domingo, 17 de fevereiro de 2013

Partido que não liga para ficha suja: Heloísa Helena é tratada como filiada a novo partido





Foto: Futura Press
Heloísa Helena ao lado da ex-senadora Marina da Silva no seminário pró-Rede
Heloísa Helena ao lado da ex-senadora Marina da Silva no seminário pró-Rede
A vereadora por Maceió, Heloísa Helena é um dos sete políticos que vão integrar o partido Rede, cujo seminário de criação ocorre neste sábado, em Brasília. Heloísa chegou ao local, acompanhada da principal estrela e possível pré-candidata a presidente da república pela nova legenda, a ex-senadora Marina da Silva.
O coordenador do partido Pedro Ivo confirmou que a ex-senadora alagoana deve fazer parte do Rede, embora Heloísa tenha negado a intenção em entrevista ao jornal Tribuna Independente ao dizer que preferia ficar no Psol para disputar o senado em 2014. Além da vereadora maceioense, confirmaram filiação os deputados federais Domingos Dutra (PT-MA), Walter Feldman (PSDB-SP), Alfredo Sirkis (PV-SP) e a deputada estadual Aspásia Camargo (PV-RJ).
Entre os vereadores estão Ricardo Young (SP), Jefferson Moreno (RJ). Estes parlamentares ainda não vão se desligar de seus respectivos partidos. Isto deve acontecer apenas após a criação oficial do partido Rede, que deve ocorrer provavelmente em setembro.
A ex-senadora e ex-ministra do Meio Ambiente Marina Silva afirmou que o movimento que encabeça para a criação de um partido, que se chamará Rede Sustentabilidade, nasce de uma insatisfação com o modelo político atual, no qual as legendas são pressionadas por sindicatos, ONGs, alianças com outros partidos e patrocinadores de campanha.
No entanto, ela não descartou apoiar ideias e projetos de partidos da base governista ou da oposição desde que eles tenham conceito semelhante aos defendidos pelo seu futuro partido. "Podemos fazer alianças pontuais", declarou. "Nem posição nem situação, nós precisamos de pessoas que tenham posição. Se Dilma fizer algo bom para o país, nossa posição será favorável. Se estiver contra o Código Florestal, nossa posição é contrária", disse.
"Parece ingênuo, mas não tem nada de ingenuidade." A ex-senadora destacou que as bases da nova legenda não surgiram "do nada", elas têm origem das forças descontentes dos movimentos sociais e das experiências exitosas de seus futuros membros oriundos de legendas como: PT, PSB, PPS e PSDB. O novo partido da Marina Silva tem o desafio de conseguir ultrapassar todos os passos burocráticos até setembro para estar apto a disputar as eleições de 2014.
Depois da coleta de 500 mil assinaturas, o pedido de registro da nova legenda ainda passará pela apreciação do TSE. "Vamos dedicar os próximos três meses para a coleta de assinaturas. Não será difícil", disse o deputado Walter Feldman (SP). A ex-senadora Marina Silva negou, no entanto, que a nova legenda tenha como prioridade a disputa das eleições de 2014. Marina é apontada como uma possível presidenciável pelo Rede. Segundo ela, a criação deste novo partido visa encobrir um vácuo ético, cultural, social e de valores.
"É um partido para questionar a si próprio. Não pode ser um partido para eleição. Estamos disputando uma nova visão de mundo”, afirmou no encontro. Dizendo que são "diferentes", Marina defendeu alianças partidárias. "Nós não seremos nem oposição nem situação à Dilma (Rousseff).
"Se a presidente estiver fazendo coisa boa para o Brasil, somos favoráveis. Se ela for contra o Código Florestal, o voto é contrário. Podemos fazer alianças pontuais. Não precisamos eliminar sonhos. Mas é preciso que fique claro que somos diferentes. Marina Silva criticou o que ela chamou de movimento em caráter mundial destituindo valores econômicos, sociais e políticos. Para ela, a humanidade vive “uma crise civilizatória que não é fácil de ser enfrentada”.
Nesta tarde, a assessoria da vereadora Heloísa Helena negou a intenção dela de se filiar ao novo partido e  reafirmou o interesse em  concorrer a única vaga de Alagoas no Senado no próximo ano, pelo PSOL.
1 / 1
Vereadora Heloísa Helena chega ao seminário, acompanhando Marina da Silva / Futura Press

Nenhum comentário:


Fornecido Por Cotação do Euro