury Filho, então governador de São Paulo durante o Massacre do Carandiru, segue muito bem, obrigado.
Almir, Erasmo, Ubiratan não são casos únicos. Não estou com uma sanha justiceira, de maneira alguma. Mas creio que todos os que lutam para que os direitos humanos não sejam um monte de palavras bonitas emolduradas em uma declaração sexagenária não se sentiram contemplados com passamentos sem julgamentos. Não quero uma saída “Nicolas Marshall”, de Justiça com as próprias mãos. Quero apenas que a Justiça funcione. Ou, no mínimo, que a sociedade consiga saldar as contas com seu passado, revelando-o, discutindo-o, entendendo-o. Para evitar que ele aconteça de novo.
Por Leonardo Sakamoto

Nenhum comentário:


Fornecido Por Cotação do Euro